12/02/2023 - Nota de Pesar
Nota de Pesar: Ex-Governador Amazonino Mendes
NOTA DE PESAR
A Seção Judiciária do Amazonas expressa seu profundo pesar pelo falecimento do ex-senador da República, ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes, ocorrido neste domingo (12/02), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Amazonino Mendes dedicou sua vida pública ao desenvolvimento do Estado do Amazonas em diversas áreas. No Judiciário Federal, em um de seus mandatos, finalizou a doação do imóvel onde está localizado a sede Juizado Especial Federal do Amazonas (JEF/AM). Firmou convênio que permitiu a construção integral da Subseção Judiciária de Tabatinga e posteriormente fez a doação do imóvel onde foi construído o Edifício Rio Negro, atual sede da Seção Judiciária do Amazonas.
Amazonino foi um chefe de Estado de elevado espírito público que soube reconhecer o papel constitucional e institucional da Justiça Federal, sobretudo na relação com todos os demais poderes, acolhendo absolutamente todos os pleitos que lhe foram dirigidos.
Dentre suas destacadas realizações, cabe lembrar que Amazonino criou em 2001 a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), legado que possibilita ao cidadão do Amazonas o acesso ao ensino superior em inúmeras áreas de formação.
Neste momento de perda de um homem público, de espírito democrático, esta Corte de Justiça se solidariza com familiares e amigos de um dos políticos de maior relevância ao Estado e ao povo do Amazonas.
Manaus, 12 de fevereiro de 2023
Juíza Federal Mara Elisa Andrade
Diretora do Foro
153 visualizações