05/12/13 19:00
Mauro Puttini
Foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, o polo da Universidade Corporativa da Justiça Federal da 1.ª Região (Unicorp) na Seção Judiciária do Amazonas, com o evento “Conciliação como forma de celeridade na prestação jurisdicional”. Este é o 4.º polo descentralizado da Unicorp e será composto pelas seccionais do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima, unidades geográfica e culturalmente próximas.
A diretora da Secretaria de Recursos Humanos do TRF da 1.ª Região, Maria do Carmo Cezário Corrêa – representando o diretor-geral do Tribunal, Roberto Elias Cavalcante –, apresentou um rápido histórico da Unicorp, lembrando que a instituição foi criada em 2007 com o objetivo de incrementar a qualificação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores de toda a Justiça Federal da 1.ª Região por meio de um sistema de educação continuada. A diretora destacou que “nestes seis anos de existência, a Unicorp mostrou seus múltiplos benefícios ao desenvolver fortemente o entendimento de competências específicas do nosso trabalho, ao multiplicar a capacidade de aprender e compartilhar e ao aprofundar o desenvolvimento da cultura organizacional”.
Maria do Carmo afirmou, ainda, que o novo polo da Unicorp “trará inúmeros benefícios para 1.ª Região e, principalmente, para as seccionais do Norte, com melhor estruturação, aparelhamento e profissionalização da área de capacitação da Seccional do Amazonas, visto que incrementos materiais foram disponibilizados pelo Tribunal para a Seção Judiciária”.
A diretora da Seção Judiciária do Amazonas, juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, comemorou a instalação do polo em Manaus. “A data ficará marcada de forma definitiva no calendário de eventos da Seção Judiciária do Amazonas”, ressaltou a juíza federal. A magistrada lembrou que a prestação jurisdicional de qualidade, a qual torna a Justiça Federal um centro de excelência no cumprimento de sua missão, só pode ser alcançada a partir de um forte compromisso com o desenvolvimento profissional e a capacitação contínua de seus servidores, magistrados e colaboradores.
Jaiza Maria Fraxe firmou compromisso em desenvolver um trabalho correspondente à elevada missão a ela conferida e concluiu: “Queremos reiterar nossos agradecimentos à Presidência do TRF pela criação do polo da Unicorp na Seccional do Amazonas, ao tempo em que reafirmamos nosso compromisso no cumprimento da missão da Unicorp, que é oportunizar a todos os magistrados, servidores e colaboradores aprendizagem contínua e aperfeiçoamento de competências, fortalecendo cada vez mais o potencial corporativo da instituição”.
Estiveram presentes ao evento o vice-governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, o presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa; a procuradora-chefe do Ministério Público Federal no Amazonas, Tatiana Almeida de Andrade Dornelles; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do estado do Amazonas, Francisco das Chagas Santiago Cruz; o procurador-chefe da Procuradoria Federal no Amazonas, Joaldo Karolmening de Lima Cavalcanti; o procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional no Amazonas, Tibério Celso Gomes dos Santos, entre outras autoridades.
Assessoria de Comunicação - TRF1