A Justiça Federal no Amazonas, através do Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC/AM), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), realizou o 1º Mutirão Pré-Processual de Conciliação de 2016, de 28 de março a 1º de abril.
Durante o mutirão foram celebrados 281 acordos em reclamações referentes a crédito comercial de pessoas física e jurídica, decorrentes de contratos inadimplentes de cheque especial, cartões de crédito e empréstimos consignados no montante de R$ 4.836.233,27, correspondente a 57% de sucesso na auto-composição. Os acordos evitaram a entrada de novas ações judiciais no foro federal.
A diretora do CEJUC/AM, Gisely Santiago, explicou a importância da conciliação pré-processual e o papel do centro: “Na conciliação pré-processual a entidade reclamante registra sua demanda expondo o teor da reclamação, o Centro de Judiciário de Conciliação convida os interessados a participar de um audiência prévia, na qual se houver acordo firmado este será homologado pelo Juiz Coordenador do CEJUC, evitando-se assim a realização do processo formal. A promoção desta modalidade conciliatória incentiva o consenso entre as partes litigantes por meio da realização de acordo entre as partes, buscando gerar assim um abandono da animosidade e espírito contencioso tão presentes nos processos judiciais. Quando as partes optam pelo acordo não só o rito processual é simplificado como também se promove a realização de uma verdadeira pacificação social”.
Ainda segundo a diretora, a Caixa tem sido parceira da Justiça Federal do Amazonas em conciliações pré-processuais e judiciais, sendo que há perspectivas de novas parcerias com Conselhos Regionais e outros.
Para mais informações sobre conciliação na Justiça Federal no Amazonas, ligar para (92) 3612-3389 ou enviar e-mail para concilia.am@trf1.jus.br.
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 99135-7396
secos.am@trf1.jus.br