Hoje, 13 de outubro, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) completa 1 ano de funcionamento na Seção Judiciária do Amazonas e Subseções Judiciárias de Tabatinga e de Tefé.
O SEI, que originalmente foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi implantado em toda a Justiça Federal da Primeira Região por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e o TRF4, em 2014. O sistema viabilizou a implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAe) imprimindo agilidade, transparência, economicidade (principalmente de papel), segurança e interatividade aos processos administrativos.
Para a diretora do foro juíza federal Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales “As facilidades do sistema, acessibilidade a qualquer hora e qualquer lugar, transparência de todos os atos, a segurança das informações por meio da classificação do sigilo, além da economia de papel, tornam o PAe/SEI uma ferramenta essencial à modernização dos processos administrativos”, disse a magistrada.
Auxiliadora Alves, diretora do Núcleo de Administração da Seção Judiciária do Amazonas, Coordenadora Local e uma das multiplicadoras do PAe/SEI na Seccional, acrescentou que “O SEI inaugurou uma nova era na administração pública, através da qual a sustentabilidade, a modernidade e a agilidade estão presentes em todas as esferas da Administração Pública.”, disse.
SEI - Concebido para proporcionar o processamento eletrônico da documentação administrativa e a gestão do conhecimento de toda a informação recebida ou gerada na instituição, o sistema é voltado para o usuário e permite organização dos fluxos de trabalho, que se tornará mais sistêmico, mais transparente e com busca rápida das informações necessárias para uma tomada de decisão ágil e coerente.
A ferramenta já é utilizada por diversos órgãos públicos em todas as esferas da Administração Pública. Entre os fatores de sucesso que despertaram o interesse de diversas instituições, está a facilidade de uso da ferramenta, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da internet; a modernização e organização da gestão administrativa, evitando replicação de documentos e repetição de tarefas; a segurança das informações geradas no sistema por meio de classificação de sigilo; a possibilidade de programação eletrônica de prazos e auditoria administrativa; o acesso controlado a usuários externos; e a possibilidade de inserção de anexos em diversos formatos.