Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Analista de segurança apo...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Analista de segurança aponta riscos da internet e dá dicas de como se proteger de golpes e ataques

29/09/22 08:55

INSTITUCIONAL: Analista de segurança aponta riscos da internet e dá dicas de como se proteger de golpes e ataques

Em continuidade à programação da Semana da Segurança da Informação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nessa quarta-feira, dia 28 de setembro, ocorreu a segunda palestra do evento com o tema “Internet segura para todas as idades”, ministrada por Lucimara Desiderá, analista de segurança no Centro de Estudos, Resposta e Treinamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR(NIC.br).

Lucimara iniciou a palestra abordando os riscos presentes no mundo digital. Ela explicou que “grande parte dos sistemas estão conectados à internet e podem estar vulneráveis”, o que pode ocasionar invasão de contas, furto de dados, perda de privacidade, golpes e muitas outras consequências ocasionadas por falhas – como defeitos de software e principalmente uso inadequado por parte do usuário.

Diante desse cenário, surge a dúvida: como se proteger? A analista explica que é imprescindível adotar uma postura preventiva e cita dicas de como manter-se seguro na internet:

1.Proteja equipamentos: mantenha dispositivos sempre atualizados, especialmente os mecanismos de segurança como antivírus, antispam, antiransomware, firewall e outros. É importante também ser seletivo com relação à instalação de aplicativos;

2.Proteja contas de acesso: elabore senhas longas e com diferentes tipos de caracteres; utilize gerenciadores de senha; não informe dados por telefone ou e-mails;

3.Cuidado com links: evite abrir anexos e links desconhecidos, baixar aplicativos e acessar páginas de web duvidosas;

4.Preserve a privacidade em redes sociais: seja seletivo ao aceitar contatos; mantenha privados dados e perfil; tenha cautela ao dar acesso a aplicativos e pense bem antes de divulgar algo;

5.Atente-se a golpes: desconfie de mensagens contendo erros de português; oferecimento de quantias; solicitação de informações para atualização de dados etc. Criminosos digitais utilizam diversas artimanhas para obter dados. Cuidado!

Lucimara sugere que as empresas criem código e política de conduta, informando aos funcionários regras de acesso e comportamento esperado, referente à divulgação de informações profissionais ou emissão de opiniões que possam comprometer a organização. Além disso, ela recomenda investir em treinamentos e campanhas de conscientização.

Citando Vint Cerf, matemático e um dos fundadores da internet, a especialista ressaltou que a participação de todos os usuários para tornar a web um lugar mais seguro é essencial. “A internet é como um espelho da sociedade. Se você não gosta do que vê nele, quebrá-lo não é a solução”.

Semana da Segurança da Informação – Realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) e pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), o evento tem o intuito de explicar para o corpo funcional medidas que podem ser adotadas para evitar vazamento de informações e ataques, tanto no ambiente de trabalho, quanto no cotidiano. Os encontros foram programados para os dias 26, 28 e 29 de setembro, na modalidade on-line, via plataforma Teams, no período das 15h às 16h (horário de Brasília).

A última palestra acontece nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, pelo Teams, com o especialista em Cibersegurança na Cisco e instrutor da CompTIA, Flávio Costa, que abordará o tema “Cibersegurança e o framework do MITRE ATT&CK”. Para participar, inscreva-se pelo link: https://bit.ly/3DITI2e.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25