SEÇÃO JUDICIÁRIA DO AMAZONAS
Apresentam-se as Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis referente ao exercício encerrado em 31/12/2021, ratificando os termos da Declaração do Contador 14878332, ao qual refletem adequada e integralmente a situação orçamentária, financeira e patrimonial da entidade.
As demonstrações contábeis da Justiça Federal da 1ª Região - Seção Judiciária do Amazonas são elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e determinadas em nossa legislação, em observância a Lei 4.320/64, a Lei Complementar 101/2000 – LRF, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público – NBC TSP, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 8.ª edição – MCASP e o Manual Siafi.
O principal objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a gestão do patrimônio e contribuir na prestação de contas da gestão orçamentária e financeira realizada no exercício. Os usuários podem encontrar informações sobre a situação patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro da entidade, bem como o resultado do gerenciamento dos recursos orçamentários e financeiros descentralizados no período.
Foram elaboradas com base nas informações das contas contábeis do órgão 12000 – Justiça Federal, representativa do TRF 1ª Região e da Seção Judiciária do Amazonas, da administração direta, integrantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS), constantes no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
As estruturas e a composição das Demonstrações Contábeis estão de acordo com o padrão da contabilidade aplicada ao setor público brasileiro e são compostas por:
Balanço Patrimonial (BP);
Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP);
Balanço Orçamentário (BO);
Balanço Financeiro (BF);
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); e
Notas Explicativas.
As Demonstrações Contábeis da Justiça Federal da 1ª Região – Seção Judiciária do Amazonas apresentam as seguintes características:
No Balanço Patrimonial a demonstração contábil evidencia qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade por meio de contas representativas do patrimônio público por ela gerido, bem como os atos potenciais.
Na Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia-se as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indica o resultado patrimonial do exercício.
No Balanço Orçamentário demonstra-se a execução orçamentária de receitas e de despesas no decorrer do exercício, confrontando as receitas e as despesas previstas na Lei Orçamentária Anual com aquelas efetivamente realizadas. Apresenta apenas informação do orçamento aprovado e sua execução.
No Balanço Financeiro demonstram-se as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extra orçamentários, em conjunto com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. Observa-se o princípio de unidade de caixa ou de tesouraria previsto nos arts. 1º e 2º do Decreto 93.872/86 e art. 56 da Lei 4.320/1964, que consiste no recolhimento de todas as receitas públicas arrecadadas para a conta única da União. Sendo assim, as receitas passíveis de arrecadação no âmbito das unidades da JF da 1ª Região são recolhidas em favor do Tesouro Nacional, recebendo a contrapartida de financeiro na forma de limite de saque na conta única. Assim, os saldos financeiros oriundos do exercício anterior e os destinados ao exercício seguinte estão concentrados no grupo “Caixa e Equivalentes de Caixa”.
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa evidencia-se as origens e as aplicações das disponibilidades financeiras obtidas pela entidade, ou seja, as entradas e as saídas de recursos durante o período e o resultado desse fluxo. São classificadas em três grupos
de atividades: operacionais, de investimento e de financiamento, sendo que este último grupo não se aplica à Justiça Federal da 1ª Região. Esta demonstração também evidencia o fluxo líquido de caixa de cada atividade.
Na Demonstração do Patrimônio Líquido evidencia-se as operações que alteraram a composição o Patrimônio Líquido no exercício. A consolidação no Siafi ocorre somente no nível de órgão, no caso da Justiça Federal, no órgão 12000 – Justiça Federal. Essa demonstração é obrigatória para as empresas estatais dependentes sob a forma de sociedades anônimas e facultativa para os demais órgãos e entidades dos entes da federação.
As demonstrações contábeis da Seção Judiciária do Amazonas, tendo como base a execução realizada na Secretaria Administrativa da Seccional.
Unidade Gestora | 090002 – Justiça Federal de Primeiro Grau – AM |
Natureza jurídica da entidade | Órgão Público do Poder Judiciário Federal |
Domicílio da entidade | Avenida André Araújo, nº 25. Aleixo, CEP: 69.060-000. Manaus-AM |
Natureza das operações e principais atividades da entidade | Administração Pública em Geral. |
Registre-se que, no decorrer do exercício de 2021, não houve alterações nas políticas ou métodos contábeis por determinação do Conselho Federal de Contabilidade ou de quaisquer outros órgãos normatizadores que pudessem alterar os critérios e métodos de escrituração dos atos e fatos da execução orçamentária, financeira e patrimonial da unidade prestadora de contas.
As Notas Explicativas estão dispostas a seguir:
Balanço Patrimonial
O item “Caixa e Equivalentes de Caixa” compreende o somatório dos valores disponíveis a título de limite de saque da conta única, bem como em bancos, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato.
As disponibilidades apresentadas em 31/12/2021, pelo montante de R$1.528.253,75 no Balanço Patrimonial foram mensuradas pelo valor original, conforme o critério constante na Resolução do CFC Nº1.137/08 NBC 16.10.
Neste grupo, a conta 1.1.1.1.1.19.03 - Demais Contas - Caixa Econômica Federal demonstra valores referentes aos registros de cauções em dinheiro dos seguintes contratos:
Contrato 28/2018 - firmado com a empresa Rosano Tecnology Ind Com e Serv Eirel, referente a aquisição de impressoras PVC, contemplando serviços de assistência e garantia estendida até 3 meses após a vigência de 23/05/2022, cujo depósito foi realizado no município de Canoas-RS, CEF, Ag. 0463, operação 10, conta 87-1- PA SEI 0001965-68.2018.4.01.8002;
Contrato 14/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda – reforma, recuperação e adequação do prédio remanescente da demolição da antiga creche no imóvel Tocaia para ser utilizado como depósito e arquivamento judicial, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 73-0, vigência 31/10/2019 a 29/12/2019. No PA SEI 0002082-25.2019.4.01.8002 consta ofício da empresa solicitando a devolução, com último andamento do Núcleo de Administração solicitando informações do executor.
Contrato 16/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda, vigência 25/11/2019 a 23/01/2020, referente a elaboração do projeto executivo de revitalização/construção de acesso único de entrada da Justiça Federal, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 75-7, PA SEI 0003475-82.2019.4.01.8002. O valor da caução desse contrato já deveria ter sido devolvido, porém como há pendência de aprovação do projeto na Prefeitura, conforme informado no PA SEI 0000061-14.2021.4.01.8000, não houve a devolução.
O subgrupo " 1.1.1.1.2.20.01 - Limite de saque com vinculação de pgto - OFSS representa 71,80% do total do Ativo Circulante, em virtude da liberação de recurso financeiro para pagamento de pessoal e custeio/investimento, perfazendo um montante de R$ 1.526.480,45.
Em 31/12/2021 a conta limite de saque possuía um montante de R$ 1.526.480,45, porém, os passivos inscritos em restos a pagar foram no montante de R$ 2.064.516,14, perfazendo uma diferença de R$ 538.035,69.
