Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Diagnóstico de Qualidade de Vida: conheç...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Diagnóstico de Qualidade de Vida: conheça e entenda os fatores analisados pela pesquisa

01/10/12 16:58

No Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho, pesquisa desenvolvida em toda a Primeira Região da Justiça Federal, um dos itens avaliados foram as “Condições de Trabalho”. Esse fator compreende condições físicas (local, espaço, iluminação e temperatura), materiais, instrumentais (equipamentos, mobiliário e posto de trabalho), além de suporte organizacional que compreende tecnologias, políticas de capacitação, benefícios e remuneração.

Nesse aspecto, a Primeira Região atingiu a média 6,95, nota que indica a predominância de bem-estar moderado, o que contribui para a promoção da saúde. O nível de iluminação dos ambientes de trabalho foi considerado suficiente, sendo apontado como o aspecto mais positivo. Já a falta de adequação de mobiliário apareceu como o aspecto mais crítico.

“Ter condições estruturais, físicas e de pessoal apropriadas, incluindo móveis, equipamentos e espaço físico, para desempenhar minhas atribuições”, esse foi um dos depoimentos colhidos durante a aplicação da pesquisa do diagnóstico, referente à pergunta sobre as condições do trabalho dos servidores, que ajudou na obtenção da média e na constatação da sensação de bem-estar no trabalho.

A pesquisa recomenda que cada colaborador reflita se contribui para a conservação de equipamentos e para a economia de materiais de expediente, bem como se as condições físicas da unidade facilitam a execução do trabalho.

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25