SEÇÃO JUDICIÁRIA DO AMAZONAS


NOTAS


NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 2021


Apresentam-se as Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis referente ao exercício encerrado em 31/12/2021, ratificando os termos da Declaração do Contador 14878332, ao qual refletem adequada e integralmente a situação orçamentária, financeira e patrimonial da entidade.

As demonstrações contábeis da Justiça Federal da 1ª Região - Seção Judiciária do Amazonas são elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e determinadas em nossa legislação, em observância a Lei 4.320/64, a Lei Complementar 101/2000 – LRF, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público – NBC TSP, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 8.ª edição – MCASP e o Manual Siafi.

O principal objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a gestão do patrimônio e contribuir na prestação de contas da gestão orçamentária e financeira realizada no exercício. Os usuários podem encontrar informações sobre a situação patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro da entidade, bem como o resultado do gerenciamento dos recursos orçamentários e financeiros descentralizados no período.

Foram elaboradas com base nas informações das contas contábeis do órgão 12000 – Justiça Federal, representativa do TRF 1ª Região e da Seção Judiciária do Amazonas, da administração direta, integrantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social (OFSS), constantes no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

As estruturas e a composição das Demonstrações Contábeis estão de acordo com o padrão da contabilidade aplicada ao setor público brasileiro e são compostas por:


  1. Balanço Patrimonial (BP);


  2. Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP);


  3. Balanço Orçamentário (BO);


  4. Balanço Financeiro (BF);


  5. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);


  6. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); e


  7. Notas Explicativas.


    As Demonstrações Contábeis da Justiça Federal da 1ª Região – Seção Judiciária do Amazonas apresentam as seguintes características:


As demonstrações contábeis da Seção Judiciária do Amazonas, tendo como base a execução realizada na Secretaria Administrativa da Seccional.


Tabela 1 – Unidade Gestora da Justiça Federal da 1ª Região


Unidade Gestora

090002 – Justiça Federal de Primeiro Grau – AM

Natureza jurídica da entidade

Órgão Público do Poder Judiciário Federal

Domicílio da entidade

Avenida André Araújo, nº 25. Aleixo, CEP: 69.060-000. Manaus-AM

Natureza das operações e principais atividades da entidade

Administração Pública em Geral.


Registre-se que, no decorrer do exercício de 2021, não houve alterações nas políticas ou métodos contábeis por determinação do Conselho Federal de Contabilidade ou de quaisquer outros órgãos normatizadores que pudessem alterar os critérios e métodos de escrituração dos atos e fatos da execução orçamentária, financeira e patrimonial da unidade prestadora de contas.


As Notas Explicativas estão dispostas a seguir:


Balanço Patrimonial


Nota 1 – BP - Caixa e equivalentes de caixa

O item “Caixa e Equivalentes de Caixa” compreende o somatório dos valores disponíveis a título de limite de saque da conta única, bem como em bancos, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato.

As disponibilidades apresentadas em 31/12/2021, pelo montante de R$1.528.253,75 no Balanço Patrimonial foram mensuradas pelo valor original, conforme o critério constante na Resolução do CFC Nº1.137/08 NBC 16.10.

Neste grupo, a conta 1.1.1.1.1.19.03 - Demais Contas - Caixa Econômica Federal demonstra valores referentes aos registros de cauções em dinheiro dos seguintes contratos:

  1. Contrato 28/2018 - firmado com a empresa Rosano Tecnology Ind Com e Serv Eirel, referente a aquisição de impressoras PVC, contemplando serviços de assistência e garantia estendida até 3 meses após a vigência de 23/05/2022, cujo depósito foi realizado no município de Canoas-RS, CEF, Ag. 0463, operação 10, conta 87-1- PA SEI 0001965-68.2018.4.01.8002;

  2. Contrato 14/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda – reforma, recuperação e adequação do prédio remanescente da demolição da antiga creche no imóvel Tocaia para ser utilizado como depósito e arquivamento judicial, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 73-0, vigência 31/10/2019 a 29/12/2019. No PA SEI 0002082-25.2019.4.01.8002 consta ofício da empresa solicitando a devolução, com último andamento do Núcleo de Administração solicitando informações do executor.

  3. Contrato 16/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda, vigência 25/11/2019 a 23/01/2020, referente a elaboração do projeto executivo de revitalização/construção de acesso único de entrada da Justiça Federal, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 75-7, PA SEI 0003475-82.2019.4.01.8002. O valor da caução desse contrato já deveria ter sido devolvido, porém como há pendência de aprovação do projeto na Prefeitura, conforme informado no PA SEI 0000061-14.2021.4.01.8000, não houve a devolução.

O subgrupo " 1.1.1.1.2.20.01 - Limite de saque com vinculação de pgto - OFSS representa 71,80% do total do Ativo Circulante, em virtude da liberação de recurso financeiro para pagamento de pessoal e custeio/investimento, perfazendo um montante de R$ 1.526.480,45.

Em 31/12/2021 a conta limite de saque possuía um montante de R$ 1.526.480,45, porém, os passivos inscritos em restos a pagar foram no montante de R$ 2.064.516,14, perfazendo uma diferença de R$ 538.035,69.

Conforme evidenciado na tabela a seguir, as disponibilidades tiveram aumento de 57,08% em razão de transferências financeiras recebidas no exercício.


Tabela 2 - Disponibilidades financeiras R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)



Limite de saque com vinculação de pagamento - OFSS

1.526.480,45

593.772,11

157,08

99,88

Limite de saque com vinculação de pagamento – ordem de pagamento – OFS

0,00

42.456,35

-100,00

0,00

Demais contas - Caixa Econômica Federal

1.773,30

1.773,30

0,00

0,12

Total

1.528.253,75

638.001,76

57,08

100,00



Nota 2 – BP - Demais créditos e valores a curto prazo

Os demais créditos e valores representam os adiantamentos de despesa de pessoal (13º salário e férias do exercício seguinte), e os créditos a receber de acerto financeiro com servidores e ex-servidores.

A variação de 9,70% no subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo" em relação ao Ativo Circulante ocorreu em virtude de registro nas contas: 1.1.3.1.1.01.01 - 13 Salário – adiantamento, 1.1.3.1.1.01.05-Salários e Ordenados- Pagamento Antecipado e 1.1.3.8.1.16.00 - Cred a rec de acerto finan c/servidor/ex serv.

A conta 1.1.3.1.1.01.01 – 13º Salário – adiantamento, mensurada pelo valor de R$ 120.349,72 representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro/2021 - adiantamento de gratificação natalina - ativos, dos servidores que marcaram férias para o primeiro período do exercício seguinte, ao qual terão suas compensações efetuadas no exercício de 2022. Representa 58,27% do total desse subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo".

A conta 1.1.3.1.1.01.05 - Salários e Ordenados - Pagamento Antecipado, mensurada pelo valor de R$ 56.456,64 representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro/2021 - adiantamento de gratificação natalina – ativos – férias – pagamento antecipado, dos servidores que marcaram férias para o primeiro período do exercício seguinte, ao qual terão suas compensações efetuadas no exercício de 2022. Representa 27,33% do total desse subgrupo "Demais créditos e valores a curto prazo".

A conta 1.1.3.8.1.16.00 - Cred a rec de acerto finan c/servidor/ex serv., mensurada pelo valor de R$ 31.362,33 representa o registro de diferenças de ex-servidor e ex-servidor e ex-servidor e servidores falecidos que terão os ajustes efetuados no exercício de 2022. . Representa 14,40% do total desse subgrupo "Demais crsisteméditos e valores a curto prazo".

