Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

TRF descarta aplicar princípio da insign...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

TRF descarta aplicar princípio da insignificância a fraude contra seguro-desemprego

17/01/13 13:15

TRF descarta aplicar princípio da insignificância a fraude contra seguro-desemprego

A 4.ª Turma do TRF da 1.ª Região decidiu dar provimento a recurso interposto pelo Ministério Público Federal contra decisão da Vara Federal de Uruaçu (GO), que rejeitou denúncia por prática de estelionato, aplicando o “princípio da insignificância”. Com a decisão do TRF, o processo retornará à Vara de origem para regular tramitação.


Segundo a denúncia, o estelionato teria sido praticado na obtenção de quatro parcelas de seguro-desemprego, o que fica abaixo de R$ 10 mil, definido pela Lei 10.552/2002 como insuficiente para a execução tributária. “Por essa ótica quantitativa, qualquer lesão ao patrimônio do seguro-desemprego estaria amparada pelo princípio da insignificância (...)”, explicou o relator, desembargador Olindo Menezes.


Mas, segundo ele, a aplicação do princípio da insignificância não está atrelada somente à quantia ilicitamente obtida. “Embora ínfimo o valor possivelmente fraudado, a ação do acusado está revestida de periculosidade social, de servir de motivação para outros desempregados, pois o bem jurídico tutelado é a credibilidade do programa do seguro-desemprego”, disse o relator.


Ele ainda citou jurisprudência da própria 4.ª Turma e do STJ pela inaplicabilidade do princípio da insignificância ao crime de estelionato cometido em detrimento do seguro-desemprego.


A decisão da 4.ª Turma foi unânime.

CB/MH
Processo n.º 00041408720114013505/GO
Assessoria de Comunicação Social – TRF da 1.ª Região
 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25