Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Ministro Felix Fischer coordena primeira...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Ministro Felix Fischer coordena primeira sessão como presidente do CJF

25/09/12 17:29

O ministro Felix Fischer presidiu nesta segunda-feira, 24, sua primeira sessão como presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF). Na oportunidade, o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, em nome dos demais conselheiros, deu as boas-vindas ao novo presidente do Conselho.

“As expectativas dessa gestão são as melhores possíveis. Tenho certeza de que a experiência de vossa Excelência será muito benéfica para a condução da Justiça Federal”, disse o corregedor ao destacar ver “como positiva” a iniciativa do ministro Felix Fischer de “modernizar o processo judicial eletrônico”.

Durante a sessão, foram apreciados processos importantes, entre os quais a proposta de resolução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal para o biênio 2012-2014, aprovada, por unanimidade.

O CJF também aprovou na sessão desta segunda-feira créditos adicionais às unidades da Justiça Federal para setembro deste ano, bem como autorizou o início das obras de construção da Seção Judiciária de Rondônia, com base em emenda parlamentar aprovada para este fim. A autorização foi solicitada pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região.

PJE – Outro processo relevante debatido pelos conselheiros do CJF foi a implantação do processo judicial eletrônico (PJE) no âmbito da Justiça Federal. O relator, ministro João Otávio de Noronha, apresentou parecer favorável à homologação em resposta à consulta formulada pelos presidentes dos cinco tribunais regionais federais. “Tenho certeza de que o PJE vai solucionar o problema de informatização da Justiça Federal”, afirmou o corregedor-geral da Justiça Federal ao ressaltar que o PJE só não será implantado na 5.ª Região, tendo em vista que por lá já há um sistema informatizado em pleno funcionamento.

Servidores – O TRF da 1.ª Região consultou o CJF sobre a incidência de imposto de renda no auxílio pré-escolar. Em resposta, o Conselho decidiu pela não incidência de IR sobre o referido auxílio, tendo em vista tratar-se de verba indenizatória. Segundo o relator, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, a própria Receita Federal reconhece tratar-se de parcela indenizatória e não incidir sobre ela imposto de renda.

A próxima sessão do Conselho da Justiça Federal ocorrerá no dia 22 de outubro, a partir das 14 horas, na sede da entidade, em Brasília.
 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25