Crédito da foto: ALEAM
O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, recebeu nessa segunda-feira, dia 4 de abril, a Medalha Ruy Araújo e o Título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A Medalha Ruy Araújo foi outorgada ao magistrado em razão da relevante contribuição dos serviços prestados ao estado do Amazonas, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando o desembargador federal expressou grande sensibilidade aos anseios do povo amazonense por meio de três decisões emitidas pela Corte Regional: a autorização de envio de doses de vacinas contra a Covid-19 ao interior; a suspensão da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas, visando resguardar a vida de candidatos e colaboradores da prova, e a decisão que permitiu que o Governo do Amazonas requisitasse leitos clínicos e unidades de terapia intensiva (UTIs) em hospitais privados da cidade de Manaus no período da segunda onda de disseminação da doença, em 2021.
Já o Título de Cidadão Amazonense foi indicado pelo comprometimento do magistrado com o povo do estado, pautando seu trabalho com ética e dedicação.
Na sua fala de agradecimento, o presidente I’talo Mendes destacou a importância que o estado do Amazonas tem para o Brasil e para o mundo. “Sinto-me extremamente honrado com essa dupla homenagem. O Amazonas e todos os estados fronteiriços do Brasil têm por papel primordial assegurar e manter a presença nacional aqui. Aqui começa o Brasil”, enfatizou o magistrado.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal homenageou, também, o povo amazonense: “Os meus respeitos ao Amazonas e ao seu povo. Sofri como poucos quando vi o sofrimento do povo amazonense durante a pandemia. Agora me regozijo vendo o Amazonas e o País se libertando dessa pandemia terrível e só posso desejar para o Amazonas e para seu povo, o qual agora me considero um amazonense de direito, que Deus o abençoe e abençoe todos nós nesta árdua tarefa de construir um mundo melhor”, ressaltou.
Compuseram, ainda, a mesa diretora na Aleam: o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade; o diretor da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM), juiz federal Ricardo Augusto Campolina de Sales; o procurador-geral do estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, representando o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; o diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, entre outras autoridades.
Secos e Ascom