Conforme evidenciado na tabela a seguir, as disponibilidades tiveram aumento de 57,08% em razão de transferências financeiras recebidas no exercício.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Limite de saque com vinculação de pagamento - OFSS | 1.526.480,45 | 593.772,11 | 157,08 | 99,88 |
Limite de saque com vinculação de pagamento – ordem de pagamento – OFS | 0,00 | 42.456,35 | -100,00 | 0,00 |
Demais contas - Caixa Econômica Federal | 1.773,30 | 1.773,30 | 0,00 | 0,12 |
Total | 1.528.253,75 | 638.001,76 | 57,08 | 100,00 |
Os demais créditos e valores representam os adiantamentos de despesa de pessoal (13º salário e férias do exercício seguinte), e os créditos a receber de acerto financeiro com servidores e ex-servidores.
A variação de 9,70% no subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo" em relação ao Ativo Circulante ocorreu em virtude de registro nas contas: 1.1.3.1.1.01.01 - 13 Salário – adiantamento, 1.1.3.1.1.01.05-Salários e Ordenados- Pagamento Antecipado e 1.1.3.8.1.16.00 - Cred a rec de acerto finan c/servidor/ex serv.
A conta 1.1.3.1.1.01.01 – 13º Salário – adiantamento, mensurada pelo valor de R$ 120.349,72 representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro/2021 - adiantamento de gratificação natalina - ativos, dos servidores que marcaram férias para o primeiro período do exercício seguinte, ao qual terão suas compensações efetuadas no exercício de 2022. Representa 58,27% do total desse subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo".
A conta 1.1.3.1.1.01.05 - Salários e Ordenados - Pagamento Antecipado, mensurada pelo valor de R$ 56.456,64 representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro/2021 - adiantamento de gratificação natalina – ativos – férias – pagamento antecipado, dos servidores que marcaram férias para o primeiro período do exercício seguinte, ao qual terão suas compensações efetuadas no exercício de 2022. Representa 27,33% do total desse subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo".
A conta 1.1.3.8.1.16.00 - Cred a rec de acerto finan c/servidor/ex serv., mensurada pelo valor de R$ 31.362,33 representa o registro de diferenças de ex-servidor e ex-servidor e ex-servidor e servidores falecidos que terão os ajustes efetuados no exercício de 2022. . Representa 14,40% do total desse subgrupo "Demais crsisteméditos e valores a curto prazo".
Como não houve registro contábil nas contas 11381.07.00 / 12121.98.21 - Créditos a receber decorrentes de infrações, 12121.98.06 -Créditos a receber de acerto financeiro com servidor/ex-servidor e contas dos grupos 83100.00.00 - Execução encaminhamento créditos dívida ativa e 89991.49.00 - Controle de ativos contingentes), certifico a regularidade destas contas.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Adiantamentos de curto prazo | 176.806,36 | 14.508,05 | 1.118,68 | 100,00 |
Adiantamentos a pessoal | 176.806,36 | 14.508,05 | 1.118,68 | 100,00 |
Total | 176.806,36 | 14.508,05 | 1.118,68 | 100,00 |
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Créditos a receber de curto prazo | 31.362,33 | 56.819,52 | -44,80 | 100,00 |
Créditos de pessoal | 31.362,33 | 56.819,52 | -44,80 | 100,00 |
Créditos de multas administrativas | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Demais créditos | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 31.362,33 | 56.819,52 | -44,80 | 100,00 |
Os estoques são mensurados pelo valor de custo, que compreende o preço de compra e demais gastos de aquisição ou, ainda, pelo valor apurado na produção, nos termos da Macrofunção 02.03.48. Na saída do estoque, os valores são baixados calculando-se a média ponderada dos preços de aquisição. Os bens de consumo adquiridos ou produzidos destinam-se ao consumo e manutenção das atividades das unidades administrativas.
A conta 1.1.5.6.1.01.00 - materiais de consumo apresentou em 31/12/2021 o valor de R$ 374.533,34. Esse subgrupo "Estoques" representa 17,60% do total do Ativo, sendo que as situações mais relevantes referem-se as contas correntes P 17- Material de TIC -material de consumo representando um percentual de 39,41% e P 16 Material de Expediente, representando um percentual de 30,53%.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Material de expediente | 114.335,33 | 131.490,94 | -13,05 | 30,53 |
Material de tecnologia da informação – tic | 147.596,56 | 129.272,63 | 14,17 | 39,41 |
Material de limpeza e prod. de higienização | 15.160,37 | 17.332,63 | -12,53 | 4,05 |
Material para manutenção de bens imóveis | 16.563,01 | 5.033,92 | 229,03 | 4,42 |
Material elétrico e eletrônico | 26.778,59 | 32.416,24 | -17,39 | 7,15 |
Material de proteção e segurança | 14.382,58 | 15.850,74 | -9,26 | 3,84 |
Diversos | 39.716,90 | 55.643,41 | -28,62 | 10,60 |
Total | 374.533,34 | 387.040,51 | 162,35 | 100,00 |
Referem-se às despesas antecipadas pagas a título de prêmios de seguros e assinatura e anuidades. Este subgrupo representa 0,90% do total do Ativo Circulante, sendo registrados os valores que representam os contratos de seguros e assinaturas de periódicos em vigor, cuja despesa é apropriada mensalmente, de acordo com o cronograma incluído nos documentos do Siafiweb.
Os Bens Móveis representados na conta 1.2.3.1.0.00.00 – Bens Móveis são mensurados pelo valor de aquisição, e possui um montante de R$ 11.665.717,68, com vida útil econômica limitada, ficando sujeito à depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas. A variação patrimonial entre 2020 e 2021 teve um decréscimo de 2,50%.
A conta 1.2.3.1.1.08.01 - estoque interno c/c 24 ficou com saldo divergente entre os sistemas SICAM e SIAFI em dezembro/2021, no montante de R$ 28.036,30, pelo seguinte motivo: não foi enviado à Seção de Material e Patrimônio o documento fiscal para registro do material no sistema Sicam, ficando sem registro nesse sistema. Esta impropriedade foi saneada no exercício de 2022, conforme PA Sei 0000024-44.2022.4.01.8002.
A conta 1.2.3.8.1.01.00 - Depreciação Acumulada - Bens Móveis é realizada de acordo com os critérios definidos no Manual do Siafi, Macrofunção Siafi 02.03.30, utilizando-se o método de cotas constantes.
O saldo em 31/12/2021 de R$ -7.195.204,43 reflete as depreciações mensais dos bens colocados em uso, bem como os ajustes efetuados em razão de regularização de inconsistências em valores apurados no sistema Sicam. Houve uma variação entre 2020 e 2021 de 4,34%.
A conta 1.2.3.2.1.01.02 – Edifícios apresentou em 31/12/2021 um saldo de R$ 24.756.436,53 mensurado pelo valor de aquisição, representando os bens de uso especial registrados no SPIUNET, ficando sujeita à depreciação, conforme Portaria Conjunta STN/SPU 3/2014, e seguem regras específicas desse sistema.
Os Registros Patrimoniais Imobiliários cadastrados no SPIUNET são:
RIP nº. 0255.00588.500-0 - Prédio-Sede da Justiça Federal no Amazonas (Fórum Ministro Waldemar Pedrosa, está situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. É imóvel próprio, possui uma área de 1.600 m² tendo 2.165,20 m² de área construída. O prédio é estruturado em subsolo, térreo e dois andares;
RIP nº. 0255.00743.500-2 - Prédio Anexo I (Rio Negro), situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. O imóvel possui subsolo, térreo e 04 (quatro) andares, com área construída de 4.998,35m²;
RIP nº. 0255.00725.500-4 - Imóvel Tocaia, localizado na Avenida Jornalista Humberto Calderaro Filho, no bairro de Adrianópolis, com uma área aproximada de 30.000m², constando de uma edificação de pavimento único com área construída de 321m².
