Saúde mental, emocional e autorresponsabilidade por uma vida mais leve e saudável foram os assuntos abordados na palestra realizada em comemoração ao Dia do Servidor na Seção Judiciária da Bahia. Com o tema “Quando a emoção cala, o corpo fala – assumindo a responsabilidade por uma vida mais saudável”, o evento promovido pela DIREF, SECAD, NucGP e NUBES foi um sucesso e aconteceu ontem, 27/10, via aplicativo Microsoft Teams.
Com expressiva participação de servidores/as, bem como de magistrados/as, o evento contou com a presença do juiz federal diretor do Foro, Durval Carneiro Neto, que fez a abertura do esperado encontro, agradecendo a servidora palestrante por compartilhar os seus conhecimentos com outros colegas e parabenizando os Núcleos envolvidos no evento.
“A gente está fazendo o possível, com todas as dificuldades que temos, para proporcionar mais qualidade de vida aos servidores através de atividades como essas, esse é um dos pilares dessa gestão”, afirmou o juiz federal diretor do Foro da SJBA, Durval Carneiro Neto.
Estiveram presentes também os diretores do NucGP e do NUBES, Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes e Luiz Quaresma de Mello Neto, que destacaram o êxito da realização desse importante evento “do servidor, feito por um servidor”.
A palestra foi ministrada por Márcia Nilo do Vale Miguel, servidora da Justiça Federal da Bahia lotada na 23ª Vara Federal dos Juizados Especiais Federais (JEFs), que possui formação nas áreas de Terapia Transpessoal Holística; Tarô Terapêutico; Reiki; Florais de Saint Germain; Barras de Acess; Sagrado Feminino e Círculo de Mulheres e Constelação Familiar e Sistêmica.
Márcia Nilo agradeceu o convite e as palavras do diretor do Foro e declarou sua imensa felicidade em poder compartir com os colegas esse outro lado de sua vida, ainda mais nesse mês tão especial, dedicado ao servidor público e ao Outubro Rosa.
“Estou muito feliz em compartilhar conhecimento e em mostrar meu outro lado para os meus colegas. No mês do Outubro Rosa, eu escolhi trabalhar com o público feminino. Quando a gente fala em saúde mental a proposta é trazer algo simples, mas transformador”, declarou a palestrante e servidora da 23ª Vara da SJBA, Márcia Nilo do Vale Miguel.
Em sua explanação, de uma forma leve, foram trazidas algumas reflexões sobre as realidades emocionais e formas de aprender a lidar com essas emoções, levando em consideração as mudanças externas, como alimentação, atividade física, relações interpessoais, redes sociais, entre outras e as mudanças internas, sendo elas, propósito de vida, emoções, espiritualidade, atitudes, com as quais a busca pelo equilíbrio e pela autorresponsabilidade se materializam em saúde, nas suas mais diversas formas.
A palestrante convidada destacou ainda que por não sermos educados desde a infância a observarmos as emoções e a conseguirmos entendê-las, na busca pelo caminho em direção ao bem-estar e à realização pessoal, durante o percurso de vida, é importante recalcular a rota com exercícios de aceitação/perdão, leveza/paz de espírito, expressão de amor/serviço e gratidão.
No final da apresentação, o juiz federal diretor do Foro Durval Carneiro Neto, agradeceu a presença de todos e expressou sua satisfação com a palestra realizada, destacando a importância dessa abordagem e sugerindo a continuação com outros temas.
“Eu gostei muito, especialmente do ponto em que fala do recalcular a rota, acredito que todos nós fomos tocados de uma maneira bem pessoal com a palestra. Agradeço, mais uma vez, por compartilhar o seu conhecimento conosco”, concluiu Dr. Durval Carneiro Neto.
Na oportunidade, houve troca de experiências entre os participantes e muitas manifestações positivas e de parabenizações foram enviadas, via chat, especialmente com agradecimentos à servidora Márcia Nilo pela excelente exposição.