Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/09/2024 - INSTITUCIONAL

Congresso Desafios do Poder Judiciário na Contemporaneidade marca sua 2ª edição com relevantes discussões relacionadas ao Direito

Congresso Desafios do Poder Judiciário  na Contemporaneidade marca sua 2ª edição  com relevantes discussões relacionadas ao Direito

Com o objetivo de promover relevantes debates sobre o Direito na atualidade, o Congresso Desafios do Poder Judiciário na Contemporaneidade retornou com a sua 2ª edição na última quinta e sexta-feira, 12 e 13, no auditório Ministro Dias Trindade, desta Seccional. O congresso é promovido pela Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA) e Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA), com o apoio da Diretoria do Foro da Seção Judiciária da Bahia.  

O evento teve recorde de inscrições e excelente receptividade, com mais de 800 inscritos, somados presencial e on-line, em busca de aprimoramento nas áreas de Direito Privado, Direito Processual, Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. O evento teve transmissão ao vivo, pelo canal da AJUFBA no YouTube e está disponível por meio do link www.youtube.com/@AJUFBA

A diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, compôs a mesa de abertura, atuando como anfitriã juntamente com a presidente da Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA), juíza federal Gabriela Macedo Ferreira, e do vice-presidente da AJUFBA e vice-diretor da Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA), juiz federal Wagner Mota Alves de Souza. 

A presidente da AJUFBA, juíza federal Gabriela Macedo, declarou sua alegria e satisfação pela realização da 2ª edição do Congresso Desafios do Poder Judiciário na Contemporaneidade e deu as boas-vindas aos presentes. A magistrada esclareceu que o evento é um projeto da EJUFBA que revela o seu compromisso com ações educacionais com foco no aprimoramento da prestação jurisdicional.  

A conferência magna de abertura ficou a cargo do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Em sua apresentação, o magistrado provocou diversas reflexões acerca da atuação do Poder Judiciário, dos atores jurídicos e sobre o atual estado de desafios que os órgãos jurisdicionais enfrentam no país. Explicou que, no cenário que se desenha na atualidade, estratégias inovadoras e boas práticas se espalham favorecendo o surgimento de meios adequados ao novo modelo de prestação de serviços jurisdicionais, como por exemplo as Comissões de Soluções Fundiárias.  

A programação do congresso contou com quatro painéis abordando temas de relevância nas áreas do Direito Privado, Direito Processual, Direito Penal e Direito Constitucional e Administrativo, que foram apresentados por renomadas(os) palestrantes, dentre elas(es), desembargadoras(es) federais do TRF da 1ª Região, juízas(es) federais da Seção Judiciária da Bahia, juízes de Direito e professoras(es).  

Além da palestra magna de abertura, foi apresentado no primeiro dia o Painel 1 sobre Direito Privado que teve como presidente de mesa a diretora do Foro da SJBA, juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho e, como palestrantes, a desembargadora federal Nilza Maria Costa dos Reis, o juiz federal Wagner Mota Alves de Souza e a juíza federal Luísa Ferreira Lima.   

No segundo dia, o tema Direito Processual foi apresentado pelos seguintes painelistas: desembargador federal Wilson Alves de Souza, juíza federal Gabriela Macedo Ferreira, juiz federal Luiz Salomão Amaral Viana, professora Paula Sarno Braga e professor Eduardo Sodré. O desembargador federal do TRF1 Pedro Braga Filho presidiu a mesa.  

O Painel 3 versou sobre Direito Penal. No primeiro momento, a mesa foi presidida pelo desembargador federal do TRF1 Wilson Alves de Souza e, no segundo momento, pela juíza federal Luísa Ferreira Lima. Este painel teve como palestrantes o desembargador federal Antônio Oswaldo Scarpa, o juiz Antônio Alberto Faiçal Júnior, a professora Ilana Martins Luz e o professor Fábio Roque da Silva Araújo.  

No último painel do congresso, discutiu-se Direito Constitucional e Administrativo, com mesa presidida pela desembargadora federal do TRF1 Nilza Maria Costa dos Reis e com palestras dos preletores: juízes federais Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, Paulo Roberto Lyrio Pimenta e Durval Carneiro Neto.  

Com grande expectativa do público e da imprensa local, a conferência magna de encerramento foi conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que marcou o final da 2ª edição do congresso com ensinamentos de excelência. Em sua conferência, Luís Barroso declarou que “falar em desafios no Poder Judiciário hoje é pensarmos em inovação, em tecnologia e o que nós podemos fazer para uma jurisdição melhor”, enumerando em linhas gerais as principais inovações que mudaram e impactaram a vida de todos a nível global.

 

Foto: Zeca Ribeiro/Agência CNJ

O ministro classificou o atual cenário como uma “revolução tecnológica” e destacou que, embora a internet tenha revolucionado a comunicação, facilitado o acesso ao conhecimento e ampliado a conectividade, ela também trouxe desafios significativos, ressaltando a necessidade de equilíbrio entre inovação tecnológica e proteção dos valores democráticos.  

Para o encerramento da 2ª edição do Congresso Desafios do Poder Judiciário na Contemporaneidade, o vice-presidente da AJUFBA e vice-diretor da Escola dos Juízes Federais da Bahia (EJUFBA), juiz federal Wagner Mota Alves de Souza, declarou a sua satisfação na concretização de mais uma edição do congresso e fez especiais agradecimentos a todos os envolvidos na realização do evento, além dos palestrantes convidados, autoridades presentes e demais participantes.  

Ao final do evento, houve ainda o lançamento do livro do juiz federal Paulo Roberto Lyrio Pimenta, intitulado “Curso de Direito Tributário”, seguida de uma breve reunião entre o ministro Luís Roberto Barroso e juízes(as) federais da Casa. 

Foto: Zeca Ribeiro/Agência CNJ

Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).


82 visualizações

Veja também