Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Inaugurada sede 100% sust...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Inaugurada sede 100% sustentável em Patos de Minas/MG

29/11/21 10:20

Crédito: Via MultimídiaINSTITUCIONAL: Inaugurada sede 100% sustentável em Patos de Minas/MG

No dia 24 de novembro foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede da Subseção Judiciária de Patos de Minas/MG, que passou a se chamar Fórum Ministro Adhemar Ferreira Maciel. A construção da nova sede foi concluída em 2020, mas a inauguração foi adiada em razão das restrições sanitárias decorrentes da pandemia. A equipe de magistrados e servidores fez a mudança para o prédio, em dezembro de 2020.

Construída para ser um modelo de sustentabilidade, a edificação conta em sua estrutura com a geração de energia fotovoltaica, com o aproveitamento de água da chuva, iluminação em LED e climatização pelo sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável).

A construção dispõe também de um sistema avançado de segurança composto por alarmes, câmeras, acesso exclusivo aos magistrados e servidores, porta giratória com detector de metais e fechaduras eletrônicas. Tudo isso foi pensado com o objetivo de assegurar o patrimônio e, principalmente, de zelar pelas pessoas que circulam na Subseção.

A nova sede consolida a presença da Justiça Federal em Patos de Minas/MG, que, há 16 anos, atende aos jurisdicionados de 19 municípios da região.

A solenidade – O evento foi presidido pelo Vice-Presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, desembargador federal Francisco de Assis Betti, que representou a presidência da Corte na ocasião.

Além do vice-presidente do TRF-1, compuseram o dispositivo de honra a diretora do foro da Justiça Federal de Minas Gerais (JFMG), juíza federal Vânila Cardoso André de Moraes; o diretor da Subseção Judiciária de Patos de Minas, juiz federal Flávio Bittencourt de Souza; o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e o juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Patos de Minas, Wagmar Roberto Silva.

Em seu pronunciamento, o diretor da Subseção de Patos de Minas, juiz federal Flávio Bittencourt, fez um agradecimento a todos que concorreram para tornar possível a construção do prédio que abriga a Subseção Judiciária. “Não é o prédio em si o motivo da nossa comemoração. Estamos aqui, em verdade, celebrando as pessoas que estão à frente da ideia que concebeu esse projeto”.

O magistrado fez um especial agradecimento à presidência do TRF1; à diretora do foro da JFMG, juíza federal Vânila Moraes; ao juiz federal Wagmar Roberto Silva, a quem coube a gestão local do projeto, e ao Senhor Almir Geraldo Vieira, parceiro da Justiça Federal nesse empreendimento.

Em relação à atribuição do nome do ministro Adhemar Ferreira Maciel à sede da Subseção Judiciária, o juiz Flávio Bittencourt aplaudiu a iniciativa. Segundo o magistrado, o ministro Adhemar Maciel “fez toda a sua carreira, desde as bases da Justiça Federal aos seus mais elevados postos, contribuindo enormemente para a consolidação dessa instituição e da prestação jurisdicional, razão pela qual se tornou um farol para a sua geração e para as gerações seguintes”.

A diretora do foro da JFMG, Vânila Moraes, falou sobre os desafios impostos pela pandemia para a execução do projeto da nova sede. “Foi aí que eu entendi a força dos mineiros. O desejo de todos para que ela pudesse ser erguida. E, aqui, quero fazer uma menção especial à dedicação do colega Wagmar”.

Ela lembrou que, ao lado da conquista material, “estamos tendo a oportunidade de homenagear um filho desta terra, que honrou a Justiça Federal, que fez uma grande história na Justiça brasileira”.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, em breves palavras, louvou a conquista da nova sede da Justiça Federal para o município e destacou o fato de que a cidade, nesse dia, zerou o número de pacientes com Covid-19 internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva.

O vice-presidente do TRF-1, desembargador Francisco Betti, citou o Padre Antônio Vieira ao fazer uma reflexão sobre a inauguração da nova sede: “Cada um é o que faz e não outra coisa. As ações de cada um são a sua essência. Ao nos definirmos pelo que fazemos, declaramos quem realmente somos. Nessa perspectiva a Seção Judiciária de Minas Gerais define-se como semeadora no exercício de seu mister de colocar, em bom solo, a semente da prestação jurisdicional na inauguração dessa nova casa”.

Paulo Neuenschwander Maciel, filho do Ministro Adhemar Ferreira Maciel, ao narrar a trajetória profissional do pai, falou sobre a sua dedicação à carreira. “Meu pai fez da magistratura um verdadeiro sacerdócio, vivendo e vivenciando intensamente as alegrias e dificuldades da profissão, em que pode galgar todos os degraus”.

Sobre a escolha do nome do ministro do STJ para a sede da Subseção Judiciária, Paulo disse “receber uma homenagem da Justiça Federal em Patos de Minas é certamente a maior honraria que o meu querido pai poderia receber”.

A solenidade contou, ainda, com as presenças de Flávio Marcos Neuenschwander Maciel, filho do homenageado, além de outros familiares; do juiz federal, em auxílio à Vice-Presidência do TRF1ª Região, Márcio Sá Araújo; do juiz federal da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberlândia, José Alexandre Essado; do Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Ezequiel Macedo Galvão; do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Patos de Minas, Itamar José Fernandes; do assessor da Vice-Presidência, Márcio Pereira da Silva; da diretora da Coordenadoria Administrativa da Vice-Presidência do TRF-1ª Região, Michelle Diniz, do senhor Almir Geraldo Vieira, de servidores da Subseção Judiciária, além de outras autoridades locais.

Ascom TRF1, com informações Secos/SJMG.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25