Nos dias 13 e 14 de novembro, a Seção Judiciária do Amazonas sediou o “Ciclo de palestras: educação ambiental e sustentabilidade”, tendo como público-alvo magistrados, servidores e demais prestadores de serviços. A ação se deu no anfiteatro Cacique Ajuricaba e contou com nomes importantes em áreas envolvidas na preservação do meio ambiente.
O evento, que compõe o rol dos projetos estratégicos para 2018 e o rol de projetos de logística sustentável da seccional, teve como objetivo a integração e conscientização do público interno da Justiça Federal, destacando questões como coleta seletiva, educação ambiental, desperdício e métodos de articulação entre grupos de consumo e comunidades.
As palestras envolveram, por sua vez, o resgate da consciência ambiental, dicas e esclarecimentos sobre desperdício, como no caso da palestra de abertura da juíza federal Mara Elisa Andrade, titular da 7ª vara ambiental e agrária da SJAM, por exemplo, bem como na apresentação do Dr. Eisenhower Pereira Campos, subsecretário de Limpeza Pública, que incentivou um debate acerca da coleta seletiva e novas formas de lidar com resíduos sólidos.
A palestra “Horta Caseira: possibilidades e benefícios”, do Dr. João Bosco André Gordiano, por outro lado, contextualizou a situação do Amazonas com relação ao consumo de orgânicos e agrotóxicos.
Simultaneamente, uma campanha de conscientização ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAS) foi promovida na entrada da Seccional, onde servidores puderam se informar a respeito de arborização, queimadas, prevenção de pragas e plantio de mudas.
Ao mesmo tempo, um ponto de coleta marcou uma ação realizada pela SJAM, possibilitando o descarte correto de resíduos eletrônicos. Já no último dia, o público interno se surpreendeu com a apresentação do grupo “Garis da Alegria”, que de forma lúdica promoveu a divulgação das políticas de limpeza pública da SEMULSP.
Justiça Federal do Amazonas
Seção de Comunicação Social
E-mail: secos.am@trf1.jus.br
Fonte: 92 3612-3309/ 92 99135-7396