Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/09/2013 -

Seção Judiciária do Amazonas completa 46 anos

Seção Judiciária do Amazonas completa 46 anos

19/09/13 10:53

SECOS-AM

Hoje, 19 de setembro, a Seção Judiciária do Amazonas comemora 46 anos de reinstalação no Estado.

Nesses 46 anos de árduo trabalho, a Justiça Federal cresceu, aperfeiçoou-se, experimentou considerável expansão de sua atuação e fez chegar o judiciário federal à população amazonense, do morador de Manaus ao ribeirinho dos mais longínquos rincões amazônicos.

Atualmente a Seção Judiciária conta com as Subseções Judiciárias de Tabatinga e de Tefé, respectivamente, com jurisdição nas mesorregiões do Sudoeste (abrangendo os municípios de Tabatinga, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins) e do Centro Amazonense (nos municípios de Tefé, Alvarães, Carauari, Coari, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, Tapauá, Uarini), com instalação e início de funcionamento em 2 de abril de 2004 e no dia 23 de abril de 2012.

Demandas judiciais dos 62 municípios do Amazonas são atendidas pelo corpo de 14 magistrados e 268 servidores que compõem os quadros da Seção Judiciária e das Subseções. Um elenco de apoio formado por prestadores de serviços, estagiários e voluntários ajudam a dar vazão às demandas surgidas nas varas federais e também nos setores administrativos.

Dados estatísticos divulgados no site da Seção Judiciária, no link transparência em números de agosto/2013, apontam o trâmite de 38.740 processos (tramitação ajustada). Ao longo dos anos o acervo de processos cresceu sobremaneira, o que impulsionou a reestruturação da Seção Judiciária, nos aspectos organizacionais e tecnológicos, e também a ampliação do efetivo de magistrados e servidores.

Atualmente oito varas na capital e duas no interior do Estado, além da Turma Recursal cuidam das demandas judiciais. Seis prédios compõem a infraestrutura física da Seção Judiciária do Amazonas: o Fórum Waldemar Pedrosa, os edifícios Rio Negro e Solimões, o arquivo e depósito judicial (Tocaia) e os dois prédios das Subseções Judiciárias.

Muita coisa mudou desde 1967, quando os juízes federais Ariosto de Rezende Rocha (falecido em 2007) e Àderson Pereira Dutra (falecido em 2010), primeiros magistrados da Seccional, participaram da instalação da Seção Judiciária num prédio alugado na Av. Epaminondas - Centro. Hoje, com as duas Subseções levando a prestação jurisdicional para a população das calhas do Alto e Médio Solimões, a Justiça Federal trabalha para atender de forma célere aos anseios da população, que, por vezes, vê no judiciário a única esperança de conseguir resolver litígios de seu interesse.

Pelo trabalho em prol da melhor prestação jurisdicional, nesta data especial, parabenizamos a todos que fazem da Justiça Federal no Amazonas uma referência positiva do Poder Judiciário.

Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 9135-7396
secos.am@trf1.jus.br


50 visualizações