Dois meses depois da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), o novo sistema de gestão processual registrou a marca de mil processos protocolados em primeira e segunda instâncias. O número foi atingido no dia 2 de fevereiro, conforme divulgado pela Coordenadoria de Sistemas da Informação (Cosis/Secin) do Tribunal. Até a última segunda-feira, dia 9, foram autuados 1.343 processos no total, sendo 1.178 processos na SJDF (primeiro grau) e 165 no TRF1.
O PJe foi programado, inicialmente, para receber ações monitórias e mandados de segurança em matéria cível. Nesse primeiro momento, a Administração do Tribunal está focada no aperfeiçoamento da ferramenta eletrônica, antes de sua disponibilização às outras 13 seções judiciárias da 1ª Região e da abertura do sistema para novas classes de processos.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para substituir o uso de papel e unificar a gestão de processos no Judiciário brasileiro, o PJe passou por diversas adaptações, no ano passado, para se adequar às necessidades da Justiça Federal da 1ª Região. A implantação definitiva aconteceu no dia 1º de dezembro de 2014.
A íntegra da Portaria está disponível na “Biblioteca Digital”, em “Atos Administrativos/Boletim Eletrônico”, no Portal do Tribunal (www.trf1.jus.br).
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região