Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Presidente Assusete Magalhães participa ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Presidente Assusete Magalhães participa da abertura da Semana Nacional da Conciliação em Minas Gerais

04/12/07 16:53

 

Teve início, na manhã do dia 3, em Belo Horizonte, a Semana Nacional da Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que irá envolver, até o dia 8 de dezembro, todo o Judiciário brasileiro num grande movimento em favor da conciliação. A solenidade de abertura aconteceu na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e foi presidida pela Ministra Ellen Gracie, Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. O evento reuniu autoridades de todas as esferas do Poder, nacional, estadual e municipal, entre as quais o Vice-Presidente da República, José Alencar, a Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargadora Federal Assusete Magalhães, o Presidente do TJMG, Desembargador Orlando Adão Carvalho, o Coordenador dos Juizados da Primeira Região, Desembargador Federal Cândido Ribeiro, o Diretor do Foro da Seccional mineira, José Eduardo Corrêa, e o Coordenador do Projeto de Conciliação do TRF da 1ª Região, Juiz Federal em auxílio à Presidência, Reynaldo Soares da Fonseca.

Na ocasião, a Ministra falou do esforço concentrado de todo o Judiciário do país em realizar mais de 220 mil audiências de conciliação em uma semana. Um desafio que envolve mudança de parâmetros em torno dessa nova forma de se fazer justiça. "Desejamos com esse movimento não apenas desobstruir as vias da Justiça, mas, principalmente, proporcionar às partes a construção conjunta de superação dos conflitos que surgiram entre elas".

Para Ellen Gracie, qualquer iniciativa recebe apoio e críticas. e todo processo que se inicia não nasce completo, necessitando de aperfeiçoamento ao longo do caminho. "Eu vejo como uma mudança de mentalidade muito importante essa da adoção da justiça que é construída pelas próprias partes e que não é imposta pelo Estado", afirmou.

As autoridades seguiram para a solenidade de abertura no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, onde foi dado seguimento à programação de abertura da Semana Nacional da Conciliação.

Ivani Morais

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25