Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Termina nesta semana prazo de inscrições...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

Termina nesta semana prazo de inscrições de trabalhos científicos sobre o Judiciário

02/10/12 17:29

Na próxima sexta-feira, dia 5, terminará o prazo para que pesquisadores, professores, estudantes e pessoas que tenham produções científicas sobre o Poder Judiciário possam inscrever seus trabalhos para o Seminário Justiça em Números, que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília. Os trabalhos devem estar vinculados a centros, grupos de pesquisa ou a programas de graduação e pós-graduação e podem estar finalizados ou em desenvolvimento.

As produções selecionadas serão expostas, em pôsteres, ao público presente ao seminário. A presença dos autores é facultativa.

As pesquisas devem ser submetidas na forma de resumo e pôster e serão avaliadas pela equipe de pesquisadores do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O principal critério para seleção das pesquisas é a correlação dos temas com os desafios e as questões enfrentadas pelo Poder Judiciário, ficando a ênfase com os estudos que utilizem dados empíricos. As inscrições podem ser feitas pelo sítio do CNJ, e, ao realizar a inscrição, os pesquisadores devem informar a qual tema os trabalhos estão relacionados, entre as seguintes linhas temáticas predefinidas: i) Gestão Judiciária, Administração Pública e Poder Judiciário; ii) Direito, Desenvolvimento, Economia e Direito; iii) Acesso à Justiça, formas alternativas de resolução de conflitos, iv) Políticas públicas e Poder Judiciário; e v) Métodos e técnicas de pesquisa no Direito.

De acordo com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Penalva, é a primeira vez que o Seminário Justiça em Números prevê a apresentação de trabalhos acadêmicos durante o evento. “A ideia é criar interlocução com a Academia, para descobrir novas ideias e gerar conhecimento”, afirmou.

A relação dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 15 de outubro, no Portal do CNJ.

Fonte: Agência CNJ de Notícias
 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25