A Seção Judiciária do Amazonas realizou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma vasta programação para conscientizar tanto o público interno quanto o público que transita diariamente pelas dependências da Justiça Federal.
Na ocasião, a seccional viabilizou a 1ª Feira de Produtos Orgânicos em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado (ADS). Pequenos produtores trouxeram hortaliças, castanhas, ovos caipiras, queijos artesanais e pães feitos a partir de fermentação natural. Segundo a servidora Graça Lopes a iniciativa foi muito feliz. "Sou consumidora de produtos orgânicos e procuro, na medida do possível, ter uma alimentação saudável. Seria interessante que essa feira acontecesse aqui ao menos uma vez por mês.", disse a servidora.
Paralelo à feira de orgânicos, no anfiteatro Cacique Ajuricaba, houve a exibição de cinco documentários voltados as questões ambientais: Verduras saudáveis; A história das coisas; Eu sou água: de onde vem a água?; Eu sou Amazônia; e De onde vem tanto lixo?
Ainda como parte da programação houve a distribuição de 100 mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas). Para o supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seamb), Manoel Bentes, "A distribuição de mudas já virou uma tradição e é muito bem recebida pelo público. A ideia de chamar a atenção para a importância do plantio e replantio de árvores faz com que as pessoas sintam a necessidade de colaborar com as questões ambientais. Além do mais, as plantas deixam os ambientes mais harmoniosos", disse.
E para chamar a atenção para a questão do descarte consciente, a organização do evento recolheu, durante toda a semana, lixo eletrônico, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. Todo o material recolhido será encaminhado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Recicla, associação que possui termo de compromisso firmado com a seccional para recolhimento e destinação adequada de materiais recicláveis.
A programação foi realizada pela Diretoria do Foro, 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária e Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seamb).
Justiça Federal do Amazonas
Seção de Comunicação Social
Fone: (92) 3612-3309/ (92) 99135-7396
E-mail: secos.am@trf1.jus.br