O Juizado Especial Federal Itinerante da Seção Judiciária do Amazonas está promovendo uma ação de justiça no município de Barcelos-AM, com atividades que se estenderão até o dia 20 de agosto. Esta iniciativa visa a instrução e julgamento de processos que surgiram da fase de atermação realizada em maio deste ano.
Desde o início das atividades dessa fase no dia 13 de agosto, a equipe do JEF itinerante já realizou audiências para cerca de 350 processos. Inicialmente, o cronograma previa a análise de 274 processos. No entanto, devido à alta demanda e à necessidade de atender à população que não conseguiu ser atendida durante a primeira etapa em maio, a coordenação decidiu reabrir a fase de atermação. Até a manhã desta segunda-feira, foram iniciados mais de 90 novos processos. Durante o fim de semana, a equipe trabalhou para maximizar o número de atendimentos.
A equipe do JEF itinerante é composta por um juiz federal, uma juíza federal, oito servidores da Seção Judiciária do Amazonas, dois procuradores federais, um servidor do INSS, quatro defensores públicos federais (remotamente), um médico e dois intérpretes indígenas.
Este esforço conjunto é possível graças ao suporte da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef - TRF1), Conselho da Justiça Federal (CJF), Procuradoria Federal, INSS, Força Aérea Brasileira e Defensoria Pública da União (DPU).
Ainda de acordo com a coordenação, a expectativa é que a iniciativa traga uma significativa melhoria na resolução das demandas e na satisfação dos cidadãos da região, garantindo que todos tenham acesso a seus direitos e ao sistema judicial.
Com informações de Barcelos-AM.
Seção de Comunicação Social