A Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Justiça Federal de 1º Grau no Amazonas firmou Termos de Compromisso, no dia 1º de abril, com as associações de catadores de materiais recicláveis habilitadas no Edital de Habilitação nº 001/2014: ARPA - Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental, e a Eco Recicla do Amazonas – Rede de Catadores e Reciclagem Solidária.
As duas associações receberão todos os resíduos recicláveis produzidos nas atividades da Seção Judiciária do Amazonas, sendo que, de acordo com o sorteio realizado no dia 12 de março, em atenção aos §§ 1º e 2º do artigo 4º do Decreto Nº 5.940, de 25/10/2006, a ARPA coletará os resíduos nos primeiros seis meses após a assinatura do termo de compromisso e a Eco Recicla do Amazonas ficará responsável pelos outros seis meses após o encerramento do período de coleta da primeira habilitada.
De acordo com a servidora Aldecinora Siqueira, coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Seccional, além das atividades do Programa de Coleta Seletiva, a Seção Judiciária do Amazonas tem envidado esforços para implantar outras ações que visam à preservação do meio ambiente. Em 2012 a Administração distribuiu cerca de 250 canecas térmicas aos magistrados e servidores. Essa iniciativa refletiu significativamente na diminuição do consumo de copos descartáveis, reduzindo de 2.877 centos de copos descartados em 2012 para 2.394 centos em 2013. “Pequenos gestos podem trazer grandes resultados, no que diz respeito à consciência ambiental. Utilizar as canecas ao invés dos copos descartáveis; desligar a luz da sala ou dos banheiros quando não utilizados; e reutilizar papéis como rascunho, já são contribuições significativas.”, destacou a coordenadora.
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 9135-7396
secos.am@trf1.jus.br