Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/07/2023 -

Projeto PJe+R é apresentado ao Prêmio Innovare 2023 com o objetivo de otimizar o sistema judiciário.

Projeto PJe+R é apresentado ao Prêmio Innovare 2023 com o objetivo de otimizar o sistema judiciário.

No dia 11 de julho, o Juiz Federal Dr. Rafael Leite Paulo, da 9ª Vara Federal de Mato Grosso, recebeu a visita da Consultora do Instituto Innovare Rubia Salah Ayoub com o objetivo de apresentar detalhes do Projeto PJe+R, inscrito para o Prêmio Innovare 2023.

O Prêmio Innovare tem como propósito identificar, divulgar e disseminar práticas que colaborem para o aprimoramento do sistema da Justiça do Brasil.

Dentro dessa visão, o magistrado explicou que o Projeto PJe+R é uma extensão para navegadores de acesso à internet que traz melhorias na utilização do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), beneficiando tanto os usuários externos quanto os internos.

A extensão tem como lema, simbolizado pelo “+R” em seu nome, oferecer aos usuários mais rapidez, mais racionalidade e mais relevância para os componentes e funcionalidades do sistema processual eletrônico.

Em abril deste ano, o PJe+R foi apresentado à Rede de Inteligência da 1ª Região (Reint1) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e seu link já está sendo utilizado nos tribunais das 1ª e 3ª Regiões, contando com mais de 17.000 usuários, estando disponível nas lojas da Chrome Web Store e Firefox Browser add-ons para os navegadores Chrome, Firefox e Edge

O tema do Prêmio Innovare deste ano é a Defesa da Democracia e o Estado Democrático do Direito, abrangendo a eficiência e agilidade do judiciário como parte desse direito. Segundo o Dr. Rafael, a relação entre o tema e o projeto apresentado é justificada, pois a extensão PJe+R é uma ferramenta que atende a essas necessidades básicas.

“A tendência é que ao utilizar uma ferramenta que está ressaltando o que é relevante, acelerando o carregamento de informações e inserção de dados, automatizando as etapas de processamento dos feitos, é que o servidor que costumeiramente tinha que dar mais cliques e gastava mais tempo para fazer a tramitação do processo, passa a contar com uma ferramenta tecnológica que amplia a sua capacidade de trabalho;” justifica o juiz federal. Ele continua afirmando que a carga de trabalho diminui, a qualidade do produto final aumenta, com uma mais efetiva concretização dos direitos pleiteados em juízo O PJe+R é uma ferramenta voltada a alcançar a razoável duração dos processos, direito fundamental essencial para uma efetiva concretização dos direitos materiais.

O juiz federal explica que o PJe+R é uma extensão de funcionalidades para navegadores desenvolvida de forma colaborativa, intuitiva e de fácil utilização. Basta instalá-lo no seu navegador de preferência e já começar a se beneficiar do projeto e das diversas funcionalidades que disponibiliza. O passo a passo de uso está disponível na plataforma YouTube, bem como diversos vídeos de divulgação de cada um dos componentes.

Dr. Rafael Leite Paulo é um dos desenvolvedores da extensão PJe+R, juntamente com a equipe de servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, composta por Israel Azevedo e Ageilson Rodrigues, e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com o juiz federal Caio Moysés de Lima e o servidor Igor Madeira. A gerência do projeto no âmbito do CNJ está a cargo do consultor e gerente de projetos Fernando Pereira.

SETCOM-MT


487 visualizações