Como não houve registro contábil nas contas 11381.07.00 / 12121.98.21 - Créditos a receber decorrentes de infrações, 12121.98.06 -Créditos a receber de acerto financeiro com servidor/ex-servidor e contas dos grupos 83100.00.00 - Execução encaminhamento créditos dívida ativa e 89991.49.00 - Controle de ativos contingentes), certifico a regularidade destas contas.


Tabela 3 - Adiantamentos R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Adiantamentos de curto prazo

176.806,36

14.508,05

1.118,68

100,00

Adiantamentos a pessoal

176.806,36

14.508,05

1.118,68

100,00

Total

176.806,36

14.508,05

1.118,68

100,00


Tabela 4 - Créditos a receber de curto R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Créditos a receber de curto prazo

31.362,33

56.819,52

-44,80

100,00

Créditos de pessoal

31.362,33

56.819,52

-44,80

100,00

Créditos de multas administrativas

0,00

0,00

0,00

0,00

Demais créditos

0,00

0,00

0,00

0,00

Total

31.362,33

56.819,52

-44,80

100,00


Nota 3 – BP – Estoques

Os estoques são mensurados pelo valor de custo, que compreende o preço de compra e demais gastos de aquisição ou, ainda, pelo valor apurado na produção, nos termos da Macrofunção 02.03.48. Na saída do estoque, os valores são baixados calculando-se a média ponderada dos preços de aquisição. Os bens de consumo adquiridos ou produzidos destinam-se ao consumo e manutenção das atividades das unidades administrativas.

A conta 1.1.5.6.1.01.00 - materiais de consumo apresentou em 31/12/2021 o valor de R$ 374.533,34. Esse subgrupo "Estoques" representa 17,60% do total do Ativo, sendo que as situações mais relevantes referem-se as contas correntes P 17- Material de TIC -material de consumo representando um percentual de 39,41% e P 16 Material de Expediente, representando um percentual de 30,53%.


Tabela 5 - Bens no almoxarifado R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Material de expediente

114.335,33

131.490,94

-13,05

30,53



Material de tecnologia da informação – tic

147.596,56

129.272,63

14,17

39,41

Material de limpeza e prod. de higienização

15.160,37

17.332,63

-12,53

4,05

Material para manutenção de bens imóveis

16.563,01

5.033,92

229,03

4,42

Material elétrico e eletrônico

26.778,59

32.416,24

-17,39

7,15

Material de proteção e segurança

14.382,58

15.850,74

-9,26

3,84

Diversos

39.716,90

55.643,41

-28,62

10,60

Total

374.533,34

387.040,51

162,35

100,00


Nota 4 – BP - Variações patrimoniais diminutivas pagas antecipadamente

Referem-se às despesas antecipadas pagas a título de prêmios de seguros e assinatura e anuidades. Este subgrupo representa 0,90% do total do Ativo Circulante, sendo registrados os valores que representam os contratos de seguros e assinaturas de periódicos em vigor, cuja despesa é apropriada mensalmente, de acordo com o cronograma incluído nos documentos do Siafiweb.


Nota 5 – BP - Bens móveis

Os Bens Móveis representados na conta 1.2.3.1.0.00.00 – Bens Móveis são mensurados pelo valor de aquisição, e possui um montante de R$ 11.665.717,68, com vida útil econômica limitada, ficando sujeito à depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período, sem prejuízo das exceções expressamente consignadas. A variação patrimonial entre 2020 e 2021 teve um decréscimo de 2,50%.

A conta 1.2.3.1.1.08.01 - estoque interno c/c 24 ficou com saldo divergente entre os sistemas SICAM e SIAFI em dezembro/2021, no montante de R$ 28.036,30, pelo seguinte motivo: não foi enviado à Seção de Material e Patrimônio o documento fiscal para registro do material no sistema Sicam, ficando sem registro nesse sistema. Esta impropriedade foi saneada no exercício de 2022, conforme PA Sei 0000024-44.2022.4.01.8002.


Nota 6 – BP - Depreciação/amortização/exaustão acumulada de bens móveis

A conta 1.2.3.8.1.01.00 - Depreciação Acumulada - Bens Móveis é realizada de acordo com os critérios definidos no Manual do Siafi, Macrofunção Siafi 02.03.30, utilizando-se o método de cotas constantes.

O saldo em 31/12/2021 de R$ -7.195.204,43 reflete as depreciações mensais dos bens colocados em uso, bem como os ajustes efetuados em razão de regularização de inconsistências em valores apurados no sistema Sicam. Houve uma variação entre 2020 e 2021 de 4,34%.


Nota 7 – BP - Bens imóveis

A conta 1.2.3.2.1.01.02 – Edifícios apresentou em 31/12/2021 um saldo de R$ 24.756.436,53 mensurado pelo valor de aquisição, representando os bens de uso especial registrados no SPIUNET, ficando sujeita à depreciação, conforme Portaria Conjunta STN/SPU 3/2014, e seguem regras específicas desse sistema.

Os Registros Patrimoniais Imobiliários cadastrados no SPIUNET são:

  1. RIP nº. 0255.00588.500-0 - Prédio-Sede da Justiça Federal no Amazonas (Fórum Ministro Waldemar Pedrosa, está situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. É imóvel próprio, possui uma área de 1.600 m² tendo 2.165,20 m² de área construída. O prédio é estruturado em subsolo, térreo e dois andares;

  2. RIP nº. 0255.00743.500-2 - Prédio Anexo I (Rio Negro), situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. O imóvel possui subsolo, térreo e 04 (quatro) andares, com área construída de 4.998,35m²;

  3. RIP nº. 0255.00725.500-4 - Imóvel Tocaia, localizado na Avenida Jornalista Humberto Calderaro Filho, no bairro de Adrianópolis, com uma área aproximada de 30.000m², constando de uma edificação de pavimento único com área construída de 321m².

Dos imóveis pertencentes à Justiça Federal do Amazonas, três não possuem cadastro no Spiunet, quais sejam: Prédio Anexo II (Rio Solimões), Imóvel no Município de Tefé/AM e Imóvel no Município de Tabatinga/AM, conforme informado pela Seção de Material e Patrimônio no documento 12191993.

a ) Prédio Anexo II (Rio Solimões): está localizado atrás do Prédio-Sede, situado na Avenida André Araújo, nº 25, no bairro do Aleixo. Possui área construída de 1.432,48m² em um terreno de 750,00 m², aproximadamente. O motivo da pendência de registro no Spiunet é a falta laudo de avaliação. Sendo que a avaliação desses imóveis da SJAM, está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme o teor do Ofício SEI n. 323207/202114726430, informado no doc. 14769952.

  1. Imóvel no Município de Tabatinga/AM: situado na Rua Aires da Cunha, s/nº, no bairro Ibirapuera, Tabatinga-Amazonas, com área de 7.000 m², sendo 2.522,44 m² de área construída. Foi construído com recursos próprios, em terreno doado pela Polícia Federal. O motivo da pendência de registro no Spiunet é a falta laudo de avaliação. Sendo que a avaliação desses imóveis da SJAM, está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme o teor do Ofício

    SEI n. 323207/202114726430, informado no doc. 14769952.

  2. Imóvel no Município de Tefé/AM: esta funcionando em uma sala cedida pela UEA-Universidade Estadual do Amazonas no seguinte endereço: Estrada do Bexiga, 1085, Jerusalém, Tefé-Amazonas - CEP 69552-315, conforme informado no doc. 14798869, PA Sei 0000033-06.2022.4.01.8002.

