O comitê local do Programa de Gestão em Qualidade de Vida e Bem-Estar dos Magistrados e Servidores da Justiça Federal da 1ª Região realizou no dia 30 de setembro, a XV Feira de Saúde da Seção Judiciária do Amazonas que teve como tema «Saber envelhecer: avançar na idade com qualidade de vida».
O evento foi aberto ao público às 9h com o início da visitação aos estandes que trouxeram diversos serviços e produtos ligados ao tema. Também às 9h, aconteceu a primeira palestra com o médico geriatra Dr. Euler Esteves Ribeiro, da Universidade da Terceira Idade (UnATI/UEA), que falou sobre o "Envelhecimento com qualidade". A palestra foi prestigiada pela diretora do foro, em exercício, juíza federal Maria Lúcia Gomes de Souza. Na sequência da programação, a nutricionista Mônica Ramos, do Centro Médico Salus trouxe à tona a discussão sobre a "Alimentação na Terceira Idade" e à tarde, encerrando o evento, a psicóloga Loise Abreu, da clínica SEFAT, abordou o tema "Aspectos emocionais do envelhecimento".
De acordo com o comitê a ideia era proporcionar um espaço para reflexão sobre o processo de envelhecimento, seus reflexos na vida e no trabalho, bem como a importância de hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada para um envelhecimento saudável. “A população brasileira está envelhecendo e as pessoas estão cada vez mais buscando um estilo de vida mais saudável. É importante entender a chegada dessa nova fase e por que não vivê-la bem? A feira de saúde deste ano proporcionou uma oportunidade de aprendermos a lidar com a velhice na nossa vida e na dos nossos entes queridos”, disse Laura Emília, coordenadora do comitê de qualidade de vida local.
Estandes com serviços de bioimpedância, aferição de pressão arterial,teste de glicemia, oficinas de artesanato, serviços e produtos diversos foram alguns dos serviços oferecidos ao público que prestigiou a feira de saúde.
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 99135-7396
secos.am@trf1.jus.br