Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Presidente Jirair Aram Meguerian lança T...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Presidente Jirair Aram Meguerian lança TRF Socioambiental e assina Termo de Adesão à Agenda Ambiental com a presença do ministro Carlos Minc

23/09/08 19:08

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargador federal, Jirair Aram Meguerian, dá um passo decisivo, nesta quarta-feira (dia 24), em prol da defesa do meio ambiente. Presidindo um tribunal que exerce jurisdição sobre todos os Estados da Amazônia Legal, o presidente lança, amanhã, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o TRF Socioambiental e assina, , termo de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A solenidade será às 17 horas, no salão nobre do TRF, situado na Praça dos Tribunais Superiores, no Setor de Autarquias Sul (SAS), Qd. 2, Bl. A, Edifício-Sede I. O chefe de gabinete da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Aldenir Paraguassú, também participará da cerimônia de assinatura de adesão à A3P.

O TRF da 1ª Região exerce jurisdição sobre o Distrito Federal e 13 Estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, e Piauí. Juntos, esses entes federados representam cerca de 80 por cento do território nacional (www.trf1.gov.br). Os recursos, interpostos contra as sentenças de 1º Grau, proferidas por 322 juízes federais, titulares e substitutos, são julgados por  27 desembargadores federais, em Brasília.

A Amazônia, motivo de grandes esperanças e preocupações mundiais, acha-se inteiramente abrangida na área de competência da Primeira Região. Assim, juristas brasileiros, especialistas em Direito Ambiental, afirmam que decisões aqui proferidas podem influenciar até mesmo o equilíbrio global.

Projeto TRF Socioambiental

O Projeto TRF Socioambiental consiste na implementação de técnicas administrativas que promovam o uso racional dos recursos materiais e tecnológicos, o manejo adequado dos resíduos produzidos e a incorporação do "princípio dos 3 Rs" - reduzir o consumo, reutilizar os materiais e reciclar os resíduos. Tais medidas coadunam-se com as recentes políticas de incentivo à adoção dos princípios do desenvolvimento sustentável no âmbito dos órgãos e entidades federais.

A3P 

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) trata da inserção de variável ambiental no dia a dia das instituições, além da troca de informações e conhecimentos entre os órgãos da Administração Pública. Dessa forma, torna mais inteligíveis os conceitos e, eficientes, as atitudes vinculadas à gestão ecologicamente responsável.

Embasado em determinações da Carta Magna, legislações complementares, decretos e normas internas, o TRF, a partir de agora, integra o rol das instituições comprometidas com a preservação do meio ambiente.

Coleta Seletiva Solidária

No TRF está em fase de implementação a separação dos resíduos recicláveis descartados, sob a coordenação da Comissão de Coleta Seletiva Solidária. Os resíduos são destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Esse trabalho em defesa do meio ambiente, busca, também, a conscientização do público interno para a formação de atitudes socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

A meta da direção da Corte é disseminar práticas pedagógicas de natureza sustentável, objetivando a redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades judiciárias, maneira de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.

    Tatiana Montezuma

    Assessoria de Comunicação Social

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

 

 

 

 

 

 

 

 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25