Quanto à regularidade das avaliações em conformidade com a Portaria Conjunta SPU-STN n. 703 (renumerada para Portaria Conjunta STN/SPU n. 03), de 10 de dezembro de 2014, e Instrução Normativa n. 5, de 28 de novembro de 2018, consoante Orientação Contábil 6148495, bem como a Portaria Conjunta n. 38, de 31 de julho de 2020, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e da Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia, ainda não houve a reavaliação por meio de laudo de avaliação. Este assunto está sendo tratado no PA Sei 0000343-46.2021.4.01.8002, com último andamento solicitando a contratação de serviço de avaliação dos imóveis desta Seção Judiciária, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo Serviço de Patrimônio da União, conforme informado no doc. 14769952.

A conta 1.2.3.2.1.07.00 – Instalações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 592.536,10 mensurado pelo valor original, e refere-se aos serviços de instalações do sistema de CFTV dos Edifícios Rio Negro, Waldemar Pedrosa, Rio Solimões e imóvel Tocaia, contrato 10/2021, PA Sei 0005624-80.2021.4.01.8002.

A conta 1.2.3.2.1.99.05 - Bens Imóveis a Classificar/ a Registrar apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 6.878.471,59 mensurado pelo valor original, e refere-se aos bens imóveis não cadastrados no SPIUNET, em virtude de ausência de reavaliação dos bens imóveis.


Tabela 6 - Imóveis da unidade gestora 090002-JFAM

R$


IMÓVEIS


Unidade


N. Rip Imóvel SPIUnet


N. Rip Utilização SPIUnet / Siafi


Origem

MENSURAÇÃO

Data do Último Laudo de avaliação

Valor em 31/12/2020

Desvalorização/ Redução


Acréscimo

Valor em 31/12/2021

Seção Judiciária

- Imóvel

Tocaia


0255.00725.500-4


0255.00078.500-8


União


9.000.001,39


0,00


0,00


9.000.001,39

não houve avaliação

Seção Judiciária

- Prédio-Sede da Justiça Federal no Amazonas (Fórum Ministro Waldemar

Pedrosa)


0255.00588.500-0


0255.00509.500-0,

0255.01272.500-5,

0255.01273.500-0,

0255.01274.500-6,

0255.01275.500-1


União


4.434.416,01


0,00


0,00


4.434.416,01


não houve avaliação

Seção Judiciária

-Prédio Anexo I (Rio

Negro)


0255.00743.500-2


0255.00577.500-0,

0255.01271.500-0


União


11.322.019,13


0,00


0,00


11.322.019,13


não houve avaliação

Seção Judiciária

- Prédio Anexo II (Rio

Solimões)


não houve cadastro no SPIUNET


não houve cadastro no SPIUNET


União


-


-


-


-


-

Subseção Judiciária de Tabatinga

não houve cadastro no SPIUNET


não houve cadastro no SPIUNET


Cedido


-


-


-


-


-

UAA-

Tefé *³

não houve cadastro no SPIUNET

não houve cadastro no SPIUNET


Cedido


-


-


-


-


-

Notas:

1. Origem: informar uma das opções: União, locado ou cedido.

2. Para os imóveis próprios (União) não cadastrados no SPIUnet, informar valor de aquisição/construção: ( Seção Judiciária - Prédio Anexo II (Rio Solimões - valor extraído da conta 123219905 - BENS IMOVEIS A CLASSIFICAR/ A REGISTRAR )

3. UAA-Tefé - O período de cessão do imóvel é de 23.04.2012 (Portaria Presi/CENAG N.133, de 12 de abril de 2012) a 19.01.2020 (Resolução Presi 9279781), conforme informado doc. SEI 9575824. Atualmente a unidade esta funcionando em uma sala cedida pela UEA-Universidade Estadual do Amazonas no município de Tefé-Amazonas.

Tabela 7 - Termos de cessão de uso da unidade gestora 090002-JFAM

R$



UG


Termo

N.

Termo Sei


Contratado


Vigência

Descrição resumida

Tipo de Ônus

Total da Receita Arrecadada

Código de Receita


Processo


090002


Cessão de Uso


01/2020


Caixa Econômica Federal - CEF


18.06.2020

a 17.06.2025

Cessão de uso a título oneroso à Caixa Econômica Federal, Agência 3990/PAB-JF, de

uma sala com área correspondente a 86,02 m²,

localizada no pavimento térreo, do Edifício-sede da Justiça Federal/Seção Judiciária do

Estado do

Amazonas.


ressarcimento de despesa


81.514,54


18811


0000753-

41.2020.4.01.8002


Cessão de Uso


02/2020


Blendow de Sousa Campos BSC – MEI


14.07.2020

a 13.07.2022

Cessão de uso do espaço de 5,8m2 para a prestação dos serviços de reprografia e digitalização, incluindo o

fornecimento de equipamentos, operadores, manutenção e de todo material de consumo necessário à

realização dos

serviços, nas dependências do prédio-sede da Justiça Federal de 1º Grau no Estado do Amazonas.


ressarcimento de despesa


0,00


-


0003420-

34.2019.4.01.8002


Cooperação Técnica


01/2019


Universidade do Estado do Amazonas-UEA


28.07.2019

a 27.07.2024

Instalação nas dependências desta Justiça Federal do “Núcleo de Prática Jurídica” como

centro de

voluntariado voltado à

implementação e ao desenvolvimento de ações que visem orientar e auxiliar o cidadão e a comunidade prestando assistência jurídica gratuita.


não oneroso


-


-


0000879-

28.2019.4.01.8002


Permissão de Uso


01/2019


Banco do Brasil S.A.


03.10.2019

a 02.10.2024

Tem por objeto ceder ao Banco do Brasil S.A. o uso e gozo de um espaço, medindo 1m2, localizado no hall do Edifício Rio Negro da Seção Judiciária do Amazonas.


ressarcimento de despesa


128,15


18811


0001395-

48.2019.4.01.8002





Permissão de Uso


01/2017


Ordem dos Advogados do Brasil - OAB


20.03.2017

a 19.03.2022

Tem por objeto a permissão de uso de uma sala com área correspondente a 10,16 m²,

localizado no térreo do Edifício-Sede da Seção Judiciária do Amazonas.


ressarcimento de despesa


0,00


18811


0000228-

35.2015.4.01.8002


Notas: Não houve arrecadação da Blendow de Sousa Campos BSC – MEI e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB no exercício de 2021. Foram emitidas as Informações nos documentos Sei 14542019 e 14540280, sem resposta pela unidade responsável.



Nota 8 – BP - Depreciação/amortização/exaustão acumulada de bens imóveis

A conta 1.2.3.8.1.02.00 – Depreciação Acumulada - Bens Imóveis apresentou em 31/12/2021 o valor de R$ - 153.685,24. A depreciação dos bens imóveis cadastrados no SPIUnet foi realizada mensalmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, de acordo com dados gerados pela Secretaria de Patrimônio da União.


Nota 9 – BP – Softwares

O Ativo Intangível é mensurado ou avaliado com base no valor de aquisição ou de produção.

A conta 1.2.4.1.1.01.01 – Softwares em 31/12/2021 totalizou R$ 8.890,00 e é composta integralmente por software com vida útil definida. O valor refere-se à aquisição de licenças de softwares acrobat pro dc for team, acrobat professional cce etla e papaercut mf. Sofre amortização.

A conta 1.2.4.1.1.02.01 - Softwares em 31/12/2021 totalizou R$ 79.049,46 e é composta integralmente de softwares com vida útil indefinida. O valor refere-se à aquisição de licença de uso e atualização de software (licenças do sistema de gravação de áudio e vídeo

- DRS Audiência). Não sofre amortização.

