Com o objetivo de difundir conhecimento sobre a equidade de gênero e o combate à violência contra as mulheres e de acompanhar as atividades dos tribunais a respeito do tema, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou o Painel Banco de Sentenças e Decisões com aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.
O Painel funciona como um repositório de sentenças e decisões (com filtros e pesquisa por palavra) e materiais relevantes. Acesse o Painel neste link.
Importância de manter atualizado
Segundo o secretário de apoio à gestão judiciária, Carlos Frederico Maia Bezerra, “a alimentação do referido painel é de suma importância para o cumprimento da Resolução CNJ 492/2023”. Além disso, “o repositório permanecerá acessível para fins acadêmicos e, consequentemente, pesquisadoras e pesquisadores poderão avaliar a eficácia do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no Poder Judiciário brasileiro, comparar as decisões com as de outros países e propor melhorias”, pontua Carlos Frederico.
A alimentação do painel é realizada por tribunal ou conselho por meio de um formulário eletrônico. Confira abaixo o passo a passo de como alimentar o Painel.
Como cadastrar um processo no banco de sentenças no TRF1
No TRF1, esse cadastro é feito pela Secretaria de Apoio à Gestão Judiciária (SecGJ) e, para isso, os gabinetes dos desembargadores federais devem enviar à Secretaria, por meio do processo SEI 0001815-83.2024.4.01.8000, os seguintes dados:
Passo a passo para o preenchimento do formulário nas Seções Judiciárias
No 1º grau de jurisdição da 1ª Região, o cadastro é realizado pelo setor designado de cada Seção Judiciária, com a mesma chave de acesso do TRF1 e pelo mesmo link, ambos disponibilizados no SEI 0001104-78.2024.4.01.8000. Confira o passo a passo:
1. Após entrar no link do formulário, insira a chave de acesso;
- Acesse o formulário neste link
2. Forneça as informações relevantes do processo como:
- Ramo de Justiça;
- Número Único do processo;
- Classe do processo, conforme as Tabelas Processuais Unificadas;
- Assunto principal do processo, conforme as Tabelas Processuais Unificadas;
- Descrição ou ementa da decisão; e
- Nível de acesso do processo (público ou sigiloso).
3. Forneça dados para a identificação do(a) correspondente;
- OBS.: Os dados cadastrais da pessoa que alimenta o banco de sentenças e decisões ficarão reservados apenas para eventual consulta, em caso de necessidade, pelo CNJ.
4. Aperte em enviar e pronto!
- OBS.: As sentenças e decisões cadastradas pelos órgãos serão automaticamente publicadas (em alguns minutos) no Banco de Sentenças e Decisões com aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, sem revisão pelo CNJ.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região