O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli assinaram na manhã desta segunda-feira (05/02), na sede do TJAM, um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar a tramitação de cartas precatórias da Seção Judiciária do Amazonas e das Subseções Judiciárias de Tabatinga e Tefé via Projudi (Processo Judicial Digital), sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado.
A partir de agora, as cartas precatórias do TRF1 direcionadas àquelas Comarcas do interior do Amazonas onde não há juiz federal poderão ser inseridas diretamente no Projudi. O grande benefício é a maior celeridade no trâmite processual, pois as cartas precatórias serão inseridas no sistema. A juíza federal Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, diretora do foro da Seção Judiciária do Amazonas, ressaltou que o Acordo de Cooperação Técnica vai facilitar e tornar mais rápida a tramitação das cartas precatórias da Justiça Federal nas Comarcas do interior do Estado. “Antes desse convênio, as cartas precatórias eram encaminhadas através de correio ou malote digital às Comarcas; agora, essa solicitação é inserida diretamente no Projudi, já entra na fila de despachos do juiz, agilizando o andamento e otimizando os atos da serventia da Comarca”, explicou. O convênio abrange todos os processos cíveis e criminais.
Também participaram da assinatura do ACT nº 002/2018-TJ o juiz federal Ricardo A. de Sales, o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, e o diretor administrativo da Seção Judiciária do Amazonas, Edson Souza e Silva, além dos juízes do TJAM Marco Antônio da Costa, Jorsenildo Dourado do Nascimento e Cássio Borges, este participando do ato como presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).
Com informações da Assessoria de Comunicação do TJAM
Fotos: Raphael Alves - TJAM