Houve a transferência de saldo da conta 12411.02.01 para a conta 1244.01.01, no montante de R$ 990,00, por tratar-se de software de gerenciamento monitoramento e bilhetagem, com vida útil definida, conforme planilha 11920246(sei), vigência 09.12.2019 a 10.03.2024, contrato 18/2019-Panacopy Com de Equip. Reprogr. Ltda.


Tabela 8 - Softwares R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Software - Vida Útil Definida

8.890,00

7.900,00

12,53

10,11

Software - Vida Útil Indefinida

79.049,46

80.039,46

-1,24

89,89

Total

87.939,46

87.939,46

11,29

100,00


Nota 10 – BP - Amortização Acumulada de Softwares

A conta 1.2.4.8.1.01.00 - Amortização Acumulada - Contas 1241101XX apresentou em 31/12/2021 o saldo de R$ - 4.615,23 representando o registro das amortizações da conta de software com vida útil definida 1.2.4.1.1.01.01 – Softwares, até final de sua vigência, conforme P.A’s 0001997-73.2018.4.01.8002, 00602-41.2021.4.01.8002 e 0000848-37.2021.4.01.8002.


Nota 11– BP - Obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais a pagar a curto prazo.

A conta 2.1.1.1.1.01.01 - Salários, Remunerações e Benefícios ISF F mensurada pelo valor de R$ 146.673,95 demonstra o registro de folhas de pagamentos suplementares de dez/2021 hora-extra, gratificação por exercício cumulativo de jurisdição-gaju e ressarcimento de pessoal requisitado de outros órgãos.

A conta 2.1.1.1.1.01.01 - Salários, Remunerações e Benefícios ISF P mensurada pelo valor de R$ 351.060,65 demonstra o registro de passivo sem cobertura orçamentária, referente as despesas com ressarcimento de pessoal requisitado.

A conta 2.1.1.1.1.01.02 - Décimo terceiro salário a pagar está com saldo zerado. Os procedimentos de apropriação de 13.º salário dos regimes estatutários e celetistas desta unidade gestora estão em observância ao Acórdão 1.322/2018 – TCU/Plenário e ao Manual do Siafi, Macrofunção 02.11.42 - Folha de pagamento. No mês de novembro ocorreram os ajustes para encerramento, com a devida observância aos itens 17 e 20 do Procedimento Contábil 11089202, bem como as devidas atualizações após o pagamento de 13º salário de 2021 na folha de dezembro. Foram realizadas as compatibilizações do saldo acumulado das contas de variação patrimonial diminutiva de 13º salário (31111.06.00, 31121.06.00, 32111.05.00 e 32211.02.00) com os valores da despesa orçamentária (62213.04.00) de 13º salário de ativos, celetistas, inativos e pensionistas. Os ajustes para encerramento das contas no mês de dezembro foram realizados com a devida observância ao Procedimento Contábil 11089202.

A conta 2.1.1.1.1.01.03 - Férias a pagar mensurada pelo valor original de R$ 4.858.999,07 demonstra os valores de registro de duodécimos do passivo de férias (remuneração e abono constitucional) e registro da baixa da remuneração no período de férias (BRPF) conforme orientações constantes no PAE SEI 0000609-33.2021.4.01.8002. Os procedimentos de apropriação de passivos de

férias desta unidade gestora estão em observância ao Acórdão 1.322/2018 – TCU/Plenário e ao Manual do Siafi, Macrofunção

02.11.42 - Folha de pagamento.

A conta 2.1.1.4.2.01.03 - Inss-Contrib.s/ Serviços de Terceiros – Intra mensurada pelo valor original de R$ 3.487,36 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária de honorários periciais (AJG), conforme solicitação Seplo 14765084, PA SEI 0005738-19.2021.4.01.8002.


Nota 12 - BP - Fornecedores e contas a pagar a curto prazo

A conta 2.1.3.1.1.04.00 – Contas a pagar credores nacionais ISF P, mensurada pelo valor original de R$ 17.436,77 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária de honorários periciais (AJG), conforme solicitação Seplo 14765084, PA SEI 0005738-19.2021.4.01.8002.


Nota 13 - BP – Provisões a curto prazo

A conta 2.1.7.9.1.05.00 - Provisão para serviços de terceiros P, mensurada pelo valor original de R$ 520.000,00 demonstra os valores de registro de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pró social - dea, com prestação de serviços médicos e odontológicos (ação orçamentária 2004 - amos), conforme doc. 14781455, PA Sei 0005738-19.2021.4.01.8002.


Nota 14 - BP - Demais obrigações a curto e longo prazo

A conta 2.1.8.8.1.01.04 - IRRF devido ao Tesouro Nacional apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 6.901,99 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju -competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.

A conta 2.1.8.8.1.01.19 - Retenções – Associações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 347,08 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.

A conta 2.1.8.8.1.01.27 - Previdência complementar servidor pub federal Associações apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 476,36 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.

A conta 2.1.8.8.1.01.99 - Outros consignatários apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 12,50 e representa o registro da folha de pagamento suplementar de dezembro de 2021 - gratificação por exercício cumulativo de jurisdição - Gaju - competência dezembro/2021, P.A. Sei 0006568-82.2021.4.01.8002.

A conta 2.1.8.8.1.04.02 - Depósitos e Cauções recebidos apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 1.174,95 e representa o registro de caução em dinheiro dos seguintes contratos:

a) Contrato 14/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda – reforma, recuperação e adequação do prédio remanescente da demolição da antiga creche no imóvel Tocaia para ser utilizado como depósito e arquivamento judicial, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 73-0, vigência 31/10/2019 a 29/12/2019, PA SEI 0002082-25.2019.4.01.8002.;

c) Contrato 16/2019 - firmado com a Empresa Capri Engenharia Ltda, vigência 25/11/2019 a 23/01/2020, referente a elaboração do projeto executivo de revitalização/construção de acesso único de entrada da Justiça Federal, cujo depósito foi realizado no município de Manaus-AM, CEF, Ag. 1043, operação 10, conta 75-7, PA SEI 0003475-82.2019.4.01.8002.

A conta 2.2.8.8.1.04.02 - Depósitos e Cauções recebidos apresentou em 31/12/2021 o montante de R$ 598,35, que representa o registro de caução em dinheiro do Contrato 28/2018 - firmado com a empresa Rosano Tecnology Ind Com e Serv Eirel, referente a aquisição de impressoras PVC, contemplando serviços de assistência e garantia estendida até 3 meses após a vigência de 23/05/2022, cujo depósito foi realizado no município de Canoas-RS, CEF, Ag. 0463, operação 10, conta 87-1- PA SEI 0001965-68.2018.4.01.8002.


Nota 15 – BP - Resultado do exercício

O resultado do exercício efetuado com base no encerramento das contas de resultado apurou em 2021 o montante de R$ 1.674.357,75 demonstrando que as variações patrimoniais aumentativas superaram as variações patrimoniais diminutivas.


Nota 16 – BP - Resultado de exercícios anteriores

A variação na conta de superávit de exercícios anteriores, no montante de R$ 32.298.638,98 decorreu de reclassificação de saldos da conta 2.3.7.1.1.03.00 – Ajuste de exercícios anteriores da administração direta, autarquias, fundações e fundos para a conta 2.3.7.1.1.02.01 superávits ou déficits de exercícios anteriores, realizada pela Coordenação-Geral de Contabilidade.


