A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf/TRF1) participou da reunião do Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), realizada na última quinta-feira, 20 de fevereiro, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), Rio de Janeiro/RJ. Visando promover o alinhamento institucional e aprimorar as estratégias de formação de magistrados e servidores da Justiça Federal, o encontro reuniu os diretores das escolas judiciais vinculadas aos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs).
O evento contou com a presença do diretor da Esmaf, desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira, do coordenador de Gestão e Relacionamento Institucional, juiz federal Hugo Abas Frazão, e da secretária executiva, Gabriela Artiaga. Também participou do encontro o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o juiz federal Ilan Presser.
Durante a reunião, o desembargador Jamil apresentou a proposta de criação da Rede Nacional de Escolas da Magistratura Federal (Renemaf), uma iniciativa voltada à integração das escolas judiciais com foco na unificação de metodologias de ensino, compartilhamento de boas práticas e otimização de recursos. A proposta foi aprovada pelo colegiado, consolidando um novo modelo de cooperação institucional.
Conforme a proposta, os principais objetivos da Renemaf são:
• Fomentar a colaboração interinstitucional, promovendo a troca de experiências e a consolidação de um modelo pedagógico alinhado às necessidades da Justiça Federal;
• Otimizar a alocação de recursos financeiros e tecnológicos, ampliando o acesso à formação continuada de magistrados e servidores;
• Garantir a padronização e a inovação nos programas formativos, assegurando elevados padrões acadêmicos e metodológicos;
• Fortalecer a identidade e a atuação das escolas judiciais federais, ampliando seu impacto e reconhecimento institucional.
Excelência na capacitação
A proposta da Renemaf é reforçar o compromisso com a excelência na capacitação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores e fortalecer o papel das escolas judiciais como agentes de transformação institucional.
Além da criação da Renemaf, a reunião do Cemaf também abordou temas estratégicos, como a divulgação unificada do calendário de cursos das escolas judiciais, a cooperação internacional em programas de capacitação e a elaboração de um Manual de Vitaliciamento, que estabelecerá diretrizes para a formação inicial e o desenvolvimento da carreira na magistratura federal.
AN
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região