A campanha Novembro Azul é fundamental para conscientização e prevenção do câncer de próstata. O diagnóstico precoce pode salvar vidas e, consequentemente, garantir o bem-estar de milhares de homens.
No Brasil, a Lei n°10.289 oficializou o Programa Nacional de Controle de Câncer de Próstata, em setembro de 2001, instituindo a obrigatoriedade da realização de exames para detectar a doença.
Ao decorrer do mês, são feitas discussões de especialistas sobre a doença, distribuição de material informativo sobre prevenção, tratamento precoce e campanhas de vacinação.
O câncer de próstata afeta a glândula localizada abaixo da bexiga que envolve a uretra. Na maioria dos casos, o tumor cresce de forma lenta e silenciosa, sem ameaçar a saúde do homem. Em outros, pode crescer rapidamente e espalhar para outros órgãos.
Os sinais e sintomas mais comuns na fase inicial são: dificuldade para urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição de jato da urina; necessidade de urinar mais vezes ao dia.
Conforme o Ministério da Saúde, apesar de ser uma doença comum, por medo ou falta de informação, muitos homens escolhem não conversar sobre o tema. Realizar exames de rotina pode ajudar a identificar o câncer de próstata no início da doença, aumentando a chance de sucesso no tratamento.
No país, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos, os riscos aumentam ao decorrer da idade. O histórico de câncer na família pode contribuir para o grupo de risco.
A prevenção é manter hábitos saudáveis, como dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Também é recomendado fazer atividade física, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir consumo de álcool.
Em outubro de 2023, a Lei n°14.694 instituiu a campanha Novembrinho Azul, que deve ser realizada todos os anos no mês de novembro. Promovendo campanhas direcionadas à saúde de meninos de até 15 anos, visando aumentar a discussão sobre o tema com informações entre os homens.