Nota 17 – BP - Ajustes de exercícios anteriores

A conta 2.3.7.1.1.03.00 - Ajustes de exercícios anteriores registra os efeitos das alterações nas políticas contábeis e da correção de erro imputável a exercício anterior que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes. Apresentou em 31/12/2021 o saldo devedor de R$ 1.122.860,66. O valor decorreu dos seguintes registros: passivo sem cobertura orçamentária, referente as solicitações de pagamento de folha suplementar hora-extra dez/2020, Gaju-competência dez/2020, auxílio transporte exercícios anteriores; registro do passivo sem cobertura orçamentária, referente aos serviços de telefonia dez/2020, companhia de saneamento do Amazonas out/2020; registro

de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pró-social – DEA; registro de passivos anteriores - DEA, para pagamento de pessoal requisitado; registro do passivo sem cobertura orçamentária - serviços extraordinários - recesso forense de dezembro de 2020; baixa da conta de ativo 11311.01.05 - salários e ordenados pagamento antecipado, referente a valor compensado; registro de relacionado ao indicador BRPF de períodos aquisitivos anteriores; registro do passivo sem cobertura orçamentária de pessoal, referente ao formulário 11 –DEA; progressão funcional; substituições; baixa da conta 11311.01.01, referente ao adiantamento de décimo terceiro salário de Gaju- meses de nov e dez/2020.


DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS


Nota 18 – DVP - Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

Representam as arrecadações de receitas a título de custas judiciais, cujos valores são recolhidos em favor do Tesouro Nacional, com código de recolhimento: 18740-2 - STN-Custas Jud.(Caixa/BB) e registro na conta 4.1.2.2.1.01.00 - Taxa pela Prestação de Serviços. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 31,95% na arrecadação.


Nota 19 – DVP - Exploração de bens, direitos e prestação de serviços

Representa a receita de contratos de cessão de uso de espaços físicos de imóveis firmados com entidades particulares para prestação de serviços, arrecadada no código de recolhimento de receita própria, tais como: 18815-8 - STN Servi Administrativos, 18894-8 - STN-Rec Cessão d. oper. pag, 118811-5 - STN Tx Uso de Imóv. Públic, 18837-9 - STN-Rec. Cópias Reprograf. O registro é efetuado na conta 4.3.3.1.1.01.00 - Valor Bruto Exploração Bens, Dir e Serviços. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 12,49% na arrecadação. Em 2020 arrecadou R$ 100.636,53, e em 2021 arrecadou o valor de R$ 113.202,86.


Nota 20 – DVP - Transferências e delegações recebidas

Este item representa sub-repasses recebidos da Setorial Financeira como: recursos primários de livre aplicação, recursos livres da seguridade social, contribuição do serv. para o plano seg. soc. serv. pub., movimentações de saldos patrimoniais, e doações/transferências recebidas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 4,82%.


Nota 21 – DVP - Ganhos por incorporação de ativos

O montante de R$ 33.416,64 decorreu dos seguintes fatores: registro de crédito a receber de servidores e ex-servidor, em virtude de valores pagos antecipadamente; recebimento de 15 fitas de bechup LTO 7 através do Contrato 15/2021 compradas pelo TRF1, Pa Sei 0000065-51.4.01.8000. De 2020 para 2021 verifica-se um decréscimo de -84,49%.


Nota 22 – DVP - Diversas variações patrimoniais aumentativas

Refere-se a arrecadação de receitas por meio de GRU a título de: multas administrativas com código 18804-2 - Multa código proce. civil; indenizações, restituições e ressarcimentos, com código 18862-0 - Ressarcim. honor. periciais, 18806-9 - Rec.desp.prim.f00 exe. ant., e 18818-2 - Stn outras restit.(folha); Vpa decorrente de fatores geradores diversos, com o código18822-0 - Stn outras receitas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 66,50%.


Tabela 9 - Variações Patrimoniais Aumentativas R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Impostos, taxas e contribuições de melhoria

2.428.102,32

1.840.178,07

31,95

2,21

Exploração e Venda de Bens, serviços e direitos

113.202,86

100.636,53

12,49

0,10

Transferências e delegações recebidas

106.750.290,75

101.845.522,88

4,82

97,15

Ganho por incorporação de ativos

33.416,64

215.478,20

-84,49

0,03

Diversas variações patrimoniais aumentativas

554.450,61

332.994,50

66,50

0,51

Total

109.777.463,18

104.334.810,18

31,26

100,00


Nota 23 – DVP - Pessoal, encargos, benefícios previdenciários e assistenciais

Representam as despesas com vencimentos e salários, abonos, adicionais, gratificações, férias, 13º salário, licenças, gratificações, contribuição patronal para o RPPS - intra, contribuições previdenciárias - INSS, seguro de acidente no trabalho, complementação de previdência, auxílio alimentação, auxílio moradia, ajuda de custo, auxílio creche, indenização de transporte, indenizações e restituições trabalhistas, pessoal requisitado de outros entes, proventos - pessoal civil, aposentadorias pendentes de aprovação pessoal civil, licença prêmio para inativo civil, 13º salario - pessoal civil (pendente de aprovação no TCU) , pensões civis, 13º salario -pessoal civil - pensionistas, auxílio funeral, auxílio natalidade, assistência a saúde .

O grupo mais significativo é “Pessoal e Encargos” que representa 72,35% do total das Variações Patrimoniais Diminutivas. Nesse grupo, ocorreram as seguintes impropriedades:

  1. Nas contas 3.1.2.1.2.09.00 - Sentenças Judiciais - Encargos Patronais RPPS e 3.1.2.1.2.01.00 - Contribuição Patronal para o RPPS, houve registro em duplicidade em virtude de reclassificação de variação patrimonial diminutiva referente às Folhas Suplementares de Agosto e Setembro de 2021 - Sentenças Judiciais - VPNI/Quintos, por meio das Notas de Lançamento de Sistema 2021NS003566 e 2021NS003567(conforme Orientação TRF1-DICOC 14675108 , em 14/12/2021), e Nota de Auditoria 14231698, com a reclassificação por meio das Notas de Lançamento 2021NL000072 e 2021NL000073 14245337, em 14/10/2021, em atendimento ao disposto no doc. 14675108. Tal impropriedade foi registrada no Relatório de Inconsistências Contábeis 14821904.

  2. A conta 3.1.3.1.1.08.00 - Indenização de transporte - RPPS apresentou um saldo indevido de R$ 6.953,51 em virtude de apropriação de despesa com indenização de transporte competência dezembro/2020, realizada com dotação orçamentária do exercício de 2021. Tal impropriedade foi registrada no Relatório de Inconsistências Contábeis 14821904.


Nota 24 – DVP - Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo

Demonstra as despesas com consumo de materiais estocados no almoxarifado e aqueles adquiridos para consumo imediato, serviços técnicos profissionais – pessoa física e pessoa jurídica, serviços educacionais e culturais – pessoa física e jurídica, serviços de apoio administrativo, técnico e operacional, serviços de comunicação, gráfico e audiovisual, serviço de transporte, passagem, locomoção e hospedagem- pessoa jurídica, serviços administrativos – pessoa jurídica, serviço de água e esgoto, energia elétrica, gás e outros -pessoa jurídica, diárias, seguros em geral, depreciação de bens móveis/imóveis e amortização de intangível. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 20,88%.


Nota 25 – DVP - Variações patrimoniais diminutivas financeiras

Representam os encargos no pagamento de obrigações em atraso, como multas e juros.


Nota 26 – DVP - Transferências e Delegações concedidas

Representa os registros de sub-repasses concedidos pela setorial financeira, movimento de saldos patrimoniais, doações e transferências concedidas. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 41,58%.


Nota 27 – DVP - Desvalorização e Perda de Ativos e Incorporação de Passivos

O montante de R$ 162.087,21 referente a Desincorporação de Ativos, decorreu dos seguintes fatores: registro de baixa do saldo contábil de bens móveis irrecuperáveis; baixa em virtude da devolução do valor a receber de ex-servidor, bem como baixa por registro indevido. De 2020 para 2021 verifica-se um decréscimo de 89,88%.