Dos imóveis pertencentes à Justiça Federal do Amazonas, três não possuem cadastro no Spiunet, quais sejam: Prédio Anexo II (Rio Solimões), Imóvel no Município de Tefé/AM e Imóvel no Município de Tabatinga/AM, conforme informado pela Seção de Material e Patrimônio no documento 12191993.
a ) Prédio Anexo II (Rio Solimões): está localizado atrás do Prédio-Sede, situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. Possui área construída de 1.432,48m² em um terreno de 750,00 m², aproximadamente. O motivo da pendência de registro no Spiunet é a falta laudo de avaliação. Sendo que a avaliação desses imóveis da SJAM, está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme o teor do Ofício SEI n. 323207/202114726430, informado no doc. 14769952.
Imóvel no Município de Tabatinga/AM: situado na Rua Aires da Cunha, s/nº, no bairro Ibirapuera, Tabatinga-Amazonas, com área de 7.000 m², sendo 2.522,44 m² de área construída. Foi construído com recursos próprios, em terreno doado pela Polícia Federal. O motivo da pendência de registro no Spiunet é a falta laudo de avaliação. Sendo que a avaliação desses imóveis da SJAM, está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme o teor do Ofício
SEI n. 323207/202114726430, informado no doc. 14769952.
Imóvel no Município de Tefé/AM: esta funcionando em uma sala cedida pela UEA-Universidade Estadual do Amazonas no seguinte endereço: Estrada do Bexiga, 1085, Jerusalém, Tefé-Amazonas - CEP 69552-315, conforme informado no doc. 14798869, PA Sei 0000033-06.2022.4.01.8002.
Quanto à regularidade das avaliações em conformidade com a Portaria Conjunta SPU-STN n. 703 (renumerada para Portaria Conjunta STN/SPU n. 03), de 10 de dezembro de 2014, e Instrução Normativa n. 5, de 28 de novembro de 2018, consoante Orientação Contábil 6148495, bem como a Portaria Conjunta n. 38, de 31 de julho de 2020, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e da Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia, ainda não houve a reavaliação por meio de laudo de avaliação. Este assunto está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme informado no doc. 14769952.
A conta 1.2.3.2.1.07.00 – Instalações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 592.536,10 mensurado pelo valor original, e refere-se aos serviços de instalações do sistema de CFTV dos Edifícios Rio Negro, Waldemar Pedrosa, Rio Solimões e imóvel Tocaia, contrato 10/2021, PA Sei 0005624-80.2021.4.01.8002.
A conta 1.2.3.2.1.99.05 - Bens Imóveis a Classificar/ a Registrar apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 6.878.471,59 mensurado pelo valor original, e refere-se aos bens imóveis não cadastrados no SPIUNET, em virtude de ausência de reavaliação dos bens imóveis.
R$
IMÓVEIS | ||||||||
Unidade | N. Rip Imóvel SPIUnet | N. Rip Utilização SPIUnet / Siafi | Origem | MENSURAÇÃO | Data do Último Laudo de avaliação | |||
Valor em 31/12/2020 | Desvalorização/ Redução | Acréscimo | Valor em 31/12/2021 | |||||
Seção Judiciária - Imóvel Tocaia | 0255.00725.500-4 | 0255.00078.500-8 | União | 9.000.001,39 | 0,00 | 0,00 | 9.000.001,39 | não houve avaliação |
Seção Judiciária - Prédio-Sede da Justiça Federal no Amazonas (Fórum Ministro Waldemar Pedrosa) | 0255.00588.500-0 | 0255.00509.500-0, 0255.01272.500-5, 0255.01273.500-0, 0255.01274.500-6, 0255.01275.500-1 | União | 4.434.416,01 | 0,00 | 0,00 | 4.434.416,01 | não houve avaliação |
Seção Judiciária -Prédio Anexo I (Rio Negro) | 0255.00743.500-2 | 0255.00577.500-0, 0255.01271.500-0 | União | 11.322.019,13 | 0,00 | 0,00 | 11.322.019,13 | não houve avaliação |
Seção Judiciária - Prédio Anexo II (Rio Solimões) | não houve cadastro no SPIUNET | não houve cadastro no SPIUNET | União | - | - | - | - | - |
Subseção Judiciária de Tabatinga | não houve cadastro no SPIUNET | não houve cadastro no SPIUNET | Cedido | - | - | - | - | - |
UAA- Tefé *³ | não houve cadastro no SPIUNET | não houve cadastro no SPIUNET | Cedido | - | - | - | - | - |
Notas: | ||||||||
1. Origem: informar uma das opções: União, locado ou cedido. | ||||||||
2. Para os imóveis próprios (União) não cadastrados no SPIUnet, informar valor de aquisição/construção: ( Seção Judiciária - Prédio Anexo II (Rio Solimões - valor extraído da conta 123219905 - BENS IMOVEIS A CLASSIFICAR/ A REGISTRAR ) | ||||||||
3. UAA-Tefé - O período de cessão do imóvel é de 23.04.2012 (Portaria Presi/CENAG N.133, de 12 de abril de 2012) a 19.01.2020 (Resolução Presi 9279781), conforme informado doc. SEI 9575824. Atualmente a unidade esta funcionando em uma sala cedida pela UEA-Universidade Estadual do Amazonas no município de Tefé-Amazonas. |
R$
UG | Termo | N. Termo Sei | Contratado | Vigência | Descrição resumida | Tipo de Ônus | Total da Receita Arrecadada | Código de Receita | Processo |
090002 | Cessão de Uso | 01/2020 | Caixa Econômica Federal - CEF | 18.06.2020 a 17.06.2025 | Cessão de uso a título oneroso à Caixa Econômica Federal, Agência 3990/PAB-JF, de uma sala com área correspondente a 86,02 m², localizada no pavimento térreo, do Edifício-sede da Justiça Federal/Seção Judiciária do Estado do Amazonas. | ressarcimento de despesa | 81.514,54 | 18811 | 0000753- 41.2020.4.01.8002 |
Cessão de Uso | 02/2020 | Blendow de Sousa Campos BSC – MEI | 14.07.2020 a 13.07.2022 | Cessão de uso do espaço de 5,8m2 para a prestação dos serviços de reprografia e digitalização, incluindo o fornecimento de equipamentos, operadores, manutenção e de todo material de consumo necessário à realização dos serviços, nas dependências do prédio-sede da Justiça Federal de 1º Grau no Estado do Amazonas. | ressarcimento de despesa | 0,00 | - | 0003420- 34.2019.4.01.8002 | |
Cooperação Técnica | 01/2019 | Universidade do Estado do Amazonas-UEA | 28.07.2019 a 27.07.2024 | Instalação nas dependências desta Justiça Federal do “Núcleo de Prática Jurídica” como centro de voluntariado voltado à implementação e ao desenvolvimento de ações que visem orientar e auxiliar o cidadão e a comunidade prestando assistência jurídica gratuita. | não oneroso | - | - | 0000879- 28.2019.4.01.8002 | |
Permissão de Uso | 01/2019 | Banco do Brasil S.A. | 03.10.2019 a 02.10.2024 | Tem por objeto ceder ao Banco do Brasil S.A. o uso e gozo de um espaço, medindo 1m2, localizado no hall do Edifício Rio Negro da Seção Judiciária do Amazonas. | ressarcimento de despesa | 128,15 | 18811 | 0001395- 48.2019.4.01.8002 | |
Permissão de Uso | 01/2017 | Ordem dos Advogados do Brasil - OAB | 20.03.2017 a 19.03.2022 | Tem por objeto a permissão de uso de uma sala com área correspondente a 10,16 m², localizado no térreo do Edifício-Sede da Seção Judiciária do Amazonas. | ressarcimento de despesa | 0,00 | 18811 | 0000228- 35.2015.4.01.8002 | |
Notas: Não houve arrecadação da Blendow de Sousa Campos BSC – MEI e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB no exercício de 2021. Foram emitidas as Informações nos documentos Sei 14542019 e 14540280, sem resposta pela unidade responsável. |
A conta 1.2.3.8.1.02.00 – Depreciação Acumulada - Bens Imóveis apresentou em 31/12/2021 o valor de R$ - 153.685,24. A depreciação dos bens imóveis cadastrados no SPIUnet foi realizada mensalmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, de acordo com dados gerados pela Secretaria de Patrimônio da União.
