Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/08/2024 - INSTITUCIONAL

Encontro de diretores promove troca de experiências e apresenta inovações estratégicas

Encontro de diretores promove troca de experiências e apresenta inovações estratégicas

Dezessete diretores participaram dos três dias de encontro. Foto: Crédito Secos-AM

A Seção Judiciária do Amazonas realizou nos dias 22, 23 e 26 de agosto a sétima edição do Encontro de Diretores que reuniu dezessete diretores das áreas administrativas e judiciais.

Após a abertura oficial conduzida pelo diretor do Foro, Juiz Federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, os gestores das áreas administrativas permaneceram no Anfiteatro Cacique Ajuricaba, onde participaram da palestra "Gestão de Conflitos e Negociação", ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Gomes Souza, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e os diretores da área judiciária se dirigiram ao Plenário Encontro das Águas, localizado no edifício Rio Solimões, onde participaram da palestra "Gestão de Processos e Automação de Atividades no PJ-e" que foi ministrada por Jeiel Vaz Macedo, Técnico Judiciário da Subseção Judiciária de Itabuna/BA.

O foco da palestra ministrada para os diretores da área fim foi a modernização e otimização dos procedimentos judiciais por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), com ênfase na automação de atividades para agilizar tarefas repetitivas, melhorar a eficiência e garantir maior celeridade na tramitação dos processos.   

Na sexta-feira, 23 de agosto, segundo dia do evento, aconteceu a palestra "Comunicação Não-Violenta (CNV)", que foi ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Souza no anfiteatro Cacique Ajuricaba, das 9h às 12h, para todos os diretores. Na ocasião, Dr. Ronaldo enfatizou a importância da comunicação não-violenta no local de trabalho e na vida pessoal, destacando como essa abordagem impacta diretamente as relações interpessoais. Durante a palestra, os participantes foram envolvidos em atividades práticas para aplicar a CNV no cotidiano com o objetivo de aprender a lidar com sentimentos e atitudes de maneira mais construtiva.  

Para Aldecinora Siqueira da Silva, diretora do Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP), o encontro de diretores proporcionou uma rica troca de conhecimentos e práticas entre os gestores. “Com palestras que abordaram desde a gestão de conflitos até o uso ético da Inteligência Artificial, o evento destacou a importância de estratégias inovadoras e eficazes para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho e melhorar a eficiência dos serviços prestados”, disse. 

No último dia do evento, dia 26, o Juiz Federal Dr. Márcio André Lopes Cavalcante, Titular da 2ª Relatoria da Turma Recursal, ministrou a palestra "A Inteligência Artificial como Ferramenta para os Servidores da Justiça Federal". Ele demonstrou como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada valiosa no auxílio das tarefas diárias da justiça, aumentando a produtividade e, consequentemente, contribuindo com prestação jurisdicional mais célere. Dr. Márcio também destacou a importância do uso ético e responsável dessa tecnologia, ressaltando que, apesar de sua utilidade, a IA ainda possui limitações. 

Seção de Comunicação Social


151 visualizações

Veja também