Nota 28 – DVP - Tributárias

O montante de R$ 196.656,51 representa os registros de taxas e obrigações patronais s/ serviços de pessoa física. De 2020 para 2021 verifica-se um acréscimo de 64,48%.


Nota 29 – Diversas Variações Patrimoniais Diminutivas

O montante de R$ 520.395,00 refere-se aos seguintes registros: registro de passivos sem cobertura orçamentária para pagamento de credenciados do pro social - dea, passivos estimados com prestação de serviços médicos e odontológicos (ação orçamentária 2004 -amos), ref. ao mês de dezembro/2021 e anteriores, ainda não faturados, doc. 14781455-sei; e indenização/ reembolso em favor de Magistrado, referente as despesas com aquisição de certificação digital para o CNPJ da Justiça Federal de Primeiro Grau no Amazonas, junto a Receita Federal do Brasil.


Tabela 10 - Variações Patrimoniais Diminutivas R$



2021

2020

AH (%)

AV (%)

Pessoal e encargos

78.285.841,98

78.152.942,00

0,17

72,35

Benefícios previdenciários e assistenciais

14.125.861,58

14.062.333,00

0,45

13,05

Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo

11.639.054,34

9.628.673,83

20,88

10,76

Variações patrimoniais diminutivas financeiras

2.036,56

27,68

7.257,51

0,00

Transferências e Delegações concedidas

3.273.172,22

2.311.944,09

41,58

3,02

Desvalorização e Perda de Ativos e Incorporação de Passivos

162.087,21

1.601.251,47

-89,88

0,15

Tributárias

196.656,51

119.560,86

64,48

0,18

Diversas Variações Patrimoniais Diminutivas

520.395,00

14.485,52

3.492,52

0,48

Total

108.205.105,40

105.891.218,45

10.787,72

100,00


BALANÇO ORÇAMENTÁRIO


Nota 30 – BO - Receitas correntes e receitas de capital

O Balanço Orçamentário da UG não apresenta valores no quadro “Receita”, pois as contas de controle da arrecadação são movimentadas na Setorial Financeira do Órgão (UG 090001/CJF).


Nota 31 – BO -Déficit

O déficit de R$ 107.264.862,95 foi apurado confrontando-se as receitas e as despesas realizadas, que corresponde ao total da despesa empenhada.


Nota 32 – BO -Despesa

A Despesa Orçamentária, no exercício de 2021 perfaz um montante de R$ 107.264.862,95. As despesas correntes representaram 98% do total da despesa empenhada.


Nota 33 – BO -Anexo 1 – Demonstrativo de execução dos restos a pagar não processados

O acompanhamento da Execução de Restos a Pagar em 2021 dessa unidade gestora ocorreu de acordo com as orientações do PA SEI 0006707-40.2021.4.01.8000. A apuração dos valores inscritos e reinscritos em restos a pagar em 2021 foi efetuada periodicamente conforme dados anexados ao supracitado processo.

Os restos a pagar não processados inscritos em 31 de dezembro do exercício anterior atingiu o montante de R$ 591.981,08. Desse montante, em 2021, foram pagos 72,96% e cancelados 27,04%.


Nota 34 – BO -Anexo 2 – Demonstrativo de Execução dos Restos a Pagar Processados e não Processados Liquidado

Os restos a pagar processados e não processados liquidados inscritos em 31 de dezembro do exercício anterior atingiu o montante de R$ 42.456,35.


BALANÇO FINANCEIRO


Nota 35 – BF -Sub-repasse recebido

Os sub-repasses são oriundos da Setorial Financeira (UG 090032), que os recebe da Setorial Financeira do Órgão (UG 090001). Dos valores recebidos que se destinaram ao pagamento de despesas vinculadas ao orçamento de 2021, por fonte de recursos, a fonte 0100000000 Recursos Primários de Livre Aplicação, representa 84,37% do sub-repasse recebido.


Nota 36 – BF - Movimentação de Saldos Patrimoniais

O valor de R$ 14,07 refere-se ao recolhimento de ISSQN de serviços de instalação/desinstalação e higienização dos condicionadores de ar, pois no momento da emissão do DAR 2021DR000001 anexado ao doc. 12232406, foi informado o tipo de recurso 2 - com limite de restos a pagar, quando deveria ter sido o tipo de recurso 3 – vinculação de pagamento, conforme autos do PA Sei 0000463-89.2021.4.01.8002.


Nota 37 – BF -Inscrição dos restos a pagar processados

Os restos a pagar processados inscritos em 2021 atingiram o montante de R$ 63.053,13, e refere-se as despesas com folha de pagamento.


Nota 38 – BF -Inscrição dos restos a pagar não processados

Os restos a pagar não processados inscritos em 2021 atingiu o montante de R$ 2.001.463,01 obtendo-se um aumento de, aproximadamente, 238,10%, em relação ao valor inscrito no encerramento de 2020. Os restos a pagar não processados inscritos em 2021 ocorreram na modalidade: a liquidar e em liquidação. A inscrição de valores em restos a pagar estão relacionados à: despesa com folha de pagamento; serviço de telefonia; serviço de energia elétrica; serviço de água; serviço de correios; despesa com bolsa auxílio estagiário; despesa com indenização auxílio transporte para estagiários; despesa com contratação de serviços técnicos profissionais para elaboração de projeto executivo de instalação de grupo gerador; despesa com obras em andamento - reforma da entrada principal da sede; despesa de serviços técnicos profissionais; despesa com aquisição de aparelhos condicionadores de ar; despesa com contratação de serviços de engenharia comum; despesa com contrato para prestação de serviços de recrutamento e seleção de estagiários; despesa com aquisição de aparelhos e utensílios domésticos; despesa com serviços técnicos profissionais - fiscalização, acompanhamento e assessoramento dos serviços de reforma da fachada do Edifício Rio Negro; despesa com equipamento de proteção e segurança.


Nota 39 – BF -Depósitos restituíveis e valores vinculados

Representa o movimento líquido das disponibilidades financeiras na fonte 0190000000 Recursos Diversos. O montante apurado foi de R$ 3.594,20.

Nota 40 – BF -Arrecadação de outra unidade

Decorre da arrecadação de receitas por meio de Guia de Recolhimento da União, em diversas fontes Tesouro Nacional. Houve acréscimo na arrecadação de receitas, no percentual de 34,97%, em relação a 2020.


Nota 41 – BF -Ordinárias

Representa as despesas consignadas em dotação orçamentária autorizada, bem como créditos descentralizados na fonte 00 – Recursos ordinários, oriunda de receitas cuja aplicação é livre, sem qualquer tipo de vinculação ou destinação específica. As despesas empenhadas com recursos ordinários atingiram o montante de R$ 90.579.121,20.


Nota 42 – BF -Vinculadas

Representam as despesas de dotações autorizadas e créditos descentralizados em fontes de recursos com finalidade específica previamente determinada, com base em dispositivo constitucional e legal. As despesas empenhadas com fontes vinculadas atingiram o montante de R$ 16.685.741,75, sendo que a previdência social (RPPS) representa 83,52% das despesas vinculadas.


Nota 43 – BF -Transferências financeiras concedidas

Referem-se aos sub-repasses concedidos e outras movimentações financeiras, sendo que a movimentação de saldos patrimoniais representam 94,73% das transferências financeiras concedidas.


Nota 44 - BF -Pagamentos extraorçamentários

Representam os pagamentos efetuados no exercício de 2021, com orçamentos de exercícios anteriores (restos a pagar) e outros depósitos de terceiros.


