Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Projeto “Paternidade Resp...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Projeto “Paternidade Responsável” terá novas turmas nos meses de outubro e novembro

27/09/22 07:40

INSTITUCIONAL: Projeto “Paternidade Responsável” terá novas turmas nos meses de outubro e novembro

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid/Disao/Secbe), realiza nos meses de outubro e novembro deste ano (2022) novas formações com duas turmas para participar do curso “Paternidade Responsável”, que será oferecido na modalidade virtual e autoinstrucional na Página de Educação a Distância do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de servidores da 1ª Região (Cedap) – Plataforma Moodle. A ação visa oportunizar ao público-alvo a possibilidade de cumprir com os critérios requeridos para a prorrogação de 15 dias da licença-paternidade no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região (JF1).

Em outubro, a Turma 1 terá formação no período de 3 a 14 do mês. Já a Turma 2 poderá realizar o curso nos dias 7 a 18 de novembro. Ao final do treinamento autoinstrucional “Quando nasce um pai: orientações básicas sobre a paternidade responsável”, a ideia é que os servidores sejam capazes de:

  • Reconhecer a importância da atuação do homem no planejamento familiar, no pré-natal e no parto.
  • Explicar os conceitos de paternidade na sociedade moderna, assim como os benefícios da paternidade responsável.
  • Refletir sobre a influência da atuação paterna na família e na sociedade;
  • Reconhecer a preocupação crescente das entidades públicas com o assunto e a evolução da elaboração de bases jurídicas que corroboram com a preocupação de fornecer aos pais a possibilidade de exercer a paternidade.
  • Apoiar o aleitamento materno ao compreender sua importância.
  • Sugerir a introdução de alimentos conforme a faixa etária da criança.
  • Participar do desenvolvimento psicomotor de seu filho no primeiro ano de vida.
  • Preparar-se para exercer a paternidade responsável.

Para participar da Turma 1, o interessado deverá enviar e-mail para sevid@trf1.jus.br, informando nome, matrícula, CPF e órgão de origem até o dia 3 de outubro.

Projeto Paternidade Responsável – O Projeto Paternidade Responsável é uma iniciativa do TRF1 que, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social-Secbe/Disao, visa atender ao contido na Resolução PRESI 59/2021, ofertando programa de orientação sobre paternidade responsável, requisito para a concessão da prorrogação da licença paternidade.

A norma é aplicável a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do quadro efetivo da Justiça Federal da 1ª Região — Tribunal, seções e subseções —, a ocupantes de cargo ou empregos públicos cedidos e a servidores e servidoras em exercício provisório no âmbito da Justiça Federal 1ª Região, bem como a ocupantes de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a Administração Pública.

AL

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25