Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/03/2013 -

Pleno do STJ define os nomes da lista tríplice para vaga pertencente à Justiça Federal

Pleno do STJ define os nomes da lista tríplice para vaga pertencente à Justiça Federal

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, no dia 20, os três nomes oriundos de Tribunal Regional Federal (TRF) para compor a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga aberta com a ida do ministro Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os magistrados Néfi Cordeiro, do TRF da 4ª Região, Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª Região, e Regina Helena Costa, do TRF da 3ª Região, foram destacados para figurar na lista, que será encaminhada à presidenta da República, Dilma Rousseff, que indicará o nome de um deles para ocupar o cargo de ministro do STJ. O indicado terá de ser aprovado pelo Senado.

Ao todo, 15 desembargadores federais concorreram à vaga do ministro Teori Zavascki. Néfi Cordeiro foi escolhido em primeiro escrutínio, com 21 votos. Os magistrados Regina Helena Costa (14 votos), Luiz Alberto Gurgel de Faria (13 votos), Ítalo Fioravanti Sabo Mendes (12 votos) e Fábio Prieto de Souza (nove votos) passaram para a fase seguinte.

No segundo escrutínio, foi selecionado Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, com 20 votos. Os desembargadores federais Regina Helena Costa (14 votos) e Luiz Alberto Gurgel de Faria (13 votos) passaram para o terceiro escrutínio. O magistrado Fábio Prieto de Souza obteve oito votos e ficou fora.

Em terceiro escrutínio, foi destacada Regina Helena Costa, com 16 votos. Luiz Alberto Gurgel de Faria obteve 11 votos.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores provenientes dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Fonte: CJF


87 visualizações