No mês dedicado à valorização da mulher, a Justiça Federal de Mato Grosso (JFMT) promoveu ações significativas visando o bem-estar e a saúde mental de suas servidoras e colaboradoras. Entre as iniciativas, destacaram-se uma palestra sobre “Exercícios Físicos e a Síndrome de Burnout”, o Círculo Restaurativo, proposta acolhedora oferecida pelo Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC-MT) e um lanche oferecido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário-MT (SINDIJUFE-MT).
A palestra online foi conduzida pela fisioterapeuta Edna Nunes Marques, que durante aproximadamente 1h30, abordou a conexão entre a prática regular de exercícios físicos e a prevenção da Síndrome de Burnout, uma condição de exaustão profunda associada ao excesso de trabalho e responsabilidades. Edna destacou a importância dos hormônios liberados durante a atividade física, que ajudam no equilíbrio orgânico, reduzindo a necessidade de medicações para controlar o estresse e a ansiedade.
O Círculo Restaurativo, por sua vez, proporcionou um espaço de escuta e partilha, enfatizando a dignidade, o senso de pertencimento e a valorização da identidade feminina. Essa atividade foi liderada por Cidirlene Alexandra Cunha, Assistente Social do Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR), e contou com a participação ativa das mulheres da Seção Judiciária de MT, promovendo um momento de conexão entre as participantes.
O Diretor do Foro e juiz federal, Ciro José de Andrade Arapiraca, expressou sua gratidão e respeito a todas as mulheres da JFMT, destacando a importância do reconhecimento contínuo do trabalho e da dedicação feminina dentro do órgão. Em sua mensagem, o juiz federal ressaltou: “A todas as mulheres da Justiça Federal de Mato Grosso, meu mais sincero reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. Que vocês continuem inspirando não apenas hoje, mas todos os dias do ano”.
Ao final das comemorações o SINDIJUFE ofereceu um delicioso lanche para todos os magistrados, servidores, colaboradores da Seção Judiciária.
Essas iniciativas da Justiça Federal de Mato Grosso durante o mês da mulher refletem o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, além de evidenciar o reconhecimento da importância da saúde mental e física para o pleno exercício profissional e pessoal de suas servidoras e colaboradoras.
SETCOM-MT