Numa iniciativa pioneira, vinte e nove servidores estão participando do curso gerencial "Compliance na Justiça Federal do Amazonas", que tem carga horária de 20h/aula e está sendo realizado de 13h às 17h, até amanhã (18/10), na sede da Seção Judiciária.
Conduzindo os módulos do curso está a Profa. Dra. Ângela Neves Bulbol de Lima, doutora em Ciência da Informação e Marketing pela Universidade Fernando Pessoa (Lisboa-Portugal), e Especialista em compliance pelo INSPER. O curso visa tornar conhecido o conceito de compliance e instrumentalizar o público da Justiça Federal do Amazonas para a cultura voltada a ações em conformidade com a norma.
Nos últimos anos, o compliance tem ganhado mais espaço em empresas e instituições públicas. Nesse cenário, o compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa/instituição estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. Essas práticas devem ser orientadas pelo código de conduta e pelas políticas da organização, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção. " No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da alta administração.", explicou a instrutora.
Encerrando os trabalhos da semana, acontece amanhã (18/10), a partir das 16h, a palestra "Compliance na Justiça Federal" com o Juiz Federal Titular da 4a Vara Federal de Niterói – Rio de Janeiro, Professor e Escritor William Douglas. A entrada é gratuita para participantes do curso, servidores e público externo, respeitada a capacidade de 100 lugares do Plenário Encontro das Águas.
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
E-mail: secos.am@trf1.jus.br
Telefones: 92 3612-3309 / 99135-7396