O Ativo Intangível é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição ou de produção.
A conta 1.2.4.1.1.01.01 – Softwares em 31/12/2021 totalizou R$ 8.890,00 e é composta integralmente por software com vida útil definida. O valor refere-se à aquisição de licenças de softwares acrobat pro dc for team, acrobat professional cce etla e papaercut mf. Sofre amortização.
A conta 1.2.4.1.1.02.01 - Softwares em 31/12/2021 totalizou R$ 79.049,46 e é composta integralmente de softwares com vida útil indefinida. O valor refere-se à aquisição de licença de uso e atualização de software (licenças do sistema de gravação de áudio e vídeo
- DRS Audiência). Não sofre amortização.
Houve a transferência de saldo da conta 12411.02.01 para a conta 1244.01.01, no montante de R$ 990,00, por tratar-se de software de gerenciamento monitoramento e bilhetagem, com vida útil definida, conforme planilha 11920246(sei), vigência 09.12.2019 a 10.03.2024, contrato 18/2019-Panacopy Com de Equip. Reprogr. Ltda.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Software - Vida Útil Definida | 8.890,00 | 7.900,00 | 12,53 | 10,11 |
Software - Vida Útil Indefinida | 79.049,46 | 80.039,46 | -1,24 | 89,89 |
Total | 87.939,46 | 87.939,46 | 11,29 | 100,00 |
A conta 1.2.4.8.1.01.00 - Amortização Acumulada - Contas 1241101XX apresentou em 31/12/2021 o saldo de R$ - 4.615,23 representando o registro das amortizações da conta de software com vida útil definida 1.2.4.1.1.01.01 – Softwares, até final de sua vigência, conforme P.A’s 0001997-73.2018.4.01.8002, 00602-41.2021.4.01.8002 e 0000848-37.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.1.1.1.01.01 - Salários, Remunerações e Benefícios ISF F mensurada pelo valor de R$ 146.673,95 demonstra o registro de folhas de pagamentos suplementares de dez/2021 hora-extra, gratificação por exercício cumulativo de jurisdição-gaju e ressarcimento de pessoal requisitado de outros órgãos.
A conta 2.1.1.1.1.01.01 - Salários, Remunerações e Benefícios ISF P mensurada pelo valor de R$ 351.060,65 demonstra o registro de passivo sem cobertura orçamentária, referente as despesas com ressarcimento de pessoal requisitado.
A conta 2.1.1.1.1.01.02 - Décimo terceiro salário a pagar está com saldo zerado. Os procedimentos de apropriação de 13.º salário dos regimes estatutários e celetistas desta unidade gestora estão em observância ao Acórdão 1.322/2018 – TCU/Plenário e ao Manual do Siafi, Macrofunção 02.11.42 - Folha de pagamento. No mês de novembro ocorreram os ajustes para encerramento, com a devida observância aos itens 17 e 20 do Procedimento Contábil 11089202, bem como as devidas atualizações após o pagamento de 13º salário de 2021 na folha de dezembro. Foram realizadas as compatibilizações do saldo acumulado das contas de variação patrimonial diminutiva de 13º salário (31111.06.00, 31121.06.00, 32111.05.00 e 32211.02.00) com os valores da despesa orçamentária (62213.04.00) de 13º salário de ativos, celetistas, inativos e pensionistas. Os ajustes para encerramento das contas no mês de dezembro foram realizados com a devida observância ao Procedimento Contábil 11089202.
A conta 2.1.1.1.1.01.03 - Férias a pagar mensurada pelo valor original de R$ 4.858.999,07 demonstra os valores de registro de duodécimos do passivo de férias (remuneração e abono constitucional) e registro da baixa da remuneração no período de férias (BRPF) conforme orientações constantes no PAE SEI 0000609-33.2021.4.01.8002. Os procedimentos de apropriação de passivos de
férias desta unidade gestora estão em observância ao Acórdão 1.322/2018 – TCU/Plenário e ao Manual do Siafi, Macrofunção
02.11.42 - Folha de pagamento.
A conta 2.1.1.4.2.01.03 - Inss-Contrib.s/ Serviços de Terceiros – Intra mensurada pelo valor original de R$ 3.487,36 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária de honorários periciais (AJG), conforme solicitação Seplo 14765084, PA SEI 0005738-19.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.3.1.1.04.00 – Contas a pagar credores nacionais ISF P, mensurada pelo valor original de R$ 17.436,77 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária de honorários periciais (AJG), conforme solicitação Seplo 14765084, PA SEI 0005738-19.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.7.9.1.05.00 - Provisão para serviços de terceiros P, mensurada pelo valor original de R$ 520.000,00 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pró social - dea, com prestação de serviços médicos e odontológicos (ação orçamentária 2004 - amos), conforme doc. 14781455, PA Sei 0005738-19.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.8.8.1.01.04 - IRRF devido ao Tesouro Nacional apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 6.901,99 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju -competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.8.8.1.01.19 - Retenções – Associações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 347,08 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.8.8.1.01.27 - Previdência complementar servidor pub federal Associações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 476,36 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.8.8.1.01.99 - Outros consignatários apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 12,50 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.
A conta 2.1.8.8.1.04.02 - Depósitos e Cauções recebidos apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 1.174,95 e representa o registro de caução em dinheiro dos seguintes contratos:
a) Contrato 14/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda – reforma, recuperação e adequação do prédio remanescente da demolição da antiga creche no imóvel Tocaia para ser utilizado como depósito e arquivamento judicial, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 73-0, vigência 31/10/2019 a 29/12/2019, PA SEI 0002082-25.2019.4.01.8002.;
c) Contrato 16/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda, vigência 25/11/2019 a 23/01/2020, referente a elaboração do projeto executivo de revitalização/construção de acesso único de entrada da Justiça Federal, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 75-7, PA SEI 0003475-82.2019.4.01.8002.
A conta 2.2.8.8.1.04.02 - Depósitos e Cauções recebidos apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 598,35, que representa o registro de caução em dinheiro do Contrato 28/2018 - firmado com a empresa Rosano Tecnology Ind Com e Serv Eirel, referente a aquisição de impressoras PVC, contemplando serviços de assistência e garantia estendida até 3 meses após a vigência de 23/05/2022, cujo depósito foi realizado no município de Canoas-RS, CEF, Ag. 0463, operação 10, conta 87-1- PA SEI 0001965-68.2018.4.01.8002.
