Estão abertas as inscrições para o III Processo Seletivo destinado ao Cadastro e Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal do Amazonas, no período de 27/05/2019 a 05/06/2019.
Em um cenário de desequilíbrio entre a demanda por decisões judiciais e a capacidade de proferi-las, a conciliação consiste em uma resposta eficaz de resolução de litígios, oportunizando o diálogo entre as partes com vistas à solução pacífica da questão posta em Juízo.
Para viabilizar a conciliação, é necessário que a Unidade responsável tenha conciliadores cadastrados, os quais deverão primeiro passar por uma formação que consiste em um módulo teórico de 40 (quarenta) horas-aula e um módulo prático com duração de 60 (sessenta) horas, ambos de caráter obrigatório. Após essa capacitação os candidatos aprovados receberão o certificado de Conciliador e deverão prestar serviço voluntário por, no mínimo, 16 (dezesseis) horas mensais, durante 01 (um) ano, no Centro Judiciário de Conciliação da Seccional do Amazonas.
Como pré-requisito, o candidato deve ter graduação em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo MEC ou estar cursando graduação em Direito, a partir do 7º período.
Etapas - Após a inscrição, uma entrevista com o candidato será realizada para verificar se há perfil compatível com a atividade conciliatória. A lista de classificados para participar da 1ª etapa do curso de capacitação (parte teórica) será divulgada por meio eletrônico e também afixada nos murais de informação da Seção Judiciária do Amazonas até o dia 11/06/2019.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio eletrônico mediante envio da ficha de inscrição ao e-mail selecaoconciliadores.am@trf1.jus.br. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no sítio www.jfam.jus.br (aba Institucional – Conciliação).
Informações adicionais podem ser obtidas junto ao Centro Judiciário de Conciliação -SJAM, pelos telefones (92) 3612-3389 e (92) 99374-0159 (WhatsApp).