O programa Justa Reciclagem incentiva a economia de recursos naturais e a reutilização de materiais visando à preservação do meio ambiente. Confira algumas ações a serem adotadas no dia-a-dia:
Gestão Sustentável da Energia
Incentiva o gerenciamento do uso da energia no Tribunal
Uso racional e combate ao desperdício são diretrizes básicas para o gerenciamento da energia.
A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) possui as seguintes orientações em relação ao consumo de energia:
• Adotar propostas que visem promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas edificações públicas;
• Fazer diagnóstico da situação das instalações elétricas e propor as alterações necessárias para redução do consumo;
• Propor implantação de sensores em banheiros; desligar luzes e monitores quando não estiverem sendo utilizados, entre outras ações.
Fonte:
Gestão Sustentável da Água
Incentiva o uso racional da água e combate seu desperdício
Trata-se do uso racional dos recursos hídricos e do combate ao desperdício de água. Em 1999, uma iniciativa proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).
Esse programa é uma ação voluntária, projetado a partir da ideia de que o governo federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental.
Gestão Sustentável do Papel
Incentiva o uso racional de papéis, pela impressão de frente e verso nos documentos, sempre que possível, além da redestinação do verso como borrão.
A Comissão orienta que cada unidade da JF/PI eleja um ou mais recipientes para resíduos orgânicos a fim de que os cestos localizados sob as mesas sejam destinados apenas para papéis.