O resultado do exercício efetuado com base no encerramento das contas de resultado apurou em 2021 o montante de R$ 1.674.357,75 demonstrando que as variações patrimoniais aumentativas superaram as variações patrimoniais diminutivas.
A variação na conta de superávit de exercícios anteriores, no montante de R$ 32.298.638,98 decorreu de reclassificação de saldos da conta 2.3.7.1.1.03.00 – Ajuste de exercícios anteriores da administração direta, autarquias, fundações e fundos para a conta 2.3.7.1.1.02.01 superávits ou déficits de exercícios anteriores, realizada pela Coordenação-Geral de Contabilidade.
A conta 2.3.7.1.1.03.00 - Ajustes de exercícios anteriores registra os efeitos das alterações nas políticas contábeis e da correção de erro imputável a exercício anterior que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. Apresentou em 31/12/2021 o saldo devedor de R$ 1.122.860,66. O valor decorreu dos seguintes registros: passivo sem cobertura orçamentária, referente as solicitações de pagamento de folha suplementar hora-extra dez/2020, Gaju-competência dez/2020, auxílio transporte exercícios anteriores; registro do passivo sem cobertura orçamentária, referente aos serviços de telefonia dez/2020, companhia de saneamento do Amazonas out/2020; registro
de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pró-social – DEA; registro de passivos anteriores - DEA, para pagamento de pessoal requisitado; registro do passivo sem cobertura orçamentária - serviços extraordinários - recesso forense de dezembro de 2020; baixa da conta de ativo 11311.01.05 - salários e ordenados pagamento antecipado, referente a valor compensado; registro de relacionado ao indicador BRPF de períodos aquisitivos anteriores; registro do passivo sem cobertura orçamentária de pessoal, referente ao formulário 11 –DEA; progressão funcional; substituições; baixa da conta 11311.01.01, referente ao adiantamento de décimo terceiro salário de Gaju- meses de nov e dez/2020.
DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
Representam as arrecadações de receitas a título de custas judiciais, cujos valores são recolhidos em favor do Tesouro Nacional, com código de recolhimento: 18740-2 - STN-Custas Jud.(Caixa/BB) e registro na conta 4.1.2.2.1.01.00 - Taxa pela Prestação de Serviços. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 31,95% na arrecadação.
Representa a receita de contratos de cessão de uso de espaços físicos de imóveis firmados com entidades particulares para prestação de serviços, arrecadada no código de recolhimento de receita própria, tais como: 18815-8 - STN Servi Administrativos, 18894-8 - STN-Rec Cessão d. oper. pag, 118811-5 - STN Tx Uso de Imóv. Públic, 18837-9 - STN-Rec. Cópias Reprograf. O registro é efetuado na conta 4.3.3.1.1.01.00 - Valor Bruto Exploração Bens, Dir e Serviços. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 12,49% na arrecadação. Em 2020 arrecadou R$ 100.636,53, e em 2021 arrecadou o valor de R$ 113.202,86.
Este item representa sub-repasses recebidos da Setorial Financeira como: recursos primários de livre aplicação, recursos livres da seguridade social, contribuição do serv. para o plano seg. soc. serv. pub., movimentações de saldos patrimoniais, e doações/transferências recebidas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 4,82%.
O montante de R$ 33.416,64 decorreu dos seguintes fatores: registro de crédito a receber de servidores e ex-servidor, em virtude de valores pagos antecipadamente; recebimento de 15 fitas de bechup LTO 7 através do Contrato 15/2021 compradas pelo TRF1, Pa Sei 0000065-51.4.01.8000. De 2020 para 2021 verifica-se um decréscimo de -84,49%.
Refere-se a arrecadação de receitas por meio de GRU a título de: multas administrativas com código 18804-2 - Multa código proce. civil; indenizações, restituições e ressarcimentos, com código 18862-0 - Ressarcim. honor. periciais, 18806-9 - Rec.desp.prim.f00 exe. ant., e 18818-2 - Stn outras restit.(folha); Vpa decorrente de fatores geradores diversos, com o código18822-0 - Stn outras receitas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 66,50%.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Impostos, taxas e contribuições de melhoria | 2.428.102,32 | 1.840.178,07 | 31,95 | 2,21 |
Exploração e Venda de Bens, serviços e direitos | 113.202,86 | 100.636,53 | 12,49 | 0,10 |
Transferências e delegações recebidas | 106.750.290,75 | 101.845.522,88 | 4,82 | 97,15 |
Ganho por incorporação de ativos | 33.416,64 | 215.478,20 | -84,49 | 0,03 |
Diversas variações patrimoniais aumentativas | 554.450,61 | 332.994,50 | 66,50 | 0,51 |
Total | 109.777.463,18 | 104.334.810,18 | 31,26 | 100,00 |
Representam as despesas com vencimentos e salários, abonos, adicionais, gratificações, férias, 13º salário, licenças, gratificações, contribuição patronal para o RPPS - intra, contribuições previdenciárias - INSS, seguro de acidente no trabalho, complementação de previdência, auxílio alimentação, auxílio moradia, ajuda de custo, auxílio creche, indenização de transporte, indenizações e restituições trabalhistas, pessoal requisitado de outros entes, proventos - pessoal civil, aposentadorias pendentes de aprovação pessoal civil, licença prêmio para inativo civil, 13º salario - pessoal civil (pendente de aprovação no TCU) , pensões civis, 13º salario -pessoal civil - pensionistas, auxílio funeral, auxílio natalidade, assistência a saúde .
O grupo mais significativo é “Pessoal e Encargos” que representa 72,35% do total das Variações Patrimoniais Diminutivas. Nesse grupo, ocorreram as seguintes impropriedades:
Nas contas 3.1.2.1.2.09.00 - Sentenças Judiciais - Encargos Patronais RPPS e 3.1.2.1.2.01.00 - Contribuição Patronal para o RPPS, houve registro em duplicidade em virtude de reclassificação de variação patrimonial diminutiva referente às Folhas Suplementares de Agosto e Setembro de 2021 - Sentenças Judiciais - VPNI/Quintos, por meio das Notas de Lançamento de Sistema 2021NS003566 e 2021NS003567(conforme Orientação TRF1-DICOC 14675108 , em 14/12/2021), e Nota de Auditoria 14231698, com a reclassificação por meio das Notas de Lançamento 2021NL000072 e 2021NL000073 14245337, em 14/10/2021, em atendimento ao disposto no doc. 14675108. Tal impropriedade foi registrada no Relatório de Inconsistências Contábeis 14821904.
A conta 3.1.3.1.1.08.00 - Indenização de transporte - RPPS apresentou um saldo indevido de R$ 6.953,51 em virtude de apropriação de despesa com indenização de transporte competência dezembro/2020, realizada com dotação orçamentária do exercício de 2021. Tal impropriedade foi registrada no Relatório de Inconsistências Contábeis 14821904.
