29/06/18 07:35
No dia 15 de junho aconteceu a comemoração dos 50 anos de instalação da Justiça Federal em Goiás e a solenidade da posse dos juízes federais José Godinho Filho e Fausto Mendanha Gonzaga nos cargos de diretor e vice-diretor do foro, respectivamente, da Seção Judiciária de Goiás (SJGO), para o biênio 2018-2020.
O evento contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, além de autoridades do Distrito Federal e do interior de Goiás, servidores da casa, estagiários e prestadores de serviço da Seccional e familiares dos empossados.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves; pelo diretor do foro, juiz federal José Godinho Filho; pelo vice-diretor do foro, juiz federal Fausto Mendanha Gonzaga, e pelo ex-diretor do foro, juiz federal Carlos Roberto Alves dos Santos; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; pela procuradora-geral de Justiça,
Anna Vitória Gomes Caiado, representando o prefeito, Iris Rezende Machado; pelo Secretário-Geral da Casa Civil, Fernando Tibúrcio Peña, representando o governador do Estado, José Eliton de Figuerêdo Junior; pelo vereador Anselmo Pereira, representando o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Vereador Andrey Azeredo; pelo procurador-chefe da Procuradoria Federal, Ailton Benedito de Sousa, e pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, José de Jesus Filho.
Após tomar posse no cargo de diretor do foro, o juiz federal José Godinho Filho apresentou, em seu discurso, um histórico sobre a criação da Justiça Federal no Brasil, ressaltando a instalação da Justiça Federal em Goiás, citando a Comissão formada em 1967 pelos então juízes federais José de Jesus Filho e Virgílio Gaudie Fleury, além do procurador da República em Goiás Aládio Teixeira Alves e do advogado Jary Sócrates. Citou, ainda, a criação dos Juizados Especiais Federais, das Turmas Recursais e das oito Subseções Judiciárias no Estado.
“Por isso hoje lembramos cada um desses homens e mulheres abnegados aos quais rendemos nossas homenagens e o reconhecimento pela incansável dedicação, fazendo-o nas pessoas da Drª. Maria Maura Martins Moraes Tayer, nossa decana, em nome de todos os magistrados ativos desta Seção; da Sra. Duartina Morais Rocha, que integrou a primeira equipe de funcionários da Justiça Federal de Goiás, uma verdadeira desbravadora, e de Oswaldo Rodrigues de Oliveira, o mais antigo servidor em atividade, que representa todos os servidores, prestadores de serviço e estagiários desta Casa de Justiça”.
Após o pronunciamento do juiz federal, a SJGO homenageou àqueles que ajudaram a construir a história da Justiça Federal de Goiás ao longo desses 50 anos. O ministro José de Jesus Filho, primeiro juiz da Justiça Federal de Goiás, foi homenageado representando todos os juízes aposentados que passaram por esta Seção Judiciária.
A juíza federal da 1ª Vara, decana da Seccional, Maria Maura Martins Moraes Tayer recebeu o troféu Jubileu de Ouro, em nome de todos os magistrados. Representando todos os servidores aposentados, a servidora aposentada Duartina de Morais Rocha, que lavrou a ata de instalação da Justiça Federal em Goiás, recebeu o troféu Jubileu de Ouro. E para homenagear os servidores em atividade, o troféu Jubileu de Ouro foi entregue ao servidor lotado na Central de Mandados, Oswaldo Rodrigues de Oliveira.
Outro momento especial da solenidade foi a entrega da escritura pública de doação de um imóvel para a construção da nova sede da Justiça Federal pela Procuradora-Geral do Município, Anna Vitória Gomes Caiado, ao Juiz Federal Diretor do Foro José Godinho Filho.
Confira a cobertura completa da solenidade aqui.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores
CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225
CNPJ: 03.658.507/0001-25