Na última segunda-feira, 24 de fevereiro, o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon/TRF1) e do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRF1, participou de reunião no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para tratar do projeto de inclusão social “Casa de Justiça e Cidadania”.
Participaram da reunião o presidente e o vice-presidente do TJAM, desembargadores Jomar Fernandes e Airton Gentil, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11), desembargador federal Jorge Álvaro Marques Guedes.
Segundo informações do TJAM, o “Casa de Justiça e Cidadania” é inspirado em uma iniciativa já consolidada pelo Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1.ª Região (Sistcon/TRF1). O projeto busca aproximar os serviços judiciais da população, promovendo soluções extrajudiciais de conflitos, orientações jurídicas e acesso a direitos fundamentais. A proposta inclui a instalação de unidades da Casa de Justiça e Cidadania no Amazonas, especialmente no interior do estado.
Para o presidente do TJAM, a parceria com os demais tribunais reforça o compromisso institucional de garantir que a Justiça chegue a todos os cidadãos, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade. “A cooperação entre os tribunais é essencial para a ampliação do acesso à Justiça. O projeto ‘Casa de Justiça e Cidadania’ vai ao encontro do que defendemos: um Judiciário mais próximo, mais acessível e voltado para as necessidades da população”, afirmou o desembargador Jomar Fernandes.
Com a formalização de um termo de cooperação técnica, o TJAM passará a integrar oficialmente a rede de atuação do projeto, fortalecendo o atendimento à população e garantindo um novo canal de acesso à Justiça para os cidadãos do Amazonas.
Confira a íntegra da notícia neste link.
Fonte: TJAM, com adaptações AN
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região