Demonstra as despesas com consumo de materiais estocados no almoxarifado e aqueles adquiridos para consumo imediato, serviços técnicos profissionais – pessoa física e pessoa jurídica, serviços educacionais e culturais – pessoa física e jurídica, serviços de apoio administrativo, técnico e operacional, serviços de comunicação, gráfico e audiovisual, serviço de transporte, passagem, locomoção e hospedagem- pessoa jurídica, serviços administrativos – pessoa jurídica, serviço de água e esgoto, energia elétrica, gás e outros -pessoa jurídica, diárias, seguros em geral, depreciação de bens móveis/imóveis e amortização de intangível. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 20,88%.
Representam os encargos no pagamento de obrigações em atraso, como multas e juros.
Representa os registros de sub-repasses concedidos pela setorial financeira, movimento de saldos patrimoniais, doações e transferências concedidas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 41,58%.
O montante de R$ 162.087,21 referente a Desincorporação de Ativos, decorreu dos seguintes fatores: registro de baixa do saldo contábil de bens móveis irrecuperáveis; baixa em virtude da devolução do valor a receber de ex-servidor, bem como baixa por registro indevido. De 2020 para 2021 verifica-se um decréscimo de 89,88%.
O montante de R$ 196.656,51 representa os registros de taxas e obrigações patronais s/ serviços de pessoa física. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 64,48%.
O montante de R$ 520.395,00 refere-se aos seguintes registros: registro de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pro social - dea, passivos estimados com prestação de serviços médicos e odontológicos (ação orçamentária 2004 -amos), ref. ao mês de dezembro/2021 e anteriores, ainda não faturados, doc. 14781455-sei; e indenização/ reembolso em favor de Magistrado, referente as despesas com aquisição de certificação digital para o CNPJ da Justiça Federal de Primeiro Grau no Amazonas, junto a Receita Federal do Brasil.
2021 | 2020 | AH (%) | AV (%) | |
Pessoal e encargos | 78.285.841,98 | 78.152.942,00 | 0,17 | 72,35 |
Benefícios previdenciários e assistenciais | 14.125.861,58 | 14.062.333,00 | 0,45 | 13,05 |
Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo | 11.639.054,34 | 9.628.673,83 | 20,88 | 10,76 |
Variações patrimoniais diminutivas financeiras | 2.036,56 | 27,68 | 7.257,51 | 0,00 |
Transferências e Delegações concedidas | 3.273.172,22 | 2.311.944,09 | 41,58 | 3,02 |
Desvalorização e Perda de Ativos e Incorporação de Passivos | 162.087,21 | 1.601.251,47 | -89,88 | 0,15 |
Tributárias | 196.656,51 | 119.560,86 | 64,48 | 0,18 |
Diversas Variações Patrimoniais Diminutivas | 520.395,00 | 14.485,52 | 3.492,52 | 0,48 |
Total | 108.205.105,40 | 105.891.218,45 | 10.787,72 | 100,00 |
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO
O Balanço Orçamentário da UG não apresenta valores no quadro “Receita”, pois as contas de controle da arrecadação são movimentadas na Setorial Financeira do Órgão (UG 090001/CJF).
O déficit de R$ 107.264.862,95 foi apurado confrontando-se as receitas e as despesas realizadas, que corresponde ao total da despesa empenhada.
A Despesa Orçamentária, no exercício de 2021 perfaz um montante de R$ 107.264.862,95. As despesas correntes representaram 98% do total da despesa empenhada.
O acompanhamento da Execução de Restos a Pagar em 2021 dessa unidade gestora ocorreu de acordo com as orientações do PA SEI 0006707-40.2021.4.01.8000. A apuração dos valores inscritos e reinscritos em restos a pagar em 2021 foi efetuada periodicamente conforme dados anexados ao supracitado processo.
Os restos a pagar não processados inscritos em 31 de dezembro do exercício anterior atingiu o montante de R$ 591.981,08. Desse montante, em 2021, foram pagos 72,96% e cancelados 27,04%.
Os restos a pagar processados e não processados liquidados inscritos em 31 de dezembro do exercício anterior atingiu o montante de R$ 42.456,35.
BALANÇO FINANCEIRO
Os sub-repasses são oriundos da Setorial Financeira (UG 090032), que os recebe da Setorial Financeira do Órgão (UG 090001). Dos valores recebidos que se destinaram ao pagamento de despesas vinculadas ao orçamento de 2021, por fonte de recursos, a fonte 0100000000 Recursos Primários de Livre Aplicação, representa 84,37% do sub-repasse recebido.
O valor de R$ 14,07 refere-se ao recolhimento de ISSQN de serviços de instalação/desinstalação e higienização dos condicionadores de ar, pois no momento da emissão do DAR 2021DR000001 anexado ao doc. 12232406, foi informado o tipo de recurso 2 - com limite de restos a pagar, quando deveria ter sido o tipo de recurso 3 – vinculação de pagamento, conforme autos do PA Sei 0000463-89.2021.4.01.8002.
Os restos a pagar processados inscritos em 2021 atingiram o montante de R$ 63.053,13, e refere-se as despesas com folha de pagamento.
Os restos a pagar não processados inscritos em 2021 atingiu o montante de R$ 2.001.463,01 obtendo-se um aumento de, aproximadamente, 238,10%, em relação ao valor inscrito no encerramento de 2020. Os restos a pagar não processados inscritos em 2021 ocorreram na modalidade: a liquidar e em liquidação. A inscrição de valores em restos a pagar estão relacionados à: despesa com folha de pagamento; serviço de telefonia; serviço de energia elétrica; serviço de água; serviço de correios; despesa com bolsa auxílio estagiário; despesa com indenização auxílio transporte para estagiários; despesa com contratação de serviços técnicos profissionais para elaboração de projeto executivo de instalação de grupo gerador; despesa com obras em andamento - reforma da entrada principal da sede; despesa de serviços técnicos profissionais; despesa com aquisição de aparelhos condicionadores de ar; despesa com contratação de serviços de engenharia comum; despesa com contrato para prestação de serviços de recrutamento e seleção de estagiários; despesa com aquisição de aparelhos e utensílios domésticos; despesa com serviços técnicos profissionais - fiscalização, acompanhamento e assessoramento dos serviços de reforma da fachada do Edifício Rio Negro; despesa com equipamento de proteção e segurança.
Representa o movimento líquido das disponibilidades financeiras na fonte 0190000000 Recursos Diversos. O montante apurado foi de R$ 3.594,20.
Decorre da arrecadação de receitas por meio de Guia de Recolhimento da União, em diversas fontes Tesouro Nacional. Houve acréscimo na arrecadação de receitas, no percentual de 34,97%, em relação a 2020.
Representa as despesas consignadas em dotação orçamentária autorizada, bem como créditos descentralizados na fonte 00 – Recursos ordinários, oriunda de receitas cuja aplicação é livre, sem qualquer tipo de vinculação ou destinação específica. As despesas empenhadas com recursos ordinários atingiram o montante de R$ 90.579.121,20.
Representam as despesas de dotações autorizadas e créditos descentralizados em fontes de recursos com finalidade específica previamente determinada, com base em dispositivo constitucional e legal. As despesas empenhadas com fontes vinculadas atingiram o montante de R$ 16.685.741,75, sendo que a previdência social (RPPS) representa 83,52% das despesas vinculadas.
Referem-se aos sub-repasses concedidos e outras movimentações financeiras, sendo que a movimentação de saldos patrimoniais representam 94,73% das transferências financeiras concedidas.
