Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Cibersegurança e ataques ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Cibersegurança e ataques cibernéticos são assuntos da última palestra da Semana da Segurança da Informação

30/09/22 09:00

INSTITUCIONAL: Cibersegurança e ataques cibernéticos são assuntos da última palestra da Semana da Segurança da Informação

“Cibersegurança e o framework do MITRE ATT&CK” foi o tema da última palestra da Semana da Segurança da Informação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O evento aconteceu nessa quinta-feira, dia 29 de setembro, pelo Teams, e foi conduzido pelo especialista em Cibersegurança da Cisco – empresa de soluções de rede – e instrutor da Computing Technology Industry Association (CompTIA), Flávio Costa.

A cibersegurança nada mais é do que adotar ações e técnicas para proteger sistemas, programas e redes. A partir da preocupação com o assunto, surgiu o projeto Adversarial Tactics Techniques & Common Knowledge (ATT&CK), criado em 2013 pela empresa MITRE, com o objetivo de ampliar a discussão sobre como evitar invasores e aplicar medidas de segurança. Trata-se de uma base de dados que analisa comportamentos e estratégias que hackers usam contra organizações.

A ATT&CK utiliza uma tabela que exibe, de forma organizada, táticas e técnicas – as táticas mostram o porquê de o invasor estar executando uma ação, já as técnicas são o modo como ele executa a ação. Essa ferramenta apresenta informações como: contexto, permissões, plataforma utilizada, processos de execução e outros.

Iniciando a palestra, Flávio explicou que a tarefa de proteger a rede não é tão fácil, já que, a todo o momento, os usuários estão expostos a ameaças e agentes maliciosos. Para o especialista, “a cibersegurança é uma responsabilidade compartilhada, já que todos estão conectados”.

Ele alerta que cenários de risco estão cada vez mais comuns na rede: aproximadamente 92% dos malwares (softwares maliciosos) são distribuídos por e-mail. Com isso, os usuários devem atentar-se ao que acessam e não confiarem apenas no antivírus, já que ele tem apenas 30% de eficiência e não protege boa parte dos ataques.

O expert em cibersegurança ressalta que há como reduzir as ameaças, mas não eliminá-las. Por isso, o processo de gestão de risco é imprescindível. Diante desse cenário, ele aconselha que todos os usuários sejam críticos e desconfiem sempre.

10 dicas práticas de cibersegurança

1.Cuidado onde clica. Se não tiver certeza, digite o site manualmente;

2.Use senhas fortes. Caso seja possível, opte por biometria;

3.Evite compartilhamento excessivo de informações pessoais em mídias sociais;

4.Mantenha softwares sempre atualizados;

5.Não use Wi-Fi público aberto e sem senha;

6.Oculte do celular aplicativos de banco e financeiros;

7.Evite carregar seu celular em locais públicos (caso seja necessário, use um bloqueador de dados USB);

8.Prefira cartões virtuais para transações on-line e defina um limite de crédito baixo para eles;

9.Não salve suas informações em formulários de sites e navegadores;

10.Instale um adblocker (bloqueador de anúncios) para evitar propagandas indesejadas e potencialmente maliciosas.

Segurança da Informação – Realizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) e pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), a Semana da Segurança da Informação teve por intuito explicar para o corpo funcional medidas que podem ser adotadas para evitar vazamento de informações e ataques, tanto no ambiente de trabalho quanto no cotidiano. Os encontros aconteceram nos dias 26, 28 e 29 de setembro, na modalidade on-line, via plataforma Teams.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25