Como parte das ações de capacitação referentes à implantação do SEI-Sistema Eletrônico de Informações na Justiça Federal da Primeira Região aconteceram, hoje (30/09), na Seção Judiciária do Amazonas as Palestras Motivacionais sobre o sistema, ministradas pela diretora de Gestão do SEI/TRF da 4.ª Região, Célia Regina Bernardes Jardim e pela Coordenadora do Comitê Gestor Regional do SEI da Primeira Região, Solange de Souza.
Na abertura da programação, pela manhã, o diretor da Secad, Edson Souza, representando a Diretoria do Foro, falou sobre a importância e a praticidade do sistema, e deu as boas vindas às palestrantes e também aos demais componentes da equipe do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Vanessa Siqueira, Supervisora da DIREH, e Sidcley dos Reis, servidor da Seção Judiciária do Distrito Federal.
As palestras foram realizadas no Plenário Encontro das Águas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ocasiões nas quais as Dras. Célia Jardim e Solange de Souza mostraram as funcionalidades do SEI. Ao todo, cerca de 90 servidores participaram das palestras.
Na sequência da programação, acontece nos dias 1º e 2 de outubro o treinamento prático do SEI, que será realizado no laboratório de informática do Polo UniCorp Amazonas, com duas turmas por dia (nos turnos matutino e verpertino), com aproximadamente 21 participantes por turma. O treinamento será ministrado pelo servidor Sidcley dos Reis, e pelos multiplicadores da Seção Judiciária do Amazonas, Auxiliadora Maria Negreiros do Couto Alves e Renier Castro de Queiroz, que participaram do treinamento realizado em Brasília/DF.
Desde o dia 22 de setembro servidores das Seções Judiciárias e multiplicadores das Subseções Judiciárias estão recebendo treinamento na nova ferramenta virtual de gestão administrativa.
SEI - Concebido para proporcionar o processamento eletrônico da documentação administrativa e a gestão do conhecimento de toda a informação recebida ou gerada na instituição, o sistema é voltado para o usuário e permite organização dos fluxos de trabalho, que se tornará mais sistêmico, mais transparente e com busca rápida das informações necessárias para uma tomada de decisão ágil e coerente. A ferramenta já é utilizada por diversos órgãos públicos em todas as esferas da Administração Pública. Entre os fatores de sucesso que despertaram o interesse de diversas instituições, está a facilidade de uso da ferramenta, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da internet; a modernização e organização da gestão administrativa, evitando replicação de documentos e repetição de tarefas; a segurança das informações geradas no sistema por meio de classificação de sigilo; a possibilidade de programação eletrônica de prazos e auditoria administrativa; o acesso controlado a usuários externos; e a possibilidade de inserção de anexos em diversos formatos.