Juízes federais da Seção Judiciária do Amazonas, magistrados trabalhistas e da Justiça Estadual, além de membros dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Ministério Público do Estado do Amazonas realizaram uma manifestação em defesa das prerrogativas da Magistratura e do Ministério Público na manhã desta sexta-feira, 18, na sede da Justiça Federal no Amazonas.
O ato foi organizado pela Associação do Juízes Federais (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) e a Associação dos Magistrados da Justiça do trabalho da 11ª Região (AMATRA XI).
Durante o protesto, que reuniu cerca de 40 pessoas, foram lidas mensagens em defesa ao trabalho independente do Poder Judiciário Federal e de apoio ao juiz federal Sérgio Moro.
"Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais e na atuação do Ministério Público por outros meios diferentes daqueles legalmente previstos. Rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a Membros do Poder Judiciário e do Ministério Público em todas as suas esferas", disse o juiz federal Emmanuel Mascena de Medeiros, delegado da Ajufe no Amazonas.
“A Ajufe tem organizado atos públicos por todo o país, para ressaltar as prerrogativas da magistratura, em especial a independência. Não vamos aceitar sofrer qualquer tipo de pressão, durante o curso das nossas atividades, de decisão e sentença. O ato não é político e a Justiça nunca está acovardada”, afirmou a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, titular da 1ª vara federal.
A manifestação contou com o apoio da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo que também esteve presente no ato e afirmou que a "Justiça é guardiã da democracia e deve ser respeitada".
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 99135-7396
secos.am@trf1.jus.br