Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Justiça Federal do DF entrega baixas de ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Justiça Federal do DF entrega baixas de hipoteca a mutuários durante a Semana Nacional da Conciliação

10/12/07 18:21

 

A Seção Judiciária do Distrito Federal realizou, no dia 7, solenidade de entrega de baixas de hipoteca, celebrando a Semana Nacional da Conciliação, que terminou no sábado, 8 de dezembro. Todo o Judiciário brasileiro participou desta iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), geradora de um grande movimento em busca da sedimentação de uma nova cultura, voltada à resolução dos processos judiciais por meio da conciliação. A Desembargadora Federal do TRF da 1ª Região Selene Maria de Almeida representou a Presidência da Corte, compondo a mesa de honra da cerimônia.

Também compuseram a mesa principal a Diretora do Foro da SJDF, Juíza Federal Solange Salgado; o Coordenador Regional do Projeto de Conciliação e Juiz Federal em auxílio à Presidência do TRF, Reynaldo Soares da Fonseca; o Juiz Federal Marcos Augusto de Sousa; o Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), em substituição, Antônio Luiz Bronzeado; o Gerente Nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Tarcísio Luiz Dalvi; e o Gerente Jurídico Regional da CEF em Brasília, Alberto Cavalcante Braga.

Na ocasião, a Desembargadora Selene Almeida divulgou balanço, realizado até aquele momento, das conciliações efetivadas na Justiça Federal da 1ª Região. Segundo ela, desde segunda-feira, 3 de dezembro, dia da abertura da Semana Nacional da Conciliação, foram realizadas 2.408 audiências e celebrados 1.206 acordos. "Acreditamos que vamos atingir a meta de realizar 2.867 audiências até o encerramento da Semana Nacional da Conciliação, neste sábado", disse a Desembargadora. Ela acrescentou, ainda, que a conciliação é vantajosa para o Estado porque reduz custos com a tramitação processual.

O Coordenador Reynaldo Soares da Fonseca frisou que está acontecendo, efetivamente, uma mudança cultural. "Mudar do litígio para a conciliação. Essa é a cultura que precisávamos, mesmo, encontrar. A cultura da conciliação já é uma realidade", enfatizou o magistrado. Ao final da solenidade, foram entregues as baixas de hipotecas aos seguintes mutuários: José Medeiros de Oliveira, Joussier de Góis Gonçalves e Paulo Sérgio Siebra Beraldo.

 

Tatiana Montezuma

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da Primeira Região

 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25