Nota 45 – BF -Caixa e equivalentes de caixa

Refere-se aos valores da conta de Limite de Saque com vinculação de pagamento – orçamento fiscal e da seguridade social, no montante de R$ 1.528.253,75.


DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA


Nota 46 – DFC - Fluxos de Caixa das Atividades das Operações

Os ingressos, no montante de R$ 109.836.638,36, superaram os desembolsos (R$ -108.116.088,66), com valor positivo de R$ 1.720.549,68.


Nota 47 – DFC -Outros Ingressos das Operações

Os ingressos extra orçamentários referem-se a recursos diversos, no montante apurado de R$ 3.594,20.

As transferências financeiras recebidas são os sub-repasses recebidos que representam 97,18% do total deste item.

A Arrecadação de Outra Unidade são as decorrentes de arrecadação de receitas por meio de Guia de Recolhimento da União, fontes Tesouro Nacional, e representa 2,82% deste item.


Nota 48 – DFC -Pessoal e Demais Despesas

O item “Pessoal e demais despesas” representa 86,20% dos Desembolsos, no exercício de 2021.


Nota 49 – DFC -Transferências Intragovernamentais

São os pagamentos realizados a outros órgãos integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social, perfazendo um montante de R$-11.643.681,05 que representa 10,77% dos Desembolsos.


Nota 50 – DFC -Outros Desembolsos Operacionais

Os dispêndios extraorçamentários referem-se a recursos diversos, no montante de R$ -3.594,20.

As transferências financeiras concedidas são os sub-repasses concedidos, perfazendo um montante de R$ -3.268.072,02.


Nota 51 – DFC -Fluxos De Caixa Das Atividades De Investimento

O fluxo de caixa das atividades de investimentos apresentou o montante de R$-830.297,69, considerando que não há ingressos relacionados a essas operações.

Nota 52 – DFC -Geração líquida de caixa e equivalentes de caixa

O valor de R$ 890.251,99 resulta das entradas e saídas de caixa classificadas em “Fluxos de caixa das atividades das operações”, que atingiu o total de R$ 1.720.549,68 e “Fluxos de caixa das atividades de investimento”, no valor negativo de R$ -830.297,69.


Nota 53 – DFC -Caixa e equivalentes de caixa inicial

Demonstra as disponibilidades financeiras oriundas de exercícios anteriores.

A soma das disponibilidades de último exercício R$ 638.001,76 com o valor dos itens fluxos de caixa das atividades das operações de R$ 1.720.549,68 e fluxos de caixa das atividades de investimento R$ -830.297,69 resultará no saldo final das disponibilidades de caixa do exercício de referência R$ 1.528.253,75.


Nota 54 - Suprimento de Fundos

Não houve gastos com suprimento de fundos na unidade gestora.


Nota 55- Contratos e garantias contratuais

Os contratos administrativos firmados pela unidade gestora são verificados através das contas de controle dos grupos 71230.00.00 -Atos potenciais passivos / Obrigações contratuais e 81200.00.00 - Execução dos atos potenciais passivos / 81230.00.00 - Execução de obrigações contratuais, bem como suas baixas pela liquidação da despesa ou pelo cancelamento de saldos residuais porventura existentes após o encerramento do período de vigência do contrato.

Os saldos nas contas 8.1.2.3.1.08.01 - Contrato de seguros com controle por PC ou RC em execução, 8.1.2.3.1.09.01- Contrato de serviços com controle por PC ou RC em execução e 8.1.2.3.1.11.01 - Contrato de fornecimento de bens com controle em execução representam os contratos vigentes registrados de acordo com o seu valor global e eventuais termos aditivos, bem como as devidas baixas dos valores liquidados e pagos, sendo que o saldo existente nas contas representam as parcelas dos contratos pendentes de liquidação, até o fim da vigência.

Dos contratos executados no exercício de 2021, o valor mais relevante refere-se as despesas com serviços de vigilância da Seção Judiciária do Amazonas.


Tabela 11: Contratos e garantias mais relevantes da unidade

R$


N.

Contrato


Objeto


Tipo


CNPJ/CPF


Nome


Valor Contratado

Valor Pago em Exercícios Anteriores


Valor Pago no Exercício


Saldo a Pagar


14/2016

Prestação de

serviços de vigilância armada

- com arma de fogo - e desarmada, compreendendo, além da mão de obra, o

fornecimento de uniformes, equipamentos, ferramentas e EPIs necessários à sua execução, mediante o

regime de execução indireta, visando atender às necessidades das áreas internas e perimetrais das dependências dos prédios sede e anexos da Seção Judiciária do Amazonas


serviço


09.406.386/0001-

00


TAWRUS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA


7.659.144,74


5.282.755,32


1.186.322,30


1.190.067,12




09/2019

Prestação de serviços contínuos de conservação, limpeza, higienização, manutenção, copeiragem e apoio administrativo, em regime de empreitada por preço global, para a sede da Seção Judiciária do Amazonas, Manaus/AM, e seus prédios anexos.


serviço


12.891.300/0001-

97


JF TECNOLOGIA LTDA


3.525.560,71


1845.106,19


1.198.065,87


482.388,65


02/2019

Prestação de

serviços de telecomunicações necessários à implantação, operação, manutenção e gerenciamento de uma Rede IP Multisserviços, com uso da tecnologia MPLS,

objetivando a interligação das redes locais de computadores da Seção Judiciária do Amazonas


serviço


08.678.016/0001-

60


OZÔNIO TELECOMUNICAÇÕES LTDA


3.577.125,58


2.478.758,91


996.000,00


102.366,67


26/2017

Serviço de fornecimento de energia elétrica -PRÉDIO SEDE, ANEXO I e II


serviço


02.341.467/0001-

20


AMAZONAS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA


3.982.610,37


2.355.824,55


783.417,22


843.368,60


02/2018

Prestação de serviços técnicos especializados na área de

Tecnologia da Informação para atendimento e

suporte aos usuários de TI do

Contratante.


serviço


06.556.008/0001-

15


C. GALATI EIRELI -EPP


1.340.109,74


770.948,71


267.485,57


301.675,46


30/2015

Prestação de

serviços de natureza contínuada e de execução indireta sob o regime de empreitada por preço global, de vigilância para a Subseção Judiciária de Tabatinga/AM.


serviço


09.406.386/0001-

00


TAWRUS SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA


3.118.874,99


2.608.929,73


509.945,26


0,00




22/2015

Prestação de serviços contínuos de conservação, limpeza, higienização, manutenção, copeiragem e apoio administrativo, em regime de empreitada por preço global, para a Subseção Judiciária de Tabatinga/AM.


serviço


12.282.352/0001-

66


MACRO SERVICOS CONSERVACAO E LIMPEZA EIRELI


2.732.184,12


2.494.715,40


237.468,72


0,00


10/2019

Prestação de serviços continuados especializados, compreendendo Médico, Odontólogo e

Auxiliar de Saúde Bucal –ASB, que irão trabalhar em Manaus, na Sede da Justiça Federal de 1º Grau no Amazonas, para execução dos

serviços de atendimento direto nas áreas médico-hospitalar, odontológica e correlatos, bem como de

assessoramento técnico do

Programa de Assistência aos Magistrados e

Servidores da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus da Primeira Região – Pró-social.


serviço


02.895.457/0001-

37


CLÍNICA MÉDICA LOBO LTDA


989.999,74


493.328,13


330.755,00


165.916,61


10/2020

Prestação de

serviços de agenciamento de viagens, compreendendo os serviços de emissão, remarcação, cancelamento de passagens aéreas nacionais, bem como quaisquer outras providências necessárias ao

regular e

adequado cumprimento das obrigações decorrentes da respectiva contratação.


serviço


06.064.175/0001-

49


AIRES TURISMO LTDA


479.821,86


3.163,02


7.235,90


469.422,94




10/2021

Serviço comum de engenharia de implantação do sistema de CFTV (Circuito Fechado de

Televisão) dos

edifícios Rio Negro, Waldemar Pedrosa, Rio Solimões e do imóvel Tocaia, incluindo o fornecimento de equipamentos, materiais, serviços, mão de obra, testes e treinamento para atender às necessidades de segurança institucional da Seção Judiciária do Amazonas


serviço


28.693.887/0001-

60


ALS TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA EIRELI


1.038.359,44


0,00


620.572,40


417.787,04

Obs: no tipo, informar: locação de imóvel, locação de bens móveis, serviços ou fornecimento de bens


Tabela 12: Garantias mais relevantes da unidade

R$


GARANTIA CONTRATUAL

N.

