O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, coordenador dos Juizados Especiais Federais na Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) e o prefeito de Humaitá-AM, José Cidinei Lobo do Nascimento, participaram na manhã desta quinta-feira, 02/05, da cerimônia de inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) no município.
A instalação do PID em Humaitá é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre a Justiça Federal do Amazonas e a Prefeitura do município. Os Pontos de Inclusão Digital são uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução nº 508/2023 e é parte de esforços realizados pelo TRF1 para ampliar o acesso à justiça e viabilizar os serviços de utilidade pública prestados ao cidadão. A implantação dos Pontos de Inclusão Digital representa um avanço para tornar os serviços judiciais mais acessíveis e resguardar os que não têm acesso às tecnologias.
“Essa instalação é uma grande conquista para o cidadão amazonense que está longe da sede da Justiça Federal do Amazonas.
"Com o PID o atendimento ao jurisdicionado local e das comunidades adjacentes será ampliado incluindo a realização de audiências e perícias médicas em processos", registrou o coordenador do JEF-AM.
A solenidade contou ainda com a presença do juiz federal Dimis da Costa Braga, da Seção Judiciária de Rondônia, que prestou apoio logístico para a inauguração, população humaitaense e autoridades locais.
Fábio Trescher
Seção de Comunicação Social