Representam os pagamentos efetuados no exercício de 2021, com orçamentos de exercícios anteriores (restos a pagar) e outros depósitos de terceiros.
Refere-se aos valores da conta de Limite de Saque com vinculação de pagamento – orçamento fiscal e da seguridade social, no montante de R$ 1.528.253,75.
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Os ingressos, no montante de R$ 109.836.638,36, superaram os desembolsos (R$ -108.116.088,66), com valor positivo de R$ 1.720.549,68.
Os ingressos extra orçamentários referem-se a recursos diversos, no montante apurado de R$ 3.594,20.
As transferências financeiras recebidas são os sub-repasses recebidos que representam 97,18% do total deste item.
A Arrecadação de Outra Unidade são as decorrentes de arrecadação de receitas por meio de Guia de Recolhimento da União, fontes Tesouro Nacional, e representa 2,82% deste item.
O item “Pessoal e demais despesas” representa 86,20% dos Desembolsos, no exercício de 2021.
São os pagamentos realizados a outros órgãos integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social, perfazendo um montante de R$-11.643.681,05 que representa 10,77% dos Desembolsos.
Os dispêndios extraorçamentários referem-se a recursos diversos, no montante de R$ -3.594,20.
As transferências financeiras concedidas são os sub-repasses concedidos, perfazendo um montante de R$ -3.268.072,02.
O fluxo de caixa das atividades de investimentos apresentou o montante de R$-830.297,69, considerando que não há ingressos relacionados a essas operações.
O valor de R$ 890.251,99 resulta das entradas e saídas de caixa classificadas em “Fluxos de caixa das atividades das operações”, que atingiu o total de R$ 1.720.549,68 e “Fluxos de caixa das atividades de investimento”, no valor negativo de R$ -830.297,69.
Demonstra as disponibilidades financeiras oriundas de exercícios anteriores.
A soma das disponibilidades de último exercício R$ 638.001,76 com o valor dos itens fluxos de caixa das atividades das operações de R$ 1.720.549,68 e fluxos de caixa das atividades de investimento R$ -830.297,69 resultará no saldo final das disponibilidades de caixa do exercício de referência R$ 1.528.253,75.
Não houve gastos com suprimento de fundos na unidade gestora.
Os contratos administrativos firmados pela unidade gestora são verificados através das contas de controle dos grupos 71230.00.00 -Atos potenciais passivos / Obrigações contratuais e 81200.00.00 - Execução dos atos potenciais passivos / 81230.00.00 - Execução de obrigações contratuais, bem como suas baixas pela liquidação da despesa ou pelo cancelamento de saldos residuais porventura existentes após o encerramento do período de vigência do contrato.
Os saldos nas contas 8.1.2.3.1.08.01 - Contrato de seguros com controle por PC ou RC em execução, 8.1.2.3.1.09.01- Contrato de serviços com controle por PC ou RC em execução e 8.1.2.3.1.11.01 - Contrato de fornecimento de bens com controle em execução representam os contratos vigentes registrados de acordo com o seu valor global e eventuais termos aditivos, bem como as devidas baixas dos valores liquidados e pagos, sendo que o saldo existente nas contas representam as parcelas dos contratos pendentes de liquidação, até o fim da vigência.
Dos contratos executados no exercício de 2021, o valor mais relevante refere-se as despesas com serviços de vigilância da Seção Judiciária do Amazonas.
R$
N. Contrato | Objeto | Tipo | CNPJ/CPF | Nome | Valor Contratado | Valor Pago em Exercícios Anteriores | Valor Pago no Exercício | Saldo a Pagar |
14/2016 | Prestação de serviços de vigilância armada - com arma de fogo - e desarmada, compreendendo, além da mão de obra, o fornecimento de uniformes, equipamentos, ferramentas e EPIs necessários à sua execução, mediante o regime de execução indireta, visando atender às necessidades das áreas internas e perimetrais das dependências dos prédios sede e anexos da Seção Judiciária do Amazonas | serviço | 09.406.386/0001- 00 | TAWRUS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA | 7.659.144,74 | 5.282.755,32 | 1.186.322,30 | 1.190.067,12 |
09/2019 | Prestação de serviços contínuos de conservação, limpeza, higienização, manutenção, copeiragem e apoio administrativo, em regime de empreitada por preço global, para a sede da Seção Judiciária do Amazonas, Manaus/AM, e seus prédios anexos. | serviço | 12.891.300/0001- 97 | JF TECNOLOGIA LTDA | 3.525.560,71 | 1845.106,19 | 1.198.065,87 | 482.388,65 |
02/2019 | Prestação de serviços de telecomunicações necessários à implantação, operação, manutenção e gerenciamento de uma Rede IP Multisserviços, com uso da tecnologia MPLS, objetivando a interligação das redes locais de computadores da Seção Judiciária do Amazonas | serviço | 08.678.016/0001- 60 | OZÔNIO TELECOMUNICAÇÕES LTDA | 3.577.125,58 | 2.478.758,91 | 996.000,00 | 102.366,67 |
26/2017 | Serviço de fornecimento de energia elétrica -PRÉDIO SEDE, ANEXO I e II | serviço | 02.341.467/0001- 20 | AMAZONAS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA | 3.982.610,37 | 2.355.824,55 | 783.417,22 | 843.368,60 |
02/2018 | Prestação de serviços técnicos especializados na área de Tecnologia da Informação para atendimento e suporte aos usuários de TI do Contratante. | serviço | 06.556.008/0001- 15 | C. GALATI EIRELI -EPP | 1.340.109,74 | 770.948,71 | 267.485,57 | 301.675,46 |
30/2015 | Prestação de serviços de natureza contínuada e de execução indireta sob o regime de empreitada por preço global, de vigilância para a Subseção Judiciária de Tabatinga/AM. | serviço | 09.406.386/0001- 00 | TAWRUS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA | 3.118.874,99 | 2.608.929,73 | 509.945,26 | 0,00 |
22/2015 | Prestação de serviços contínuos de conservação, limpeza, higienização, manutenção, copeiragem e apoio administrativo, em regime de empreitada por preço global, para a Subseção Judiciária de Tabatinga/AM. | serviço | 12.282.352/0001- 66 | MACRO SERVICOS CONSERVACAO E LIMPEZA EIRELI | 2.732.184,12 | 2.494.715,40 | 237.468,72 | 0,00 |
10/2019 | Prestação de serviços continuados especializados, compreendendo Médico, Odontólogo e Auxiliar de Saúde Bucal –ASB, que irão trabalhar em Manaus, na Sede da Justiça Federal de 1º Grau no Amazonas, para execução dos serviços de atendimento direto nas áreas médico-hospitalar, odontológica e correlatos, bem como de assessoramento técnico do Programa de Assistência aos Magistrados e Servidores da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus da Primeira Região – Pró-social. | serviço | 02.895.457/0001- 37 | CLÍNICA MÉDICA LOBO LTDA | 989.999,74 | 493.328,13 | 330.755,00 | 165.916,61 |
