O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, está em Manaus para, juntamente com a diretora do foro da Seção Judiciária do Amazonas, juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, instalar a Turma Recursal (TR) Única dos Juizados Especiais Federais dos Estados do Amazonas e de Roraima, cuja solenidade será realizada logo mais, às 16 horas, na sede da Justiça Federal.
As Turmas Recursais foram criadas para processar e julgar os recursos contra decisões dos Juizados Especiais Federais. Existem mais de 10 mil processos físicos e virtuais tramitando na TR do Amazonas incluindo sobrestados, suspensos e arquivados provisoriamente. Em tramitação ajustada, ou seja, que estão com trâmite normal hoje são 3.806. Com a instalação da Turma Recursal Única do Amazonas e de Roraima, o colegiado receberá mais 2,5 mil processos que serão remanejados da extinta Turma Recursal de Roraima.
A Turma Recursal Única foi estruturada com a edição da Lei 12.665/2012, que dispõe sobre a criação de estrutura permanente para as Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais e cria os respectivos cargos de juízes federais. Com a nova estrutura, a Turma Recursal Única terá três juízes federais relatores próprios e, inicialmente, doze servidores distribuídos nos gabinetes das três relatorias e na secretaria. Atualmente, o juiz federal substituto Érico Rodrigo Freitas Pinheiro exerce a presidência da Turma Recursal, colegiado que possui um trabalho de gestão processual e cartorário reconhecido pela regularidade, conforme relatório apresentado pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região, por ocasião da Correição Geral Ordinária realizada em 2013.
Justiça Federal no Amazonas
Seção de Comunicação Social
92 3612-3309
92 9135-7396
secos.am@trf1.jus.br