Portaria 004, de 10/02/2012 - suspende a portaria 003, de 06/02/2012
FOTO DA NOVA SEDE
VISTA DA PONTE JUAZEIRO-PETROLINA
SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO
HISTÓRICO
Conta-se que, em determinado ponto da margem direita do rio São Francisco, existia uma árvore frondosa e de muita sombra – um pé de juá. Os boiadeiros a transformaram em ponto de descanso, chamando o lugar de Passagem do Juazeiro. Aí se cruzavam os acessos fluvial e terrestre, caminho natural dos bandeirantes, servindo de ligação entre Sul, Nordeste e Norte do país.
O bandeirante Belchior Dias Moreira desde 1596 já percorria essa região, todavia, apenas em 1706, com a chegada da Missão São Franciscana para catequizar os índios, foi construído um convento e uma capela com uma imagem da Virgem, que, de acordo com a lenda local, teria sido encontrada por um índio em uma gruta.
Juazeiro, então, foi elevada a categoria de Vila e posteriormente comarca, tornando-se cidade em 15 de julho de 1878 pela Lei nº. 1.814.
MAPA DA REGIÃO COM OS MUNICÍPIOS LIMÍTROFES
INSTALAÇÃO
A Solenidade de instalação realizou-se no dia 1º de dezembro, às 16h, na Sede da Justiça Federal, Rua Dom Pedro I, s/n, Bairro João XXIII, Juazeiro – BA, com a presença do Desembargador Federal ALOÍSIO PALMEIRA LIMA, Presidente do E. TRF da 1ª Região, da Juíza Federal Diretora do Foro, DR.ª MÔNICA NEVES AGUIAR DA SILVA e do Juiz Federal Coordenador da Subseção, DR. DIMIS DA COSTA BRAGA, além do Prefeito do Município de Juazeiro e de outras autoridades locais, Estaduais e Federais.
O Juiz Federal Dimis da Costa Braga, após breve histórico sobre o surgimento e crescimento da cidade, concluiu assim seu discurso na inauguração: “Em meu nome, pois, agradeço ao Sr. Presidente e à Sra. Diretora do Foro pela confiança depositada em minha pessoa e nesta valorosa equipe que hoje inicia suas atividades nesta Subseção, que não medirá esforços, estejam certos, para fazer valer a Lei, o Direito e, acima de tudo, a Justiça, como solenemente profetizou o poeta amazonense Thiago de Mello, no Estatuto do Homem: Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo”.
De acordo com o Provimento COGER nº. 19, de 15 de agosto de 2005, os processos da competência da Vara Federal de Juazeiro que, antes de sua inauguração, encontravam-se em trâmite nas Varas Federais em Salvador, passaram a ser redistribuídos a partir do dia 1º de dezembro de 2005.
PORTARIA/PRESI N. 600- 618 DE 14.11.2005.
Define data para inauguração da Subseção Judiciária de Juazeiro/BA e suspende os prazos processuais e o expediente externo da Subseção.
Informações sobre os limites territoriais da Subseção Judiciária de Juazeiro:
Área: 58.750 km2 (9 municípios).
População aproximada: 440.000 habitantes.
TELEFONE:
(74) 3611-7970
(74) 3613-7402
Localização
Av. Comissão do vale, s/n, Piranga, Juazeiro - BA (Antiga Travessa da Codevasf) CEP: 48900-056