Contrato

CNPJ/CPF

Nome

Tipo de Garantia

Vigência da Garantia

Valor da Garantia

14/2016

09406386000100

TAWRUS SEGURANCA E VIGILANCIA LTDA

seguro-garantia

31/01/2021 a

31/01/2022

63.558,95

09/2019

12891300000197

JF TECNOLOGIA EIRELI

seguro-garantia

03/09/2021 a

03/09/2022

60.455,01

02/2019

08678016000160

OZONIO TELECOMUNICACOES LTDA

seguro-garantia

01/01/2021 a

01/01/2022

49.800,00

10/2021

28693887000160

A L S TECNOLOGIA EM INFORMATICA EIRELI

seguro-garantia

23/07/2021 a

22/01/2022

49.600,00

21/2021

23109869000174

PADUA ENGENHARIA LTDA

seguro-garantia

03/12/2021 a

16/07/2022

43.700,00

02/2018

06556008000115

C GALATI EIRELI

seguro-garantia

15/11/2020 a

15/05/2023

33.519,50

30/2015

09406386000100

TAWRUS SEGURANÇA E VIGILANCIA LTDA

seguro-garantia

01/12/2020 a

01/03/2022

26.491,75

07/2021

08775721000185

LIMPAR LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LTDA

seguro-garantia

02/07/2021 a

02/10/2022

20.762,98

10/2019

02895457000137

CLINICA MEDICA LOBO LTDA - EPP

seguro-garantia

02/07/2021 a

02/10/2022

16.499,99

10/2020

06064175000149

AIRES TURISMO LTDA

seguro-garantia

09/12/2021 a

10/12/2022

11.995,55

Obs: no tipo, informar: caução, seguro-garantia ou fiança bancária


Nota 56 - Inventários

Os Inventários de Estoque, de Bens Móveis e Intangíveis da Seção Judiciária do Amazonas do exercício de 2021 foram realizados pela Comissão Especial de Inventário de Bens Móveis, Físico Anual e Analítico Geral de Material de Consumo/Almoxarifado e de Softwares (bens intangíveis) - CEINV 2021, instituída pela Portaria SJAM-Diref 75 (14355791).

  1. Inventários de Bens Móveis, foi autuado o PA Sei 0005602-22.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório Final da Comissão 14920651, ao qual destacou-se a não localização de bens, sendo determinado pela Secretaria Administrativa através do Despacho Secad 14929401 a instauração do procedimento próprio de bens não localizados, com a necessária notificação dos respectivos responsáveis para que providenciem a reposição ou indenização ao patrimônio da Seccional.

    No tocante aos relatórios obrigatórios de bens móveis exigidos no Módulo 8, da IN-14-15-TRF 1ª Região de responsabilidade da área

    de patrimônio foi autuado o PA Sei 0000039-13.2022.4.01.8002 relacionado a este processo, observando-se que houve divergência de saldo entre os sistemas Siafi e Sicam no montante de R$ 28.036,30, em virtude do não recebimento pela Seção de Material e Patrimônio do documento fiscal para registro do material no sistema Sicam, ficando sem registro nesse sistema. Esta impropriedade foi saneada no exercício de 2022, conforme PA Sei 0000024-44.2022.4.01.8002.

  2. Inventário de Estoque, foi autuado o PA Sei 0005604-89.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório da Comissão 14888360, verificando-se que houve a conferência integral dos bens de consumo. Destaca-se ainda, que não houve divergência na contagem dos itens constantes no estoque do almoxarifado, atingindo o nível máximo de confiabilidade, conforme fórmula da "Acuracidade = (Quantidade de itens com saldo correto segundo o sistema Sicam / Quantidade de itens verificados )x 100%".

    Na conciliação do saldo registrado no sistema SICAM ( 14773548) com o saldo da contabilidade (SIAFI2021), na conta 11561.01.00 Materiais de Consumo em 31/12/2021, observou-se que não houve divergência de valores.

  3. Inventário de Bens Intangíveis foi autuado o PA Sei 0005982-45.2021.4.01.8002, com a inclusão do Relatório 14548853, observando-se que:

    1. No levantamento de bens intangíveis (softwares instalados nos equipamentos individuais dos usuários), foram identificados somente Softwares de prateleira/pronto e aquisições de licenças de uso, conforme Planilha 14538577

    2. A Planilha de Bens Intangíveis 14538577 não foi preenchida integralmente, sendo justificado pela Comissão que a ausência de preenchimento ocorreu em virtude de alguns softwares terem sido adquiridos antes da implantação do sistema PAe Sei.

    3. Quanto aos valores do custo inicial de aquisição, observou-se que os bens intangíveis desta seccional, os softwares prontos, os chamados softwares de prateleira são registrados apenas no Siafi pelo custo de aquisição.

    4. Os Bens Intangíveis da Seção Judiciária do Amazonas estão registrados nas contas contábeis 1.2.4.1.1.01.01 - Software com Vida Útil Definida e 1.2.4.1.1.02.01 - Software com Vida Útil Indefinida.

    5. Os valores registrados na conta 1.2.4.1.1.01.01- Software com Vida Útil Definida estão sendo amortizados mensalmente na conta 1.2.4.8.1.01.00 - Amortização Acumulada - Contas 1241101XX, e serão registrados até o final de sua vigência.


Nota 57- Apuração de dano ao Erário

Foram autuados os processos administrativos listados abaixo, que tratam das medidas administrativas para a apuração de responsabilidade por dano ao Erário.

a) PA Sei 0001470-19.2021.4.01.8002 - refere-se a não localização de carrinho de bagagem para carregar processos, patrimônio 1099712722175, por ocasião da realização do Inventário 2020, classificado na conta de Bens não Localizados.

b) Os PA's Sei 0000352-71.2022.4.01.8002, 0000346-64.2022.4.01.8002, 0000394-23.2022.4.01.8002, 0000336-

20.2022.4.01.8002, 0000390-83.2022.4.01.8002, 0000393-38.2022.4.01.8002 informados pela Seção de Pagamento através do PA Sei 0000246-12.2022.4.01.8002 referem-se a ajustes de reposição de função, e ajuste de desligamento por falecimento.


VANESSA CARLA RODRIGUES DE MOURA

Técnico Judiciário - Área Administrativa Matrícula AM37503, CRC- AM-012269/O-5



Documento assinado eletronicamente por Vanessa Carla Rodrigues de Moura , Supervisor(a) de Seção, em 08/02/2022, às 15:35 (horário de Brasília), conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.




A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.trf1.jus.br/autenticidade informando o código verificador 14857287

e o código CRC 26461CE8.


Avenida André Araújo, 25 - Bairro Aleixo - CEP 69060-000 - Manaus - AM - www.trf1.jus.br/sjam/

0000375-23.2022.4.01.8000 14857287v130