Confira abaixo o comunicado emitido sobre a estabilização do sistema PJe 1o grau: "Senhoras e Senhores Usuários do PJe 1o grau,
Informamos que o sistema PJe 1G está novamente disponível para uso, após um rigoroso processo de homologação, aprimoramentos e testes. O sistema retorna com a devida segurança e estabilidade necessárias à continuidade das atividades. Apesar dos testes minuciosos realizados, é possível que ocorram eventuais falhas devido à complexidade do sistema. Contudo, asseguramos que quaisquer ocorrências serão tratadas com máxima prioridade e agilidade.
Os seguintes problemas ainda estão sendo tratados pela equipe técnica e serão corrigidos em breve:
- Assinatura em Intimação em Lote (Cartinha): Ocorre um erro na assinatura de documentos na opção "Documento novo". A opção "Último ato proferido" funciona normalmente. Importante destacar que as intimações podem ser realizadas por outras rotinas, garantindo a continuidade dos trabalhos.
- Apresentação de Documentos na Tarefa de Triagem: Em alguns casos, os documentos não estão sendo exibidos na tarefa de triagem, embora estejam disponíveis nos autos digitais.
O problema é intermitente e afeta apenas alguns processos. Além disso, em função dos ajustes realizados, será necessário contornar as seguintes situações:
1. Movimentos processuais selecionados nas tarefas de preparação de ato judicial devem ser novamente selecionados. As minutas já preparadas serão recuperadas normalmente; e 2. Registros de intimação via miniPac em tarefas ainda não concluídas (na fase de minuta, preparação ou assinatura) deverão ser refeitos, caso necessário.
O teor das minutas já preparadas serão recuperadas normalmente. Medidas preventivas estão sendo implementadas para evitar novas indisponibilidades, como a que ocorreu, causada pelo limite de tamanho em um dos principais campos do sistema.
Devido à necessidade de correção dos problemas relatados acima, que resultam no funcionamento do sistema PJe 1o grau com restrições, os prazos processuais continuam suspensos até o próximo domingo, 15 de setembro.
Acreditamos que até a próxima segunda-feira, 16, o sistema terá o seu funcionamento pleno restabelecido. Agradecemos pela compreensão e pela confiança durante este período de instabilidade.
As equipes técnicas permanecem à disposição para atender quaisquer dúvidas ou necessidades adicionais.
Por fim, agradecemos a todos os servidores e colaboradores que atuaram direta ou indiretamente para restabelecer o sistema, trabalhando incansavelmente nos últimos dias, inclusive nas madrugadas".
Náiber Pontes de Almeida, juiz Federal Gestor dos Sistemas Judiciais
Lucio Melre da Silva, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação