O Círculo de Conciliação em Políticas Públicas – CÍRCULO - é uma linha de atuação do Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do Piauí, desenvolvida desde 2014 e formalizada a partir de 2016, por meio de Regulamento constante da Portaria n.º 180/2016 – DIREF.
O CÍRCULO é uma experiência desenvolvida no Piauí, inovadora no Judiciário brasileiro, que se propõe a solucionar conflitos de grande impacto social, por meio da criação de um espaço de interlocução entre os entes de modo a contribuir para a solução do problema.
O CÍRCULO recebe os processos judiciais ou procedimentos pré-processuais que envolvem políticas públicas e inicia seu modus operandi com a designação de uma audiência de identificação de posições, para a qual são chamados também outros entes que, embora não sejam partes, podem contribuir para a solução do litígio. O objetivo da audiência inicial é identificar a posição de cada uma das partes em relação ao pedido formulado pelo requerente; mapear o cenário e o histórico no bojo do qual a controvérsia se insere; apurar as limitações e possibilidades de cada um dos envolvidos; e fixar um cronograma de providências que, conjugadas, permitam a realização do objetivo da demanda. Fixado o cronograma, o CÍRCULO acompanha seu cumprimento, por meio de audiências cadenciadas, em que são traçados os resultados gradativos a serem cumpridos até a audiência seguinte.
São os princípios do CÍRCULO: construção participada da solução; esgotamento do conflito; respeito às considerações técnicas; enfrentamento das causas do problema; abertura para a construção de soluções alternativas; gradatividade de atuação; acompanhamento de resultados.
Até o ano de 2017, o CÍRCULO beneficiou aproximadamente 4.000 famílias, além de ter viabilizado a instalação de uma ala oncológica de alta complexidade no Hospital da Universidade Federal do Piauí, com 25 leitos de internação, e capacidade de realizar 1.764 consultas ambulatoriais, 5.300 sessões de quimioterapia e 650 cirurgias por ano. Apresentou, ainda, os seguintes resultados (acordo firmado e cronograma de cumprimento em execução): transformação do antigo prédio da Estação Ferroviária em área de museu e espaço de exposição; ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões, para proteger área ameaçada por carvoarias; preservação do Parque Floresta Fóssil.
Edifício-sedeAv. Miguel Rosa, nº 7315 - Bairro: Redenção
CEP: 64018-550 Telefone: (86)2107-2800
CNPJ: 05.445.642.0001-18