Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/11/2023 -

Justiça Federal do Acre está realizando tratativas para firmar acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Acre para implementação dos Pontos de Inclusão Digital - PID

Justiça Federal do Acre está realizando tratativas para firmar acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Acre para implementação dos Pontos de Inclusão Digital - PID

Na última sexta-feira (10), na sala de treinamento da SJAC, houve uma reunião para tratar dos termos do acordo de cooperação técnica, que tem como objetivo a implementação dos Pontos de Inclusão Digital, PID. Esse programa é resultado da Recomendação Nº 130/2022 do CNJ e Resolução 508 de 22 de junho de 2023.

A reunião contou com a participação de diretores e servidores da Seção Judiciária do Acre e funcionários que vieram representar o TJAC.

A parceria tem como objetivo promover a inclusão digital e o acesso à Justiça no Acre, especialmente para as pessoas de baixa renda e que residem em áreas remotas. Os PIDJUS são espaços equipados com computadores, internet e outros recursos tecnológicos, que permitem que a população possa acessar os serviços do Poder Judiciário de forma digital.

Dados da ultima pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil tem 6,4 milhões de Lares sem internet e 23,8 milhões de excluídos digitais.

Entre os excluídos digitais, 16,2% apontaram motivos financeiros para a falta de acesso à internet: 11,1% disseram que o acesso à rede era caro, e outros 5,1% declararam que o equipamento eletrônico necessário era caro. Os dois motivos mais mencionados para a falta de conectividade foram não saber usar a internet (47,7%) e falta de necessidade (23,5%). Outros 3,6% disseram que o serviço não estava disponível nos locais que frequentavam, sendo que essa proporção subia a 9,7% entre os excluídos digitais da região Norte. Na média do Brasil, 8,0% dos desconectados em área rural mencionaram a ausência de internet nos locais frequentados, contra uma fatia de apenas 1,8% dos excluídos digitais de áreas urbanas.


241 visualizações