Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/10/2024 -

Outubro Rosa

Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela cor rosa sobre o câncer de mama e a importância da detecção precoce. No Brasil, essa campanha é oficializada pela Lei n.º 13.733, de 16 de novembro de 2018, que institui o mês de outubro como o período de conscientização sobre o câncer de mama. 

 Durante este mês, são realizadas diversas atividades, como a iluminação de prédios públicos com luzes rosas, palestras, eventos educativos e campanhas de mídia. 

Câncer de mama 

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa doença.  

A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença.

 A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. Amamentar também é considerado um fator protetor. 

Segundo informações do portal do Ministério da Saúde, além de estar atenta ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos, de risco padrão, façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

  A mamografia nessa faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo. Para mulheres com risco elevado de câncer de mama, recomenda-se que tenham acompanhamento médico individualizado, pois não há ainda uma recomendação específica para esse grupo. 

É importante que as mulheres estejam sempre alertas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 A Lei n.º 11.664, de 29 de abril de 2008, garante a realização de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. Além disso, pacientes diagnosticadas com câncer de mama têm direitos específicos garantidos por lei. Por exemplo, a Lei n.º 12.732, de 22 de novembro de 2012, assegura que o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser iniciado em até 60 dias após o diagnóstico.


134 visualizações