10/2020 | Prestação de serviços de agenciamento de viagens, compreendendo os serviços de emissão, remarcação, cancelamento de passagens aéreas nacionais, bem como quaisquer outras providências necessárias ao regular e adequado cumprimento das obrigações decorrentes da respectiva contratação. | serviço | 06.064.175/0001- 49 | AIRES TURISMO LTDA | 479.821,86 | 3.163,02 | 7.235,90 | 469.422,94 |
10/2021 | Serviço comum de engenharia de implantação do sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) dos edifícios Rio Negro, Waldemar Pedrosa, Rio Solimões e do imóvel Tocaia, incluindo o fornecimento de equipamentos, materiais, serviços, mão de obra, testes e treinamento para atender às necessidades de segurança institucional da Seção Judiciária do Amazonas | serviço | 28.693.887/0001- 60 | ALS TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA EIRELI | 1.038.359,44 | 0,00 | 620.572,40 | 417.787,04 |
Obs: no tipo, informar: locação de imóvel, locação de bens móveis, serviços ou fornecimento de bens |
R$
GARANTIA CONTRATUAL | |||||
N. Contrato | CNPJ/CPF | Nome | Tipo de Garantia | Vigência da Garantia | Valor da Garantia |
14/2016 | 09406386000100 | TAWRUS SEGURANCA E VIGILANCIA LTDA | seguro-garantia | 31/01/2021 a 31/01/2022 | 63.558,95 |
09/2019 | 12891300000197 | JF TECNOLOGIA EIRELI | seguro-garantia | 03/09/2021 a 03/09/2022 | 60.455,01 |
02/2019 | 08678016000160 | OZONIO TELECOMUNICACOES LTDA | seguro-garantia | 01/01/2021 a 01/01/2022 | 49.800,00 |
10/2021 | 28693887000160 | A L S TECNOLOGIA EM INFORMATICA EIRELI | seguro-garantia | 23/07/2021 a 22/01/2022 | 49.600,00 |
21/2021 | 23109869000174 | PADUA ENGENHARIA LTDA | seguro-garantia | 03/12/2021 a 16/07/2022 | 43.700,00 |
02/2018 | 06556008000115 | C GALATI EIRELI | seguro-garantia | 15/11/2020 a 15/05/2023 | 33.519,50 |
30/2015 | 09406386000100 | TAWRUS SEGURANÇA E VIGILANCIA LTDA | seguro-garantia | 01/12/2020 a 01/03/2022 | 26.491,75 |
07/2021 | 08775721000185 | LIMPAR LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LTDA | seguro-garantia | 02/07/2021 a 02/10/2022 | 20.762,98 |
10/2019 | 02895457000137 | CLINICA MEDICA LOBO LTDA - EPP | seguro-garantia | 02/07/2021 a 02/10/2022 | 16.499,99 |
10/2020 | 06064175000149 | AIRES TURISMO LTDA | seguro-garantia | 09/12/2021 a 10/12/2022 | 11.995,55 |
Obs: no tipo, informar: caução, seguro-garantia ou fiança bancária |
Os Inventários de Estoque, de Bens Móveis e Intangíveis da Seção Judiciária do Amazonas do exercício de 2021 foram realizados pela Comissão Especial de Inventário de Bens Móveis, Físico Anual e Analítico Geral de Material de Consumo/Almoxarifado e de Softwares (bens intangíveis) - CEINV 2021, instituída pela Portaria SJAM-Diref 75 (14355791).
Inventários de Bens Móveis, foi autuado o PA Sei 0005602-22.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório Final da Comissão 14920651, ao qual destacou-se a não localização de bens, sendo determinado pela Secretaria Administrativa através do Despacho Secad 14929401 a instauração do procedimento próprio de bens não localizados, com a necessária notificação dos respectivos responsáveis para que providenciem a reposição ou indenização ao patrimônio da Seccional.
No tocante aos relatórios obrigatórios de bens móveis exigidos no Módulo 8, da IN-14-15-TRF 1ª Região de responsabilidade da área
de patrimônio foi autuado o PA Sei 0000039-13.2022.4.01.8002 relacionado a este processo, observando-se que houve divergência de saldo entre os sistemas Siafi e Sicam no montante de R$ 28.036,30, em virtude do não recebimento pela Seção de Material e Patrimônio do documento fiscal para registro do material no sistema Sicam, ficando sem registro nesse sistema. Esta impropriedade foi saneada no exercício de 2022, conforme PA Sei 0000024-44.2022.4.01.8002.
Inventário de Estoque, foi autuado o PA Sei 0005604-89.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório da Comissão 14888360, verificando-se que houve a conferência integral dos bens de consumo. Destaca-se ainda, que não houve divergência na contagem dos itens constantes no estoque do almoxarifado, atingindo o nível máximo de confiabilidade, conforme fórmula da "Acuracidade = (Quantidade de itens com saldo correto segundo o sistema Sicam / Quantidade de itens verificados )x 100%".
Na conciliação do saldo registrado no sistema SICAM ( 14773548) com o saldo da contabilidade (SIAFI2021), na conta 11561.01.00 Materiais de Consumo em 31/12/2021, observou-se que não houve divergência de valores.
Inventário de Bens Intangíveis foi autuado o PA Sei 0005982-45.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório 14548853, observando-se que:
No levantamento de bens intangíveis (softwares instalados nos equipamentos individuais dos usuários), foram identificados somente Softwares de prateleira/pronto e aquisições de licenças de uso, conforme Planilha 14538577
A Planilha de Bens Intangíveis 14538577 não foi preenchida integralmente, sendo justificado pela Comissão que a ausência de preenchimento ocorreu em virtude de alguns softwares terem sido adquiridos antes da implantação do sistema PAe Sei.
Quanto aos valores do custo inicial de aquisição, observou-se que os bens intangíveis desta seccional, os softwares prontos, os chamados softwares de prateleira são registrados apenas no Siafi pelo custo de aquisição.
Os Bens Intangíveis da Seção Judiciária do Amazonas estão registrados nas contas contábeis 1.2.4.1.1.01.01 - Software com Vida Útil Definida e 1.2.4.1.1.02.01 - Software com Vida Útil Indefinida.
Os valores registrados na conta 1.2.4.1.1.01.01- Software com Vida Útil Definida estão sendo amortizados mensalmente na conta 1.2.4.8.1.01.00 - Amortização Acumulada - Contas 1241101XX, e serão registrados até o final de sua vigência.
Foram autuados os processos administrativos listados abaixo, que tratam das medidas administrativas para a apuração de responsabilidade por dano ao Erário.
a) PA Sei 0001470-19.2021.4.01.8002 - refere-se a não localização de carrinho de bagagem para carregar processos, patrimônio 1099712722175, por ocasião da realização do Inventário 2020, classificado na conta de Bens não Localizados.
b) Os PA's Sei 0000352-71.2022.4.01.8002, 0000346-64.2022.4.01.8002, 0000394-23.2022.4.01.8002, 0000336-
20.2022.4.01.8002, 0000390-83.2022.4.01.8002, 0000393-38.2022.4.01.8002 informados pela Seção de Pagamento através do PA Sei 0000246-12.2022.4.01.8002 referem-se a ajustes de reposição de função, e ajuste de desligamento por falecimento.
Técnico Judiciário - Área Administrativa Matrícula AM37503, CRC- AM-012269/O-5
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Carla Rodrigues de Moura , Supervisor(a) de Seção, em 08/02/2022, às 15:35 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 14857287
e o código CRC 26461CE8.
Avenida André Araújo, 25 - Bairro Aleixo - CEP 69060-000 - Manaus - AM - www.trf1.jus.br/sjam/
0000375-23.2022.4.01.8000 14857287v130