Nos dias 13 e 14 de novembro, a Seção Judiciária do Amazonas será transformada em palco para discussões importantes sobre meio ambiente e sustentabilidade durante o "Ciclo de palestras: educação ambiental e sustentabilidade".
O evento, que compõe o rol dos projetos estratégicos para 2018 e está previsto no plano de logística sustentável da seccional, trará nomes importantes de diversas áreas envolvidas na preservação do meio ambiente. Abrindo o evento, no dia 13, às 9h, a juíza federal Mara Elisa Andrade, titular da 7ª vara ambiental e agrária da Seção Judiciária do Amazonas, proferirá a palestra "Educação ambiental como elemento de transformação". Na sequência a nutricionista Jéssica Maria Simões Corrêa, do SENAC/AM, trará dicas importantes sobre "Aproveitamento integral dos alimentos: fonte de economia, saúde e sabor". E encerrando os trabalhos do dia 13, acontece a palestra "Horta caseira: possibilidades e benefícios", com o Dr. João Bosco André Gordiano, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM.
No segundo dia de evento, a organização trará como palestra de abertura a apresentação da Dra. Aldenira Rodrigues Queiroz, subsecretária municipal do meio ambiente de Manaus, que abordará o tema "O papel da Semmas na educação ambiental informal". Ainda como parte da programação estão previstas as palestras: "Resíduos sólidos e reciclagem no município de Manaus" - Dr. Eisenhower Pereira Campos, subsecretário municipal de gestão de limpeza pública de Manaus; e "A catação de resíduos sólidos como fator de inclusão social e emancipação econômica" - que será ministrada por representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Filhos de Guadalupe (ASCAFIGUAMA). Durante o intervalo os garis da alegria, grupo coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), farão uma apresentação especial. A programação dos dois dias está prevista para ocorrer das 9h às 12h, no anfiteatro Cacique Ajuricaba, sede da Justiça Federal no Amazonas.
O evento é voltado para o público interno da Justiça Federal e instituições convidadas. A participação dos servidores da Justiça Federal, registrada mediante assinatura e presença no evento, conta para o adicional de qualificação (AQ).
Campanha descarte de lixo eletrônico 2018 - Na semana do "Ciclo de palestras: educação ambiental e sustentabilidade" a Justiça Federal no Amazonas estará promovendo a campanha descarte de lixo eletrônico. No período de 12 a 16 de novembro a instituição disponibilizará um ponto de coleta no térreo do edifício Rio Negro, sede da Justiça Federal, para recolher o material descartado. A ação visa contribuir para a destinação correta de lixo eletrônico que acumulamos em nossas casas e, dessa forma, contribuir para a preservação do meio ambiente.
Quem pode participar?
Magistrados, servidores, estagiários, prestadores de serviços e o público em geral.
O que pode ser descartado?
Pilha, celular, carregador, bateria, microcomputador, controle remoto, eletroeletrônicos em geral.
Onde obter mais informações?
Seção de Apoio à Gestão Socioambiental - Seamb, 92 3612- 3470
Seção de Modernização Administrativa - Semad, 92 3612-3369
Justiça Federal do Amazonas
Seção de Comunicação Social
E-mail: secos.am@trf1.jus.br
Fonte: 92 3612-3309/ 92 99135-7396