GOGO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Grupo de trabalho irá alinhar ações para...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Grupo de trabalho irá alinhar ações para aprimorar relacionamento da Justiça Federal com seus aposentados e pensionistas

31/03/22 16:58

A Seção Judiciária de Goiás criou um grupo de trabalho para estruturar o Projeto de Preparação para a Aposentadoria e de Integração de Magistrados e Servidores Aposentados e Pensionistas. A portaria 165/2022, que instituiu a equipe, foi publicada pela Diretoria do Foro (DIREF) quarta-feira (30/3) e tem o objetivo de aprimorar o vínculo de magistrados e servidores aposentados, com a Justiça Federal, além de auxiliar na transição de carreira, para aqueles que estão próximos da aposentadoria.

Entre as primeiras ações avaliadas pelo grupo, estão o acesso simplificado a serviços administrativos, como a criação do Espaço do Aposentado na página da seccional na internet, o que vai facilitar o acesso a serviços como plano de saúde e cadastro. Também está previsto o desenvolvimento de atividades institucionais, que reforcem a sensação de pertencimento à instituição e a valorização daqueles que desempenharam papel de destaque na construção da história da Justiça Federal em Goiás.
Na reunião de preparo, ocorrida no dia 24/3, o juiz federal diretor do Foro, Fausto Mendanha Gonzaga, destacou a preocupação com o amparo e apoio aos aposentados e pensionistas da Seção Judiciária de Goiás.

“Precisamos desenvolver ferramentas e programas, que possam minimizar as dificuldades de atendimento e relacionamento da Justiça Federal, com seus aposentados e pensionistas. O objetivo é iniciar, imediatamente, o trabalho e seguir aprimorando”, destacou o magistrado, que citou os esforços de adaptação do trabalho da Justiça Federal, durante a pandemia, para destacar a capacidade e necessidade de constante aprimoramento do serviço público.
Entre as áreas que compõe o grupo de trabalho, estão as seguintes unidades: Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC), Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES), Seção de Modernização Administrativa (SEMAD) e Seção de Comunicação Social (SECOS), além da Secretaria Administrativa (SECAD). A equipe terá ainda a participação de um servidor representante dos aposentados, que contribuirá no desenvolvimento das ações.

Pertencimento
Uma análise preliminar do Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP), constatou que magistrados e servidores sentem falta de ações de preparo e transição para a aposentadoria, que é um processo natural da vida profissional. Além disso, foi relatada a sensação de afastamento, uma vez que a saída do serviço ativo limita as formas de contato com a Justiça Federal.

Diante dessa realidade, a DIREF entendeu ser necessário e urgente que se proceda à avaliação e ao planejamento de ações concretas, que possam auxiliar magistrados e servidores, nessa nova etapa de suas vidas. Entre as atividades a serem estudadas estão palestras e oficinas sobre aposentadoria, empreendedorismo, qualidade de vida e trabalho voluntário. Também estão previstas a criação de ferramentas que facilitem o acesso a serviços como plano de saúde, linhas de crédito, cadastramento, entre outros. A proposta é que o grupo de trabalho tenha reuniões periódicas, para iniciar e aprimorar as ações de forma gradativa.

Sentimento de pertencer: “Nós precisamos resgatar e preservar o sentimento de que todos pertencemos à Justiça Federal, em Goiás, independentemente de estarmos, ou não, na condição de aposentados”, destacou o juiz federal Fausto Mendanha Gonzaga.


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás

 

 

 

 

 
Média das Notas:     [total de votos ]

 

Rua 19, nº 244, Centro, Goiânia/GO

CEP: 74030-090 Telefone: (62) 3226-1500

CNPJ: 05.439.950/0001-30